Panorama
 
 
 

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE QUER LEVAR AGENDA 21 A TODOS OS MUNICÍPIOS DO PARANÁ

Panorama Ambiental
Paraná (PR) – Brasil
Abril de 2011

03/04/2011 - A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) vai incentivar a implementação da Agenda 21 em todos os municípios do Paraná. Esta é uma das principais propostas que integram o plano de ação para 2011, apresentado no último dia 31 de março, durante a primeira Reunião Extraordinária do Fórum Permanente da Agenda 21 deste ano. “Queremos colaborar para o fortalecimento das Agendas 21 locais existentes e incentivar à sua instalação em todos os municípios do Paraná”, declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk. Ele disse ainda, que a SEMA, por meio da coordenação da Agenda 21 Paraná, buscará parcerias com os Conselhos Municipais de Meio Ambiente e Associação dos Municípios do Paraná para o fortalecimento das ações.
Também faz parte do Plano de Ação para 2011 o fortalecimento do Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná, o resgate das ações realizadas pelos diversos setores, incentivo a boas práticas ambientais, entre outras. Além disso, já estão sendo planejados eventos para este ano como, por exemplo, um ato ecumênico junto à CNBB/Campanha da Fraternidade, a criação de um workshop com o tema “Preparando o Paraná para o Rio+20” – encontro da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que será realizado em 2012 no Rio de Janeiro – e a realização da plenária do fórum durante a Semana do Meio Ambiente, em junho.

Os presentes também discutiram a retomada de parcerias com instituições de ensino superior, empresas e ONGs que participaram de projetos da Agenda 21 para divulgar as iniciativas bem sucedidas, bem como, estudar novos projetos. Além disso, houve uma apresentação do grupo Rio+20 – encontro da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que será realizado em 2012 no Rio de Janeiro.

Coordenação - Durante a primeira reunião do Fórum, foi apresentada a nova coordenadora de ações da Agenda 21 Paraná, a psicóloga Rosana Vicente Gnipper.

“Temos um planejamento a ser cumprido que envolve diversas ações, entre elas, o fortalecimento do Fórum, o qual considero importante”, afirmou Rosana. Ela lembrou, que o Fórum conta com a participação de diversos segmentos da sociedade. “Vamos priorizar o diálogo e as decisões em conjunto”, completou.

O encontro do Fórum foi realizado na Secretaria do Meio Ambiente e contou com a presença do Presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes, e do Presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências, Amílcar Cavalcante Cabral. Também participaram da reunião representantes de movimentos sociais, secretarias estaduais, universidades, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Engenharia, Agricultura e Agronomia (CREA) e da Itaipu Binacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social SEMA

+ Mais

Encontro discute prioridades para política ambiental do Paraná

11/04/2011 - Diretores, técnicos e chefes dos escritórios regionais de todos os órgãos ambientais do Governo do Estado estão participando desde segunda-feira (11), em Curitiba, do I Encontro do Sistema Sema, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e suas autarquias: Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto das Águas do Paraná (AguasParaná) e Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG).

O objetivo do evento é apresentar às novas equipes de trabalho o cronograma de ações que serão desenvolvidas nos próximos quatro anos e debater as prioridades de cada instituição.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, apresentou o plano de governo para a área ambiental, dando prioridade à discussão sobre a política estadual de resíduos sólidos, biodiversidade e florestas, recursos hídricos e projetos de prevenção para reduzir impactos causados por catástrofes naturais.

“Além de proporcionar uma maior integração entre os funcionários do Sistema SEMA, é uma oportunidade para discutirmos projetos prioritários, entre eles o Zoneamento Ecológico Econômico do Estado, o Programa Bioclima, ações na área de resíduos sólidos, a descentralização de serviços ambientais que podem ser desenvolvidos em parceria com os municípios, entre outros”, disse o secretário. “A ideia é transformar o Paraná em um Estado exemplo na gestão ambiental”, afirmou.

O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, destacou a necessidade de ações integradas: “Essa reunião serve para que cada um reconheça suas responsabilidades e deveres, garantindo os melhores resultados possíveis, tanto na área administrativa como em campo”.

O IAP possui 21 escritórios regionais no Paraná, que atendem 22 municípios em cada região.

Para o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Marcio Nunes, o encontro também serve para garantir a melhoria dos resultados no dia a dia das instituições. “O nosso desafio é muito grande, mas trabalhando juntos conseguiremos atingir nossos objetivos”, disse. Ele também salientou a importância de se evitar paralelismos dentro do Sistema Sema, economizando tempo e dinheiro, além de potencializar os resultados dos trabalhos.

Já o presidente do ITCG, Amílcar Cabral, lembrou do papel fundamental das regionais para uma melhor atuação do sistema. “Nós reconhecemos os esforços dos servidores nas regionais e no interior. A participação deles é indispensável no fortalecimento do Sistema Sema”.

O Seminário vai até esta quarta-feira (13), no Hotel Slavieiro, em Curitiba.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – SEMA

+ Mais

SEMA promove Seminário para discutir ações de conservação da biodiversidade

07/04/2011 - A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) promoveu nesta quarta-feira (06), na Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), em Curitiba, o I Seminário para Planejamento de Ações de Conservação da Biodiversidade no Estado do Paraná. A partir desse encontro, será elaborado um documento com as bases teorias e estratégicas que devem integrar o programa Bioclima Paraná, que deve ser concluído até julho.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, disse que o objetivo do encontro foi discutir tecnicamente a formatação do projeto Bioclima.

“Pela primeira vez o estado do Paraná cria uma estratégia para conservação da Biodiversidade que inclui a discussão com diversos setores da sociedade”, afirmou o secretário Jonel.

Os trabalhos do seminário foram divididos em etapas que incluíram a definição de uma visão, temas, resultados esperados e indicadores de avaliação do Plano. Entre as ações previstas no Programa estão a preservação da fauna e da flora, criação de áreas de conservação, recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) degradadas, entre outras. “Todas as medidas têm o objetivo de proteger o patrimônio natural do estado”, declarou o secretário Jonel Iurk.

O Seminário contou com a presença do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, presidente da comissão de ecologia e meio ambiente da Assembléia Legislativa do Paraná; do presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcísio Mossato Pinto; de representantes da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Emater, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de Organizações Não-Governamentais (ONGs) como Fundação O Boticário, Mater Natura, Sociedade de Proteção à Vida Selvagem (SPVS), TNC e Ideia Ambiental.
Fonte: Assessoria de Comunicação SEMA


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.