Panorama
 
 
 

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DISCUTE PROJETOS PARA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Panorama Ambiental
Paraná (PR) – Brasil
Março de 2011

24/03/2011 - O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), Jonel Iurk, reuniu, nesta quinta-feira (24) integrantes de sindicatos empresariais e do G22+1 – grupo dos municípios paranaenses que mais geram resíduos – para discutir ações e projetos voltados à implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Paraná (PNRS).

Segundo ele, os municípios receberão todo o apoio do Governo, por meio do Instituto das Águas do Paraná, para elaborar seus planos de resíduos sólidos, sempre orientados pela PNRS

“A Secretaria do Meio Ambiente e suas autarquias irão auxiliar os municípios tecnicamente no cumprimento da legislação federal”, afirmou Iurk.

Uma das diretrizes da política nacional é o incentivo a criação de aterros sanitários consorciados. Já as ações de reciclagem e reaproveitamento de resíduos para aumentar a coleta seletiva e, consequentemente, a vida útil dos aterros sanitários também deverão ser implementadas. “Vamos apoiar boas iniciativas e ampliar o alcance para todos os municípios do Paraná”, completou Iurk.

O presidente do Instituto das Águas do Paraná – autarquia da SEMA responsável pelo manejo de resíduos – Márcio Nunes falou sobre as mudanças planejadas pelo órgão para dar suporte à Politica Nacional de Resíduos Sólidos. “Estamos criando novos departamentos para atender as demandas dos ambientes urbano e rural, além de um setor que desenvolverá atividades de educação ambiental”, explicou Nunes.

O encontro - organizado pela coordenadoria de resíduos sólidos da SEMA - foi assistido por representantes da ONU e do governo de El Salvador e contou com a presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais de meio-ambiente e membros da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA).
O EXEMPLO – Um exemplo positivo de logística reversa e que foi apresentado no encontro é o Programa Jogue Limpo - desenvolvido pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom). A ação prevê o recolhimento das embalagens plásticas de lubrificantes nos pontos de revenda e o envio a recicladoras.

De acordo com o Gerente de Meio Ambiente do Sindicom, Antonio Carlos Nóbrega, os estabelecimentos comerciais interessados em participar do programa podem se cadastrar gratuitamente. “Esses postos de venda serão atendidos pelos caminhões do programa, que farão o recolhimento das embalagens”, afirmou.

+ Mais

Paraná reforça gestão turística dos parques estaduais

21/03/2011 - O Paraná possui 68 Unidades de Conservação, das quais 29 estão abertas à visitação. Para garantir que estas unidades de conservação continuem acessíveis ao público, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Secretaria do Turismo reuniram-se para discutir a gestão dos parques estaduais por meio de um convênio já firmado com a EcoParaná - instituição de serviço social autônomo vinculada à Secretaria Estadual de Turismo.

A parceria dará prioridade à reestruturação da gestão do turismo no Estado, visando promover a visitação dos parques estaduais e garantir a viabilidade da preservação das áreas. A meta também é evitar risco ao equilíbrio ecológico.

"A visitação de áreas de conservação é importante para que a sociedade entre em contato com a biodiversidade protegida pelas unidades de conservação", diz o secretário do Meio Ambiente, Jonel Iurk.

Os parques do Paraná devem possuir infraestrutura adequada para receber os visitantes e proporcionar aulas de educação ambiental ao ar livre.

A proposta é que todos os parques possuam infraestrutura para atender os turistas, e ofereçam um centro de visitantes para palestras sobre a conservação ambiental, biodiversidade e animais em extinção.

Para o secretário de Turismo, Faisal Saleh, é necessário um novo olhar sobre o turismo e a integração entre as secretarias é fundamental para o processo. “Devemos trabalhar em conjunto para fortalecer e dar dinamismo aos planos de turismo nas áreas em que o turismo e meio ambiente se encontram”, afirmou.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.