Panorama
 
 
 

AÇÃO GOVERNO PRESENTE PROMOVE ENCONTRO NO VALE DO RIBEIRA

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Abril de 2011

08/04/2011 - Na sexta-feira, 8, foi realizada a abertura do Projeto Governo Presente, na cidade de Registro, na região do Vale do Ribeira, devido a sua importância ecológica e também devido à inferioridade de indicadores sociais que a região tem em relação ao Estado de São Paulo. O encontro teve a participação de servidores públicos que ouviram representantes dos diversos segmentos de governo para melhor entender os problemas e as causas dessa desigualdade e, assim, possibilitar o desenvolvimento de um governo mais igualitário e condizente com a área e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O próprio governador ressaltou a importância de “ouvir os problemas diretamente de quem passa por eles”.

O encontro pretende entender melhor as reivindicações dos cidadãos do Vale para, estabelecer políticas para o desenvolvimento da região, que é muito rica em recursos naturais e agricultura e apresenta um dos menores índices de criminalidade do estado de São Paulo, mas carece de uma maior integração de trabalhos para viabilizar a economia dos municípios da área. O chefe da Casa Civil, Sidnei Beraldo, explicou a preocupação do governo em aplicar os recursos públicos de forma eficiente, eficaz e efetiva, o que considera ser o tripé de uma boa administração, objetivando atingir resultados favoráveis.

Segurança, educação e meio ambiente foram as principais temáticas abordadas nesses primeiros discursos. Deles participaram o secretário de Gestão, Julio Seregni, secretario chefe da Casa Civil, Sidnei Beraldo, o dirigente regional do Ensino de Registro, Gabriel Marcos Espíndola, o delegado seccional de Registro, João Barbosa Filho, o gerente regional da Fundação Florestal, Donizetti Barbosa e o último discurso do próprio governador, Geraldo Alckmin.

Entre as reivindicações estavam o desenvolvimento social e questões ambientais, que é uma das maiores preocupações do Vale, e o representante da Fundação Florestal, Donizetti Barbosa apresentou os desafios ambientais enfrentados pela região e expôs sugestões de soluções de problemas. As demandas são: as Unidades de Conservação existentes na área e seus respectivos planos de manejo, as restrições ambientais para quem vive em área conservada, licenciamentos (todos estes geridos pela Secretaria do Meio ambiente), a regularização fundiária, a questão agrícola e os recursos hídricos (que envolvem a polemica região de Valo Grande). Donizete enfatizou a importância do apoio estadual para que seja possível o desenvolvimento sustentável.

Parabenizou, ainda, a ação do governo e adicionou que a iniciativa permitiu o exercício de integração dos segmentos, que cada parcela faz parte de um todo, e que a sinergia é necessária para o avanço de decisões em beneficio do povo, e adiciona: ”O desenvolvimento está sempre em conflito com as questões ambientais, mas acreditamos ser possível transformar pontos negativos em oportunidades, favorecendo o Vale do Ribeira” discursa Donizetti.

Um consenso entre os palestrantes foi a importância das trocas de informações em busca de soluções conjuntas que levem em consideração todas as áreas do governo, cada uma com suas características e necessidades particulares, mas igualmente importante para o desenvolvimento.

Em resposta, o governador Geraldo Alckmin apresentou os projetos relacionados às reivindicações expostas, e garantiu que ações serão tomadas para a melhoria da região. Explica que o Vale do Ribeira esta acima da média em vários indicadores sociais, mas que a baixa renda é um problema unânime na região, o que mostra a necessidade de ações na área. Em relação à questão ambiental, que é peça chave para o desenvolvimento econômico do Vale, promete a maior contratação de força de trabalho para acelerar licenciamentos. Alckmin entendeu que é difícil para o pequeno agricultor seguir as regras de Código Florestal e diz que esta trabalhando para que estes sejam analisados de uma forma mais justa. “Faremos um grande esforço na questão ambiental. Trabalhando em parceria quem ganha é o povo”.
Texto: Ivi Piotto Fotografia: José Jorge

+ Mais

Gestores das Unidades de Conservação do Vale do Ribeira reúnem-se com Bruno Covas

11/04/2011 - O secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, se encontrou com os gestores das Unidades de Conservação (UCs) do Vale do Ribeira, sexta-feira, 8, em Registro. O objetivo do encontro foi apresentar ao secretário as características, os problemas e os projetos de cada UC.

Os gestores pediram atenção especial do secretário aos projetos destinados à região do Vale. O Ecoturismo para área, com vocação turística natural, mereceu atenção especial da maioria dos participantes do encontro. A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) já conta com o projeto Ecoturismo na Mata Atlântica, cujo objetivo é abrir os parques para um maior número de visitantes, ampliando a divulgação do bioma para a sociedade e agregando forças para sua conservação. O projeto é ferramenta chave para o progresso sustentável da região, com geração de empregos e renda.

Bruno Covas ouviu a todos os pedidos e colocou a SMA à disposição para futuras solicitações. Destacou que “o mundo inteiro conhece a riqueza da área”, que tem o título de Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade.

Na ocasião, o secretário elogiou o comprometimento e o trabalho dos gestores e foi convidado a visitar os parques estaduais em nova visita à região. “Gostaria de contar com a animação e a energia de vocês que são tão apaixonados pelo que fazem”, finalizou Bruno Covas.
Texto: Ivi Piotto


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.