Panorama
 
 
 

NOVO INVENTÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CONFIRMA BOA PERFORMANCE DA GESTÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Abril de 2011

O Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares – 2010 mostra que a boa performance do Estado de São Paulo obtida em 2009 praticamente se manteve, com destaque para o aumento do número de municípios operando em condições adequadas, que subiu para 432, correspondendo a 67% do total – no inventário do ano passado, este número era de 425, equivalente a 65,9%. Esses 67% alcançados indicam um percentual quinze vezes maior do que em 1997, ano da produção do primeiro relatório estadual. O Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares classifica a disposição final do lixo doméstico nos 645 municípios do Estado, em relatório produzido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA.
O panorama geral do Estado é apresentado no Mapa de Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos – IQR – de 2010, ao lado (veja também, para efeito de comparação, o Mapa de 1997). A cor verde indica os municípios com disposição final adequada de lixo e a amarela, aqueles municípios em condições enquadradas como controladas. No mapa de 2010, as duas cores predominam e se dividem em áreas mais ou menos equivalentes, por todo o Estado, englobando a maioria dos 645 municípios paulistas.



Uma terceira e última cor, a vermelha, destaca os 24 municípios remanescentes, no interior do Estado, que não conseguiram se enquadrar e, até o final do ano passado, operavam em condições inadequadas. Considerando os problemas referentes à operação dos aterros, foi publicada, em junho de 2010, a Resolução SMA 59, que teve por finalidade avaliar as condições de operação destes locais, bem como propor solução técnica para sua adequação. O resultado, ao final, indicou os 24 municípios inadequados - em dezembro de 2010 -, que têm sido objeto de ações de controle resultando, inclusive, na interdição recente de 04 aterros e na reversão da situação de outros 09.

Índice de qualidade médio passou de 4,0 para 8,4

O número de municípios do Estado de São Paulo, cujas instalações de disposição e tratamento de resíduos domiciliares foram enquadradas na condição adequada, em 2010, é 15 vezes maior do que o observado em 1997. O Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos - IQR médio dos sistemas de disposição final de resíduos sólidos domiciliares em operação nos municípios passou de 4,0 em 1997, para 8,4 em 2010. Ressalte-se a evolução referente à quantidade de resíduos sólidos dispostos adequadamente, que passou de 10,9% do total gerado, em 1997, para 88,7% em 2010.

Outra indicação significativa refere-se ao número de municípios com disposição em condição inadequada. Em 1997, esse número correspondia a 77,8% dos municípios do Estado e, em 2010, corresponde a 3,7% dos municípios, que, como já mencionado, são alvo das ações de controle da CETESB, para alcançar situações ambientais adequadas.

A análise do IQR médio também foi efetuada em função do porte dos municípios:

- nos 572 municípios com até 100.000 habitantes, responsáveis pela geração de 14% da quantidade diária de resíduos do Estado, o IQR médio de 2010 é igual a 8,3, o que representa o enquadramento em condições adequadas;
- nos 35 municípios com população entre 100.001 e 200.000 habitantes, responsáveis pela geração de 9% da quantidade diária de resíduos do Estado, o IQR médio de 2010 é igual a 8,6, o que representa o enquadramento em condições adequadas;
- nos 29 municípios com população entre 200.001 e 500.000 habitantes, responsáveis pela geração de 19% da quantidade diária de resíduos do Estado, o IQR médio de 2010 é igual a 8,8, o que representa o enquadramento em condições adequadas; e,
- nos 9 municípios com mais de 500.000 habitantes, responsáveis pela geração de 58% da quantidade diária de resíduos do Estado, o IQR médio de 2010 é igual a 9,2, o que representa o enquadramento em condições adequadas.

Nota-se, em comparação com os resultados do ano anterior, que houve um aumento do IQR médio dos municípios com população entre 200.001 e 500.000 habitantes, cujos resultados passaram de 8,7 para 8,8 e dos municípios com população maior que 500.000 habitantes onde o IQR médio passou de 8,6 para 9,2 em 2010.

Necessidade de manutenção da qualidade

Segundo o eng. Otavio Okano, presidente da CETESB, a análise dos resultados obtidos permite concluir que no decorrer dos últimos 14 anos, registrou-se um ganho ambiental inequívoco para os municípios, no que toca aos locais de disposição e tratamento de resíduos sólidos domiciliares no Estado de São Paulo. A melhoria das condições ambientais obtida nestes últimos anos é significativa e isso se deve ao conjunto de ações exercidas pela CETESB, assim como ao apoio e à orientação técnica prestada aos municípios, além da adoção de políticas públicas com o aporte de recursos no âmbito de três importantes programas com financiamento governamental: Programa de Aterros em Valas, Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição - FECOP e Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO, dirigidos à solução dos problemas ambientais e sanitários.

