Panorama
 
 
 

USINA VAI GERAR ENERGIA A PARTIR DA
QUEIMA DA PALHA E DO BAGAÇO DA CANA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2011

Crédito: CTC - Palha separada da cana no triturador
31/03/2011 - 11:28
Depois do acidente nuclear na usina de Fukushima, no Japão, os governos voltam as atenções para os investimentos em energias renováveis. Neste ano o Brasil dará um grande passo para aumentar a produção energética, sem colocar em risco a vida de milhares de pessoas , utilizando um produto natural que é descartado: a palha e o bagaço da cana de açúcar.

Um projeto com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Global Environemt Facility (Fundo do meio ambiente operado pelo PNUD), Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e empresas privadas, permitiu o desenvolvimento da primeira usina de geração de energia a partir da queima dos componentes da cana de açúcar. No total foram cerca US$ 68,5 milhões que foram aplicados em quase dois anos de pesquisas.

Atualmente já existem usinas que produzem energia a partir da queima do bagaço da cana que é resto depois que o caule da cana de açúcar é espremido. “As folhas geralmente são abandonadas no campo quando a colheita é feita com máquinas. Quando não existe maquinário elas são queimadas”, afirma o coordenador de Tecnologia e Inovação em Energia do MCT, Eduardo Soriano.

A primeira usina do projeto CTC-Palha, como é conhecido, será instalada na usina Alta Mogiana, em São Joaquim da Barra, na região de Ribeirão Preto, São Paulo. O projeto prevê ainda a instalação de mais duas usinas entre 2013 e 2015. Os locais ainda não foram definidos.

O CTC estima que adicionar a palha da cana de açúcar para ser queimada permitirá um aumento de 1,7 vezes o total de energia produzida atualmente só com o bagaço. O coordenador do projeto CTC-Palha, Suleiman Hassuani, afirma que o Brasil por muito tempo desperdiçou o potencial que tem. “A quantidade de palha que existe no campo é de 80 milhões de toneladas. Esse número é muito superior à quantidade total de cana de açúcar produzida por muitos países. Temos um potencial para gerar energia para 13 milhões de residências”, explica.

Além de ser um produto que sempre estará disponível no campo, a energia elétrica produzida através da queima da palha e do bagaço da cana de açúcar possui outras vantagens para complementar a rede elétrica brasileira. A colheita da planta ocorre no período em que há pouca chuva e consequentemente os reservatórios de água estão vazios. “Outro ponto positivo é que a geração dessa energia pode ser feita perto de grandes cidades o que permite haver transmissão sem perdas, protegendo assim a rede elétrica do País”, garante Suleiman.

Funcionamento da Usina

Para a usina de Alta Mogiana, na região de Ribeirão Preto, a cana de açúcar será levada junto com a palha. No local será feita triagem para separar o caule das folhas. Uma parte das folhas será levada de volta aos campos onde servirá como adubo e proteção para o solo enquanto o caule vai para o processo industrial de produção de açúcar e álcool. A palha que fica na usina é triturada, adicionada ao bagaço e depois vai para a caldeira para ser queimada.

O vapor provocado pela alta temperatura da queima move uma turbina que colocará um gerador em funcionamento. Uma parte pequena da energia produzida pelo gerador é usada pela própria usina para atender as necessidades industrias e a grande parte é disponibilizada na rede elétrica do Brasil.

 


 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.