Panorama
 
 
 

GRUPO INTERSECRETARIAL DISCUTE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Março de 2011

22/03/2011 - Os secretários estaduais do Meio Ambiente, Bruno Covas, do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido e da Energia, José Aníbal, se reuniram com técnicos das respectivas pastas e também representantes do secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, para discutir as possíveis soluções para a destinação dos resíduos sólidos das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista. O presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, Otávio Okano, também estava presente na reunião realizada nesta terça-feira, 22.03.

Os técnicos das quatro secretarias analisaram uma série de estudos e leis, entre eles as políticas estadual e nacional de resíduos sólidos, e identificaram os principais desafios na gestão do lixo dos 67 municípios que compõem as três regiões metropolitanas. “Vamos levar ao governador as melhores opções para a destinação dos resíduos sólidos”, afirmou Bruno Covas.

Uma das conclusões do grupo é que as instalações de tratamento e destinação de lixo na Baixada Santista e na Grande São Paulo estão em vias de saturação. No estado de São Paulo são produzidas 49.353 toneladas de lixo por dia. Outro ponto levantado pelos técnicos, e que merece especial atenção do poder público, é a forte demanda para destinação de resíduos da construção civil, principalmente no litoral.

O secretário Bruno ressaltou que é essencial levantar os custos necessários para implantação e operação de cada proposta a ser apresentada. Os técnicos das quatro secretarias se comprometeram a detalhar as alternativas e apresentá-las para debate na Comissão Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos, que é composta por representantes de outras secretarias estaduais, como a da Saúde. Com as contribuições da Comissão Estadual, o grupo intersecretarial se reunirá novamente com os técnicos na segunda quinzena de abril para avançar nas discussões sobre o tema.
Texto: Valéria Duarte

+ Mais

Escolhido o nome do bebê girafa

16/03/2011 - Hoje, 16 de março, aniversário de 53 anos do Zoológico de São Paulo, foi também o dia da revelação do nome escolhido pelo público para a mais nova girafinha do Parque. O bebê, nascido em 04 de fevereiro, recebeu o nome de JAMAL, que significa “elegante” num dialeto africano.

Em duas semanas de concurso, foram apurados mais de 155.000 votos, entre aqueles recebidos por meio do nosso site e da urna instalada no Parque. Jamal ficou com 47.003 votos, seguido pela segunda opção, Melman com 31.344.

Após a revelação, que ocorreu durante a programação de aniversário da Fundação, houve também o sorteio de um prêmio surpresa, para quem depositou seu voto na urna e escolheu a opção vencedora. Mônica da Silva Fernandes Brouwpr foi a sortuda e ganhou uma girafa de pelúcia e um kit do Zoo, além de colaborar para nomear o filhote.
Texto: Zoológico de São Paulo


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.