Panorama
 
 
 

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES APRESENTA RESULTADOS

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Março de 2011

28/03/2011 - Após pouco mais de cinco anos o Projeto de Recuperação de Matas Ciliares (PRMC) chegou ao fim com uma novidade pouco comum: a avaliação. Diferentemente de um programa, que tem a idéia de ser permanente, todo projeto exitoso deve ter começo, meio e fim. Não quer dizer, porém, que a Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) não vai atuar mais na recuperação das matas ciliares paulistas, mas que agora se inicia uma nova etapa de trabalho, com o Programa de Remanescentes Florestais (PRF), instituído pela Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC).

A avaliação foi apresentada hoje, 28.03, na sede da SMA, durante o seminário “Encerramento do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares: Lições Aprendidas e Sustentabilidade das Ações”. O término do projeto e o início do programa deixam evidente a importância de cada um. O PRMC foi fundamental do ponto de vista de se conhecer, na prática, as técnicas viáveis de recuperação de áreas ciliares, bem como as estratégias de comunicação e educação ambiental desenvolvidas junto aos atores envolvidos no projeto. Somente com a execução do PRMC é que foi possível planejar e estruturar o Programa de Remanescentes Florestais.

“O que a gente quer é mostrar como os resultados obtidos pelo projeto foram incorporados nas políticas públicas. O Programa de Remanescentes Florestais traz em seu DNA a recuperação das matas ciliares”, explica Helena Carrascosa, coordenadora de biodiversidade e recursos naturais da SMA e gerente executiva do PRMC.

O secretário adjunto do meio ambiente do Estado de São Paulo, Rubens Rizek, parabenizou, em nome do secretário Bruno Covas, o corpo técnico da SMA pela dedicação e emprenho no reconhecido trabalho. “É muito gratificante pra quem vem de fora encontrar projetos de tanta eficiência e repercussão, considerados padrão mundial”, declarou.

O PRMC contou com recursos doados pelo Banco Mundial (BIRD), por meio do Global Environment Facility (GEF), que se mostrou um parceiro do projeto. Para o representante do Banco Mundial, o queniano Erick Fernandes, um dos êxitos do PRMC está na equipe técnica que o desenvolveu. “Nós visualizamos esse projeto como padrão para todo o mundo. Não foi fácil reunir vários conceitos e trazer várias visões do que é desenvolvimento sustentável, mas essa jovem equipe formada pela Helena será o futuro desse projeto”, elogiou.

Palestras

O seminário reuniu especialistas de diversas instituições envolvidas na execução do PRMC. A gerente técnica do projeto, Daniela Petenon, apresentou os objetivos, desafios (déficit de sementes e mudas, falta de modelos de recuperação de áreas degradas, etc.) e resultados esperados. “O projeto criou subsídios para que hoje seja possível recuperar matas ciliares. Ao final do PRMC tivemos um crescimento profissional da equipe que aprimorou as técnicas de trabalho”, disse.

Para o coordenador do componente 3 do PRMC, que trata dos projetos demonstrativos, Dagoberto Meneghini, os produtores foram parceiros fundamentais do projeto. “Realizamos muitas ações em campo, junto com os produtores rurais e levamos em consideração a experiência deles. É necessário que o produtor entenda o objetivo do projeto, porque e como fazer, já que sempre trabalhamos em áreas particulares”, destacou.

Maria Inês da Silva Franco, educadora da Coordenadoria de Educação Ambiental da SMA mostrou algumas das ações de educação ambiental aplicadas no âmbito do PRMC, como o programa de rádio “Sintonia Verde” e o Jornal Mata Ciliar. Antônio Carlos Galvão de Melo, pesquisador do Instituto Florestal (IF) apresentou os avanços e perspectivas das metodologias para restauração e monitoramento, como o papel desempenhado pela fauna, que foi fundamental para a restauração. Pesquisador do Instituto de Botânica (IBt), Luiz Mauro Barbosa, dissertou sobre a contribuição para a ampliação da oferta de sementes e mudas, cuja produção, em 2010, chegou à marca de 41.164.807 mudas/ano.

O representante da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), João Brunelli Júnior e a assistente técnica da CBRN, Neide Araújo apresentaram a parceria entre o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II e a continuidade das ações do PRMC. A parceria, além de ter sido fundamental para a execução do projeto da SMA, também proporcionará o financiamento, por meio de edital, de sub-projetos ambientais.

A avaliação de efetividade do PRMC, apresentada por Thiago Uehara, apontou os pontos fortes (como o aumento do reconhecimento popular e governamental da importância das matas ciliares, a ampliação do diálogo em nível local, a criação de bases legais para incremento da recuperação de áreas ciliares, etc.) e fracos do projeto (planejamento das atividades demasiadamente otimista, alta rotatividade da equipe de coordenação, ineficiência da articulação intrainstitucional, etc.). “A avaliação foi uma novidade nos projetos executados pela SMA e um verdadeiro exercício da equipe de trabalho”, ressaltou.
Texto: Valéria Duarte


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.