Panorama
 
 
 

CONSEMA APROVA PLANO DE MANEJO DO PARQUE XIXOVÁ-JAPUÍ

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Abril de 2011

26/04/2011 - O Conselho Estadual do Meio Ambiente, Consema, aprovou, por 32 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, o Plano de Manejo do Parque Estadual Xixová-Japuí, localizado nos municípios de São Vicente e Praia Grande. E evento coincidiu com o 28º aniversário do Consema.

O Parque foi criado em 1993 em área terrestre e marinha. O local possui grande importância ambiental, já que contém 457 espécies de vegetais - sendo 13 ameaçadas de extinção - e 319 espécies de animais vertebrados. Em sua fauna, são encontrados botos e meros (espécie de peixe ameaçada). Apesar da biodiversidade local, apenas 8,5% do Parque pode ser caracterizado como zona primitiva, ou seja, de mata totalmente preservada.

Para minimizar os impactos, o Plano de Manejo regulamenta zona de amortecimento. O objetivo é evitar que atividades potencialmente poluidoras - como a portuária e as do Pólo de Cubatão – prejudiquem a biodiversidade do Parque. Nessas áreas, haverá certas restrições a atividades econômicas, como a pesca industrial e o arrasto de parelha.

“Foi fixada área no entorno da Unidade de Conservação como zona de amortecimento”, diz Jaques Lamac, ex-membro do Consema, que fez apresentação sobre o assunto aos atuais conselheiros. Já o gestor do Parque, Joaquim de Marco Neto, ressaltou que a elaboração do plano foi aberto ao público com “intensa participação das prefeituras de São Vicente e Praia Grande, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem)”.

Além da aprovação do Plano de manejo, o Conselho também aprovou, por unanimidade, o nome do sociólogo e ex-professor da Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Sido Otto Koprowski, como indicado do Consema para ser o novo ouvidor da Secretaria. “Espero atender a sociedade com presteza e fazer sugestões ambientais positivas nesta Secretaria”, afirma.

Outros temas abordados foram a apresentação das novas presidência e diretoria-executiva da Fundação Florestal (FF) aos conselheiros, a eleição do Secretário Adjunto do Meio Ambiente - Rubens Rizek – para o Conselho Curador da FF, a eleição de Marcus Alexandre Pires e Gilberto Freitas como representantes do Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera, a definição das regiões do Vale do Ribeira e do Alto Tietê como prioritárias para instalação das Câmaras Regionais do Consema e a apresentação sobre técnicas de recuperação de áreas degradadas pela atividade mineral.

Ao final da reunião, os participantes comeram bolo de aniversário do Consema. Foi graças à criação do Conselho que, três anos mais tarde, surgiu a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que completou 25 anos em 2011.
Texto: Júlio Vieira Fotografia: José Jorge Neto

+ Mais

Cubatão lança programa de educação ecoprofissional

13/04/2011 - “Cubatão Sustentável” é o mais novo programa de valorização de uma área do município de Cubatão que, em 1992, recebeu da ONU o título de “cidade símbolo da recuperação ambiental”. O projeto, com foco no Parque Ecológico do Perequê, foi apresentado na terça-feira 12, com a presença do secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas. A iniciativa é o resultado da parceria de órgãos do Estado, como a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e a Companhia de Tecnologia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), o Ministério Público Estadual (MPE), a Universidade de São Paulo (USP), o setor industrial e a sociedade civil. O aporte de R$ 1,9 milhão é oriundo de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo MPE e a Anglo American Copebras.

Bruno Covas lembrou que, no momento em que a SMA comemora 25 anos de existência é animador participar de um evento no qual se apresenta um programa com base no tripé ambiental, social e econômico, a partir de um importante instrumento da gestão ambiental que é o TAC.

O projeto será executado pelo Centro de Pesquisa e Capacitação em Meio Ambiente (Cepema), da USP, em parceria com o Programa de Jovens, Meio Ambiente e Integração Social (PJMais), que teve início na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo e Instituto Florestal, da SMA. Um dos focos do PJMais, vinculado ao Núcleo de Educação Ecoprofissional de Cubatão, com origem no Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e parceria da Prefeitura de Cubatão e da Coordenadoria de Educação Ambiental da secretaria.

Em cinco anos o Programa Cubatão Sustentável transformará o Parque Ecológico do Perequê em uma das áreas na qual lazer, pesquisa e preservação ambiental conviverão em harmonia. O programa está dividido em seis componentes: Elaboração de Plano de Manejo do Parque; Instalação e operacionalização de viveiro de mudas de espécies nativas; Restauração e reflorestamento de áreas do parque do seu entorno; Pesquisa, avaliação com diagnóstico do ecomercado de trabalho; Apoio logístico às atividades de educação ambiental do PJMais; e Promoção da participação dos jovens do PJMais nas atividades de educação ambiental.

Visita ao Cepema

Após a apresentação do programa Cubatão Sustentável, o secretário Bruno Covas visitou os laboratórios do Cepema acompanhado pelo seu coordenador Claudio Oller.

O secretário aproveitou a oportunidade para colocar a SMA à disposição para futuras parcerias, como a já existente nos projetos da Serra do Mar e agora no Cubatão Sustentável.
Texto: José Alberto Pereira


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.