Panorama
 
 
 

ALDO REBELO DIZ QUE AMBIENTALISTAS NÃO
PENSARAM NO INTERESSE NACIONAL NA DISCUSSÃO DO CÓDIGO FLORESTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2011

26/05/2011 - 19h20
Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O deputado federal Aldo Rebelo criticou hoje (26) a atuação das organizações não governamentais (ONGs) ambientalistas, principalmente as internacionais, nas discussões do projeto do novo Código Florestal Brasileiro, do qual foi relator e que foi aprovado esta semana na Câmara dos Deputados. Para o deputado, essas ONGs fizeram lobby para criar uma legislação “fabricada em gabinetes”.

“Greenpeace, WWF e outras organizações dessa natureza não pensam [sobre os interesses nacionais]. Imaginavam que poderiam submeter ou continuar submetendo o Brasil a uma legislação fabricada em gabinetes, que coloca na ilegalidade 100% dos agricultores do Brasil”, disse o deputado.

Aldo Rebelo disse, em São Paulo, que o conflito surgido na discussão sobre o código se deveu, especialmente, ao lobby ambientalista. “Quando os agricultores se dispuseram a ceder, a compreender as exigências de proteção ambiental, o lobby ambientalista, principalmente o internacional instalado no Brasil e que se habituou durante 20 anos a usurpar da Câmara o direito de legislar essa matéria, não estava disposto [a ceder]. Resistia a aceitar que os representantes do povo retomassem o direito de legislar sobre uma matéria de interesse nacional. Esse é que foi o conflito”, afirmou o relator da matéria na Câmara.

Aldo também criticou a atuação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) nessa discussão. “A SBPC, quando foi convocada pela comissão especial, negou-se a comparecer dizendo que não tinha posição. Quando foi procurada pelo lobby ambientalista, que paga alguns pesquisadores, a SBPC resolveu manifestar-se. Por que não se manifestou quando a Câmara a convidou oficialmente na comissão especial?”.

Procurada pela Agência Brasil, a SBPC respondeu, por meio de nota, que “nunca houve convite oficial por parte do Parlamento Nacional” para que entidades da comunidade científica participassem das discussões sobre o substitutivo do Código Florestal. Segundo a SBPC, a participação ocorreu motivada pela própria comunidade científica, que resultou num grupo de trabalho que publicou o livro O Código Florestal e a Ciência - Contribuições para o diálogo. A SBPC também afirmou que concorda que o Código Florestal precisava de aprimoramentos, mas que solicitou mais dois anos para discutir o documento.

“A SBPC e a ABC (Academia Brasileira de Ciências) consideram precipitada a decisão tomada na Câmara dos Deputados, pois não levou em consideração aspectos científicos e tecnológicos na construção de um instrumento legal para o país”, concluiu a entidade em nota a nota.

A WWF, até o momento, não respondeu à solicitação de informações feita pela Agência Brasil, que também procurou a representação do Greenpeace no Brasil, mas não encontrou quem respondesse formalmente pela ONG.

+ Mais

Fundo de Restauração da Mata Atlântica deve incluir ampliação das áreas de preservação

26/05/2011 - 13h08
Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba – O Fundo de Restauração da Mata Atlântica, que será implantado pelo Ministério do Meio Ambiente, deve incluir ações como a ampliação das áreas de preservação permanente (APPs) do bioma e a elaboração de um inventário para contabilizar a biodiversidade. O fundo servirá de subsídio para os planos municipais de restauração do bioma. De acordo com o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João de Deus Medeiros, que participou da Semana da Mata Atlântica 2011, em Curitiba, o governo tem o compromisso de gerenciar bem essa ecorregião, considerada a mais ameaçada do continente americano.

Painéis expostos no evento mostram que o Brasil mantém bem conservadas apenas 7% da cobertura original da Mata Atlântica. Há ainda 27% de áreas remanescentes em diferentes estágios de conservação. No Paraná, a Mata Atlântica representa 14% do território.

Ambientalistas presentes ao evento criticaram a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Código Florestal nesta semana.

“Temos o receio de que as alterações feitas no Código Florestal resultem no descumprimento de compromissos estabelecidos pelo país nas convenções da Diversidade Biológica (CDB) e do Clima. Assumimos o compromisso de recuperar grandes áreas dos ecossistemas terrestre e marinho”, afirmou o presidente do Conselho Nacional de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Cleiton Lino.

Ele destacou ainda a importância de o Brasil ser uma referência mundial no assunto por causa da aproximação da Rio+20, evento da Organização das Nações Unidas (ONU) que será realizado no país no próximo ano.

Entre os ambientalistas, há o consenso de que a aprovação do Código Florestal, do jeito que está, será “um retrocesso e uma incoerência”, tendo em vista os acordos internacionais já firmados.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.