Panorama
 
 
 

SEMINÁRIO ÁRVORE É VIDA JÁ CONTEMPLA TRÊS MILHÕES DE MUDAS

Panorama Ambiental
Rio Grande do Sul(RS) – Brasil
Abril de 2011

Publicação: 29/04/2011 - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), através do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), realizou, nesta quinta-feira (28), o seminário sobre o programa Árvore é Vida. O programa, idealizado pela diretoria de Meio Ambiente da Federação Internacional das Associações de Mulheres de Negócios (BPW) e encampado pelo Estado, por meio da Sema, visa recompor as matas ciliares e recuperar as áreas degradadas de todo o Estado. Além disso, promove a doação de mudas através de convênios firmados com Associações de Municípios.

O diretor do Defap, Roberto Ferron, fez a abertura do evento, seguido do pronunciamento da secretária Jussara Cony. Ferron ressaltou a importância da reposição florestal com responsabilidade. "O Defap, como órgão gestor, tem o compromisso de fazer com que 90% das mudas plantadas vinguem e tem a responsabilidade de prestar contas para a sociedade", disse. Já Jussara Cony relembrou a necessidade da qualidade de vida, através do desenvolvimento sustentável, englobado no projeto. "A legislação ambiental é estratégica para o futuro do planeta e o monitoramento do Árvore é Vida é fundamental para esse desenvolvimento", afirmou.

Ainda na parte da manhã, as Associações de Municípios e os parceiros que receberam mudas florestais apresentaram seus relatórios. O convênio assinado já contempla cerca de três milhões de mudas, e que quase dois milhões estão plantadas. A presidente do Comitê de Meio Ambiente da BPW na América Latina, Iara Brochtan, destacou que "precisamos de árvores para manter o desenvolvimento com sustentabilidade". Iara comemorou também que o Rio Grande do Sul, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) foi o estado que mais plantou até hoje.

Na parte da tarde, os participantes se reuniram para discutir possíveis problemas enfrentados pelo projeto, assim como adequações a serem realizadas. Além disso, foi passada a programação para 2011 e as entidades interessaram puderam se inscrever para participar do convênio.
Fonte: Assecom Sema

+ Mais

Consema aprova alterações na Resolução sobre a atividade de Silvicultura

Publicação: 08/04/2011 - Conselho aprovou a prorrogação para o cadastramento dos empreendimentos de Silvicultura
Em reunião extraordinária presidida pela secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, nesta sexta-feira (8), o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou as alterações na Resolução nº 187/2008 do CONSEMA, sobre o Zoneamento Ambiental para a atividade de Silvicultura no Estado do Rio Grande do Sul. Após a aprovação, fica estabelecida a prorrogação, por um ano, do prazo para o cadastramento dos empreendimentos de silvicultura de porte médio, pequeno e mínimo

A Resolução é importante, considerando o interesse do Estado e a procura por parte do empreendedor em licenciar a atividade de silvicultura. Além disso, considera-se ainda fundamental promover a adequação ambiental e a não criminalização do empreendedor.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.