Panorama
 
 
 

SMA APOIA REESTRUTURAÇÃO DA ANAMMA PAULISTA

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Março de 2011

10/03/2011 - A Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente) vai ganhar um novo pólo regional no Estado de São Paulo. Nessa quinta-feira, 10, representantes de várias secretarias municipais de Meio Ambiente se reuniram com o secretário estadual da pasta Bruno Covas. Na pauta do encontro, apoio para a reestruturação do órgão e ações em parceria.

Ao todo, 12 representantes participaram do encontro. Os secretários municipais Eduardo Jorge (São Paulo), Jussara Carvalho (Sorocaba) e Paulo Sérgio Garcia de Oliveira (Campinas), encabeçam a iniciativa. “O Município Verde Azul foi um grande avanço na descentralização da gestão ambiental e melhorou o contato entre os governos municipais e estadual. Com a Anamma o objetivo é criar uma ponte também com o governo federal e, com isso, unir ações e estratégias, fortalecendo as estruturas locais. Vamos ganhar uma representação para interlocução com os órgãos superiores”, explicou Jussara.
O secretário Bruno Covas apoiou a iniciativa. “A Secretaria de Estado do Meio Ambiente vai dar todo apoio necessário para a implantação da Anamma. O nosso governador Geraldo Alckmin é um municipalista. Nós acreditamos no fortalecimento do município e na descentralização das agendas, porque é na cidade que o problema ocorre”, afirmou.
Entre os assuntos discutidos pelos gestores municipais como pauta da Anamma está o projeto Município Verde Azul, o licenciamento municipal, a formação do Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema, e a gestão das águas e das Unidades de Conservação (UC).

Anamma
É uma entidade civil, sem fins lucrativos ou vínculos partidários, representativa do poder municipal na área ambiental, com o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Fundada em 1986, em Curitiba, a Anamma tem desenvolvido ações voltadas para o fortalecimento municipal, ocupando lugar de destaque no Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.
Texto: Lukas Campagna

+ Mais

Bruno Covas empenha esforços para implementar Parque Tizo

04/03/2011 - Na quinta-feira, 3, Bruno Covas recebeu em seu gabinete os membros do Conselho de Orientação do Parque Tizo. O objetivo da audiência foi entregar ao secretário um exemplar do Plano Diretor e Diretrizes do Projeto para o Parque Tizo, elaborado por um grupo de voluntários, e solicitar que o Parque conste na agenda de investimento da secretaria.

Cerca de 20 pessoas participaram do encontro, que contou com a presença da arquiteta Ana Lúcia de Faria, gestora do Parque, Paulo Nogueira Neto, presidente do Conselho de Orientação, e Fábio Barros, do Instituto Embu de Sustentabilidade.

O Plano Diretor, entregue ao secretário, serviu de orientação ao Projeto Executivo do parque, que está em análise pelas prefeituras de Cotia, Osasco e São Paulo.

De acordo com Ana Lúcia, o Tizo é uma área de preservação com uma vegetação significativa e uma fauna exuberante, que só foi possível salvar com a participação efetiva da população. “Temos a nosso favor uma grande vantagem que é a sinergia entre as comunidades das cidades onde estão as terras do parque”, destaca.

Com propósitos ambientais, o Parque Tizo abrange uma vasta área urbana, carente de lazer.

Após ouvir as solicitações, o secretário reafirmou o compromisso da Secretaria do Meio Ambiente com o Parque Tizo. “Vamos otimizar esforços para atender a necessidade de investimento na área. É uma prioridade”, destacou Covas.

Ao término do encontro, Bruno Covas foi presenteado pelos alunos da oitava série da Emef Teófilo Benedito Ottoni, Geórgia Lunara e João Inocêncio, ambos de 13 anos, com uma camiseta, que simboliza a luta pelo Parque Tizo. Os demais alunos enviaram carta para o secretário falando da importância do Parque para eles.

Para conhecer o Plano Diretor e Diretrizes do Projeto para o Parque Tizo, clique: Plano Diretor 1, Plano Diretor 2, Plano Diretor 3 e Plano Diretor 4.
Texto: Luciana Reis


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.