Panorama
 
 
 

MINISTRA DO MEIO AMBIENTE FALA SOBRE NOVO CÓDIGO FLORESTAL

Panorama Ambiental
Rio Grande do Sul(RS) – Brasil
Abril de 2011

Publicação: 19/04/2011 - 18:06 - A secretária do Meio Ambiente, Jussara Cony, representou o governador do Estado, Tarso Genro, no primeiro debate do Programa Destinos e Ações para o Rio Grande, promovido pela Assembleia Legislativa em parceria com a Câmara dos Deputados.

A primeira conferência recebeu a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira que discorreu sobre a Política Ambiental do Governo Federal e o Código Florestal.

O evento foi aberto pelo presidente do Parlamento gaúcho, deputado Adão Villaverde, que afirmou que o objetivo do Programa Destinos e Ações para o Rio Grande é recolocar a Casa Legislativa no centro dos grandes temas que dizem respeito ao estado.

Em sua conferência, a ministra disse que o Governo Federal está conversando há mais de três meses sobre o Código Florestal Brasileiro com todos os segmentos envolvidos, como outros ministérios, ambientalistas e produtores. Para ela, o novo código deverá solucionar passivos históricos e ter base sólida para olhar o futuro, com uma agricultura sustentável e proteção do meio ambiente.

A proposta, segundo a ministra do Meio Ambiente, está orientada pela regularização ambiental, de forma desburocratizada, via cadastramento rural. "Quem desmatou irregularmente, terá que se regularizar", afirmou a ministra.

Já a segurança jurídica foi outro ponto abordado pela ministra. "Não é junto tirar população de área de risco e reassentá-la em outro lugar porque no passado aquele lugar tinha sido um manguezal, ou não poder urbanizar área degradada e criar um parque, ressaltou.

A ministra também destacou que não será mais exigida a averbação da Reserva Legal para os produtores e sim, respeitado o cadastramento ambiental rural. Ao concluir, salientou que a questão da silvicultura não requer desmatamento de florestas nativas. "Queremos que a terra produza de maneira sustentável. Os recursos naturais e a biodiversidade estão na base de nosso futuro".

Em sua fala, a secretária do Meio Ambiente, Jussara Cony, afirmou que há um olhar diferenciado do Estado sobre os nossos biomas. "O futuro código florestal necessariamente tem que fazer suas modificações levando em conta os biomas.
Para ela, uma sociedade plenamente sustentável só é possível com melhoria de vida da população, aliando desenvolvimento com sustentabilidade ambiental.

Jussara Cony ressaltou que o Governo do Estado, em seu projeto de sustentabilidade, está presente com várias secretarias. "A primeira Carta de Concertação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), entre os 12 elementos norteadores da agenda gaúcha de desenvolvimento, está a sustentabilidade ambiental".
Texto: Assecom Sema

+ Mais

Horto Florestal do Litoral Norte comemora criação da Unidade de Conservação

O "pedágio ecológico” visou sensibilizar para o controle da velocidade dos veículos diminuindo o impacto nas populações de fauna silvestre da UC.
Confraternização de aniversário e sensibilização ambiental com instalação de placas na Rua Mário Totta marcaram a data.


O Horto Florestal do Litoral Norte (HFLN), unidade de conservação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente localizada no município de Tramandaí, comemorou no dia 27 de abril o 18º aniversário do Decreto Estadual nº 34.712. O documento assinado em abril de 1993 é o marco legal que colocou o HFLN no Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC). A data foi festejada com uma programação envolvendo servidores da UC, comunidade do entorno e escolas dos municípios de Tramandaí e Imbé, reforçando a boa relação do HFLN com o meio social que está inserido.

A instalação de placas informativas e de controle de velocidade iniciou a mobilização na Rua Mário Totta, que com a ajuda do Batalhão Ambiental, contou com um grande número de motoristas abordados durante o "pedágio ecológico", visando sensibilizar para o controle da velocidade dos veículos diminuindo o impacto nas populações de fauna silvestre da UC.

Durante a tarde, entre as atividades envolvendo os alunos da Escola Luiz Manoel da Silveira (município de Tramandaí) destacou-se a trilha guiada do HFLN, abordando o reconhecimento dos ecossistemas e sua importância para os remanescentes de fauna silvestre.

O dia de atividades foi encerrado com uma confraternização com direito a doces e salgados, com a presença de diversas autoridades locais e de representantes de escolas e órgãos parceiros do Horto Florestal do Litoral Norte em ações de educação ambiental.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.