Panorama
 
 
 

SISTEMA AMBIENTAL PAULISTA ESTREITA LAÇOS COM O IBAMA

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Março de 2011

O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, recebeu, em 25.03, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Curt Trennepohl, na sede da Secretaria. Participaram da reunião o secretário adjunto da pasta, Rubens Rizek, o presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, Otávio Okano, e a superintendente do Instituto, em São Paulo, Analice Pereira.

O encontro teve como objetivo aproximar as gestões e discutir futuras parcerias. “Nós conhecemos a importância da Secretaria, que completou 25 anos, para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Queremos desenvolver trabalhos e projetos conjuntos e fortalecer nossas parcerias. Precisamos reunir esforços por essa causa apaixonante (fazendo menção ao discurso do secretário Bruno Covas na solenidade de comemoração de 25 anos)”, afirmou o presidente do IBAMA.

Bruno Covas ressaltou a importância dos avanços ocorridos entre os sistemas ambientais paulista e federal. “Sem essa parceira quem sai prejudicado não é o governo estadual ou federal, mas a população e o meio ambiente. Progredimos em algumas agendas, como a da fauna, agora queremos ir mais longe”, declarou.

Entre os assuntos discutidos no encontro, está o termo de cooperação técnica entre a SMA e o IBAMA para que a gestão estadual assuma o licenciamento e fiscalização do manejo da fauna silvestre em São Paulo. A função deve ser assumida pelo governo paulista nos próximos meses. A Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais – CBRN, da SMA, será a responsável.

O licenciamento e fiscalização da implantação e funcionamento de empreendimentos como zoológicos, criadouros, centros de triagem e reabilitação da fauna são atividades da nova atribuição.
Texto – Lucas Campagna

+ Mais

Técnicos da Agência Ambiental de Registro interditam aterro municipal de Juquiá

Prefeitura foi penalizada com multas diárias pela disposição inadequada dos resíduos Especialistas da Agência de Registro da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB efetuaram, em 17.03, a interdição definitiva do aterro de resíduos sólidos urbanos da Prefeitura de Juquiá, no Vale do Ribeira. O vazadouro se localiza na Estrada Municipal do Ribeirãozinho, s/nº, no bairro do Ribeirãozinho, em Juquiá.

De acordo com os técnicos da Agência Ambiental de Registro em função da operação de forma inadequada no aterro de lixo, a Prefeitura foi autuada com 1 multa diária de 15 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo – UFESPs (atualmente correspondendo a R$ 17,45 a unidade), em 2008. Além disso, a CETESB fez várias exigências, visando a regularização da situação, mas não foi atendida, o que motivou a proposta de interdição, agora efetivada.

Os técnicos ressaltaram, ainda, que a municipalidade não possui Termo de Ajustamento de Conduta – TAC firmado com a CETESB, porém tem um TAC firmado com o Ministério Público do Estado de São Paulo, que até o momento não foi cumprido.
Texto: Mário Senaga


 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.