Panorama
 
 
 

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DISCUTE NOVO FORMATO DE GESTÃO AMBIENTAL EM MINAS

Panorama Ambiental
Minas Gerais(MG) – Brasil
Fevereiro de 2011

Ter, 22 de Fevereiro de 2011 15:38
O secretário de Estado de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves, tem cumprido uma agenda intensa de reuniões para apresentar as mudanças que estão em curso no Sistema Estadual de Meio Ambiente de Recursos Hídricos (Sisema). Nesta segunda (21/02), participou de encontros com funcionários do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e representantes do movimento ambientalista de Minas Gerais.

Nos encontros, Magalhães vem detalhando o novo formato da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) após a criação da Subsecretaria de Controle e Fiscalização Integrada. O setor reúne todos os aspectos da fiscalização em Minas que antes era executada por diretorias específicas inseridas na estrutura da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), do IEF e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). A estrutura da Semad é completada pelas subsecretarias de Gestão e Regularização Ambiental e a de Inovação e Logística.

Outro aspecto abordado é o da proposta de criação do novo órgão que reunirá Feam, IEF e Igam. Magalhães observa que todos os servidores podem e devem participar das mudanças e que o projeto será enviado em breve à Assembléia Legislativa. “É importante observar que a Lei que está em discussão no momento e ainda será regulamentada por um Decreto, que será mais uma etapa na qual os servidores serão ouvidos e participarão efetivamente”, destaca.

Equipes

Adriano Magalhães vem esclarecendo nas reuniões que a definição das equipes do Sisema, assim como aconteceu na Semad, terá como critérios principais a competência técnica e a origem no próprio Sisema. “O quadro de funcionários é composto por pessoas qualificadas e experientes e nada mais natural que utilizar essa equipe em todo o seu potencial”, afirma. “Vamos trabalhar o desenvolvimento de competências, para que possamos ter uma equipe ainda mais profissional e comprometida com os projetos e metas do trabalho”, completa.

Com a conclusão da reorganização na estrutura administrativa da Secretária, Magalhães explica que o Sisema iniciará uma etapa bastante auspiciosa do seu trabalho de busca pelo desenvolvimento sustentável. “Vamos trabalhar com intensidade para que o desenvolvimento seja realizado em harmonia com a proteção à natureza e com justiça social, fomentando uma economia verde”, destaca.

Ambientalistas

Nesta segunda (21/02), Adriano Magalhães reuniu-se com os conselheiros da organização não governamental Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda). O encontro teve a participação de cerca de 30 pessoas e foi realizado na sede associação e, além dos conselheiros, teve a participação de representantes de outras ONGs e do setor produtivo.

A superintendente executiva da Amda, Maria Dalce Ricas, observa que a apresentação do secretário foi muito apreciada e elogiada pelas instituições presentes. “Ele demonstrou conhecimento da área ambiental e segurança nas dezenas de respostas às questões que foram colocadas”, afirma. “Acho até que ele surpreendeu muita gente que não esperava essa postura, pelo fato do Adriano ser engenheiro e ter atuado em instituições ligadas à área econômica do governo”, completa.

Para o representante da Faria Braga Advogados, Cleimis de Faria, o encontro foi excepcional e muito produtivo. “O organograma atual da Semad e a proposta de formato do novo Instituto atendem às exigências da sociedade”, afirma. Para ele, também serão bem vindas melhorias no processo de licenciamento ambiental, bem como do processo de decisão.

Regionais

Adriano Magalhães iniciou, em Diamantina, na última quinta (17/02), uma série de visitas de trabalho às unidades regionais do Sisema para discutir o cronograma de trabalho para o início da gestão e, também, para apresentar aos funcionários a proposta de mudança. Em sua primeira visita à cidade como secretário de meio ambiente, Adriano presidiu a 50ª reunião da Unidade Regional Colegiada Jequitinhonha do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e de uma reunião com os funcionários do Regional Alto Jequitinhonha do IEF.

Na reunião, cerca de 30 funcionários de todo o Regional apresentaram as atividades que são desenvolvidas pelo IEF na região. O gerente do Núcleo do IEF em Itamarandiba destacou o trabalho de combate ao transporte e comércio de carvão ilegal na região. “Precisamos redobrar os esforços no combate ao desmatamento não só da região e este é um momento muito favorável”, destacou.

Já o gerente do Parque Estadual do Rio Preto, Antônio Augusto Tonhão de Almeida, destacou aspectos do cotidiano da gestão de uma unidade de conservação. Ele destacou o trabalho de prevenção aos incêndios florestais desenvolvido com a população do entorno das unidades de conservação e a preocupação com um possível início antecipado do período de seca. “Nos últimos anos, o número de incêndios foi pequeno o que, somado ao longo período de forte calor que temos vivido, pode ser um problema”, afirmou.