O gerente do Projeto Lixo Mínimo e responsável pelo inventário, eng. Aruntho Savastano Neto, ressalta ainda que o Inventário Estadual, mediante a utilização de índices de qualidade das condições sanitárias e ambientais referentes ao tratamento e à disposição dos resíduos domiciliares, constitui importante marco e instrumento no planejamento das ações e políticas públicas de Governo, destinadas à melhoria de condições ambientais dos aterros.

Para o especialista, “os resultados apontados demonstram, não somente um enorme esforço das equipes das Agências Ambientais da CETESB, da equipe do Projeto Município Verde Azul e da equipe do Lixo Mínimo como, também, significa o resgate das condições sanitárias dos municípios, uma vez que foi atingido um importante estágio de desenvolvimento para banimento dos lixões. Daqui em diante, deverá ser mantido o empenho dos técnicos envolvidos nesses projetos, bem como, o incremento das políticas ambientais no Estado de São Paulo conjugadas com as ações responsáveis dos administradores municipais, que deverão aproveitar estes ganhos alcançados e se esforçar por mantê-los.”
Texto: Mário Senaga

+ Mais

Empreiteira Pajoan é multada em 10.000 UFESPs

Multa emitida pela CETESB foi em função do desmoronamento do aterro em Itaquaquecetuba
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB multou, em 26.04, a Empreiteira Pajoan Ltda., em 10.000 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo – UFESPs - equivalentes a R$ 174.500,00 -, em consequência do desmoronamento da massa de resíduos sólidos dispostos no aterro sanitário da empresa em Itaquaquecetuba, ocorrido ontem, 25.04.


Conforme descrito na autuação, entregue aos representantes da Pajoan, o desmoronamento tornou “as águas, o ar e o solo impróprios, nocivos ou ofensivos à saúde, inconvenientes ao bem-estar público, ao meio ambiente, à fauna e à flora e prejudiciais à segurança, ao uso e gozo da propriedade, bem como às atividades normais da comunidade”.

A CETESB exigiu, conforme o documento de autuação, as seguintes providências, que a Pajoan deverá cumprir de imediato:
•Remoção de resíduos sólidos deslizados, com a prioridade da liberação da Estrada dos Ribeiros, devendo os resíduos removidos serem destinados a locais aprovados pela CETESB;
•construção de diques de contenção nas margens do córrego Taboãozinho afetado pelo deslizamento de resíduos sólidos. Esses diques deverão ser construídos de tal forma que impeçam a continuidade do carreamento de resíduos sólidos e/ou líquidos para o corpo d´água;
•preparação de um sistema de contenção e destinação adequados dos líquidos percolados gerados pelos resíduos dispostos junto à Estrada dos Ribeiros;
• Além das exigências supracitadas deverá ser apresentado, num prazo de 30 dias, a contar da ciência do presente auto de infração, um plano geral de reestruturação e adequação do aterro que garanta sua estabilidade, a segurança, a saúde e o bem-estar públicos, bem como a recuperação da degradação ambiental;
•o não cumprimento das exigências supracitadas acarretará na aplicação das demais sanções legais cabíveis.
Histórico do acidente

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB mobilizou equipes da Agência Ambiental de Mogi das Cruzes e do Setor de Operações de Emergência para atender à ocorrência de desmoronamento de parte do maciço de lixo depositado no Aterro Sanitário Pajoan, localizado no Município de Itaquaquecetuba.

O fato aconteceu, em 25.04, aproximadamente às 11h00, e, segundo cálculos preliminares feitos pelos técnicos da agência, aproximadamente 450 mil toneladas de lixo, misturado com terra, escorregaram de um dos taludes do aterro, atingindo a Estrada do Ribeiro, onde formaram pilhas de mais de 12 metros de altura, e chegaram às margens do córrego Taboãozinho.

De 2001, quando a Pajoan assumiu a administração do empreendimento, até dezembro último, o aterro foi objeto de 87 autuações por parte da CETESB – 51 Advertências e 36 multas -, por motivos diversos, como disposição inadequada ou irregular de resíduos sólidos, falta de licença ambiental, emissão de odor e lançamento de chorume (líquido proveniente do lixo), entre outros -, além de ter sido interditado pela Companhia em 2009, por falta da Licença de Operação.
Texto – Mário Senaga
Fotografia – Setor de Operações de Emergência


 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.