Panorama
 
 
 

COOPERAÇÃO ENTRE BRASIL E FRANÇA ABORDA TEMAS AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Abril de 2011

04/04/2011 - A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) recebeu nesta segunda-feira, 4, membros da Região Provence Alpes Cote d’Azur (PACA). O encontro teve o objetivo de estreitar o relacionamento entre o secretário Bruno Covas e as autoridades francesas, apresentar os resultados da cooperação técnica assinada em 2009 e firmar nova proposta de colaboração, que será aprofundada até o fim deste ano. A parceria contará com os temas como mudanças climáticas, economia verde, proteção da biodiversidade e gestão de recursos hídricos.

Os representantes da Região PACA foram Michel Vauzelle, presidente do Conselho Regional, Patrick Alemand, primeiro vice-presidente, Guillome Thierrot, chefe de gabinete, Gerard Bodinier, assessor para assuntos internacionais da presidência e Elena Koncke, chefe de Cerimonial. Participaram ainda Rubens Rizek Júnior, secretário adjunto do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e Ana Paula Fava, assessora de Projetos Especiais e Relações Internacionais da SMA.

A parceria entre o Estado de São Paulo e a Região Provence Alpes Côte d´Azur (PACA) começou em 2002, quando as partes assinaram um protocolo de intenções para estabelecer diretrizes e compromissos para o fortalecimento de laços econômicos, sociais e culturais, com atenção especial para o tema Meio Ambiente.

Foi a partir de 2006 que a SMA desenvolveu uma Cooperação Técnica com a Região PACA, oficializada com a assinatura, em dezembro de 2009, dos documentos: Termo de Cooperação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Projeto de Cooperação 2009 - 2010 "Por uma Construção Compartilhada e Solidária em Prol dos Espaços Naturais Sensíveis".

Sucesso

Segundo Michel Vauzelle, as semelhanças geográficas e culturais entre as duas regiões justificaram a importância da parceria para o desenvolvimento de políticas ambientais. “As preocupações e os problemas são semelhantes e desde 2002 estamos aprendendo a trabalhar juntos e vamos reforçar ainda mais essa cooperação”, destacou.

O secretário adjunto do Meio Ambiente, Rubens Rizek Júnior ressaltou que a colaboração foi uma experiência válida que trouxe aprendizado para ambas as partes. O balanço geral da parceria deixou claro que as duas gerências acreditam que a preservação da biodiversidade tem importância econômica e paisagística para os ecologistas e toda a sociedade e que a conservação é um passo fundamental para garantir o futuro da humanidade. “O Bioma encontrado na Mata Atlântica tem uma das maiores biodiversidades do mundo. Já temos 150 unidades de conservação estadual, chegando a 1 milhão de hectares. Nosso objetivo é ampliar radicalmente esses números e só conseguiremos alcançar a meta com a parceria da PACA”, explicou Rizek.

Bruno Covas lembrou que atualmente os governantes internacionais estão cada vez mais envolvidos com as demandas ambientais, embora alguns deles as deixem em segundo plano por causa de questões eleitorais. “Pensar no meio ambiente é pensar no futuro de quem ainda nem conhecemos. É garantir um mundo habitável”.

A conclusão é que esta cooperação entre o Estado de São Paulo e a Região PACA é imprescindível para potencializar as ações de preservação ambiental e servir de exemplo para outros governos subnacionais, que se reúnem nas redes de governos regionais, como por exemplo, nrg4SD e FOGAR (Fórum Global de Associações de Regiões), das quais o secretário Bruno Covas é co-presidente sul e vice-presidente, respectivamente.
Texto: Ivi Piotto e Luciana Reis Fotografia: José Jorge

+ Mais

SMA cria grupo para rever zoneamento ambiental ligado à mineração

28/04/2011 - A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo criou um Grupo de Trabalho (GT) para rever o zoneamento ambiental para mineração de areia na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, no Vale do Paraíba. O GT é constituído de representantes da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), da Agência Ambiental Paulista (CETESB), do Instituto Geológico (IG) e da Polícia Militar Ambiental, podendo contar ainda com a contribuição de representantes de outros órgãos do poder público e da sociedade civil.

A ideia é que seja apresentada ao Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, proposta para atualizar o zoneamento entre Jacareí e Pindamonhangaba, local onde sua execução é aplicada nos termos da Resolução SMA nº 28, de 1999. O Grupo poderá ainda sugerir ampliação da abrangência do zoneamento para outras áreas da Bacia do Rio Paraíba do Sul, utilizando mapas georreferenciados que servirão de suporte para o processo de licenciamento da atividade.

O GT deverá definir a abrangência espacial do referido zoneamento ambiental atentando para o potencial minerário de extração de areia em toda a Bacia do Rio Paraíba do Sul, incluindo os trechos dos municípios de Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba.
Texto: Júlio Vieira


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.