Para a analista ambiental do IEF, Cecília Fernandes Vilhena, o encontro foi ideal para conhecer e discutir as propostas para o Sisema. “É perceptível que o secretário está muito aberto e sensível aos problemas que enfrentamos nas unidades de conservação e na busca de soluções”, afirma. O supervisor regional do IEF, Sílvio Henrique da Cruz Vilhena, destacou a clareza com que o secretário explicou as propostas.“A equipe ficou muito mais tranqüila com as palavras do secretário”, afirmou.
Fonte: Ascom/ Sisema

+ Mais

Minas e Alemanha discutem proposta de parceria

Qui, 17 de Fevereiro de 2011 15:25
Em reunião realizada na Cidade Administrativa, a delegação do Ministério da Economia do estado de Baden-Wurttemberg, chefiada pelo ministro da economia daquele estado, Richard Drautz, foram discutidas com o secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Augusto Lio Horta, e com o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, e diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas, José Cláudio Junqueira, possibilidades de acordo entre os dois estados.

A principal proposta foi uma visita técnica de representantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) ao estado alemão para conhecimento dos projetos realizados na área de bioenergia. Também foi discutida proposta de parceria na área de florestas plantadas (produção de eucalipto) e cooperação técnica para realização de mestrado profissional em áreas ligadas ao desenvolvimento econômico e sustentável.

“As economias de Minas Gerais e Baden-Wurttemberg possuem vários pontos em comum. Vejo que os dois estados são parceiros naturais”, afirmou o Richard Drautz. De acordo com membro do Conselho da Federação das Indústrias de Baden-Wurttemberg, Wolfgang Wolf, os dois estados também podem cooperar na área da produção mais limpa. “Procuramos orientar as indústrias a promover a melhoria dos seus processos, e dessa forma estimular o uso mais eficientes dos recursos energéticos, água e insumos”, disse.

Segundo o José Claudio Junqueira, o estado já tem como ação prioritária o fomento à adoção de padrões de produção mais limpos para as atividades econômicas. No entanto, qualquer parceria nesta área é ação importante para incorporação de novas tecnologias, em especial as de baixo impacto ambiental, à economia mineira.

Na reunião, o secretário-adjunto fez um resumo das principais ações executadas na gestão ambiental do estado. Augusto Lio Horta destacou os investimentos realizados na despoluição do Rio das Velhas, que em quatro anos de execução melhorou sensivelmente a qualidade das águas do principal rio da região central de Minas, principalmente por meio do tratamento de esgoto doméstico, aumentando o percentual de tratamento de 1,99% em 1999 para 84% no fim de 2010.

“Vejo os resultados obtidos na gestão ambiental de Minas Gerais e dou os parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido”, pontuou o ministro Drautz. “Trabalhamos para garantir a qualidade ambiental com o envolvimento de todos os setores da sociedade. As parcerias com outros estados e países são fundamentais para a melhoria do processo de gestão”, finalizou Augusto Lio Horta.
Fonte: Ascom/ Sisema

+ Mais

Publicação reúne resultados de pesquisas em Unidades de Conservação

Ter, 15 de Fevereiro de 2011 09:59
Em 2010, o boletim MG Biota divulgou 20 artigos científicos de estudiosos que desenvolveram pesquisas nas Unidades de Conservação (UCs) mineiras. A publicação é feita pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), com periodicidade bimensal e é distribuída gratuitamente em Minas Gerais e outros estados.

O instituto publica o boletim MG Biota a fim de divulgar os resultados das pesquisas feitas nas áreas protegidas de Minas Gerais. De acordo com a analista ambiental do IEF, Maria Margaret de Moura Caldeira, assim que concluem seus estudos, os autores fazem um artigo técnico resumindo as informações apuradas. “O resultado final dessas pesquisas é submetido à análise para publicação no boletim”, afirma.

Desde 2008, 140 autores de 25 instituições de ensino publicaram seus artigos no MG Biota. Os temas tratados são variados como anfíbios, vegetação, sociologia, botânica, polinização, plantas medicinais, espécies ameaçadas, entre outros. “O boletim é muito importante para a divulgação da biota mineira entre os cientistas e, principalmente, para o público leigo”, destaca a analista ambiental do IEF, Valéria Mussi Dias.

O IEF já publicou 16 boletins MG Biota desde a sua criação. Com tiragem de 5 mil exemplares, o boletim técnico científico é distribuído a entidades cadastradas. Atualmente o público alvo são prefeituras, organizações não-governamentais, bibliotecas, museus, instituições de ensino, entre outros. Além de Minas, vários outros estados recebem o material. São eles: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe, Rondônia, Roraima e Rio Grande do Sul.

As edições já publicadas do boletim podem ser acessados no site do IEF no menu “Biodiversidade”.
Fonte: Ascom / Sisema


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.