Panorama
 
 
 

PMDB LIDERA PARTIDOS QUE PROPÕEM A REVOGAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2011

30/05/2011 - O secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, recebeu, na segunda-feira, 30, em seu gabinete, o diretor geral do Ministério do Meio Ambiente, Território e Mar da Itália,Corrado Clini. O encontro teve como objetivo estabelecer uma Cooperação técnica entre Brasil e Itália.

Participaram da iniciativa, Martina Hauser, Coordenadora do Ministério do Meio Ambiente, Território e Mar da Itália, Stefania Romano do Regional Environmental Center, Mario Spadari, Diretor Executivo da Fundação Willy Brandt, Mario Garnero, Presidente do Fórum das Américas e Ana Amélia Meireles, Relações Internacionais do Fórum das Américas, além dos assessores da Secretaria do Meio Ambiente, Oswaldo Lucon e Ana Paula Fava.

A cooperação com a Secretaria do Meio Ambiente, neste ano, será no Momento Itália Brasil, evento que vai comemorar a ligação entre os dois países, junto com os 150 anos da unificação italiana e 65 anos da proclamação da República.

Reconhecido por experiências em ações e medidas sustentáveis, o governo italiano já assinou Protocolo de Intenções com a Secretaria da Agricultura em 2009 e pretende desenvolver Cooperação técnica e financeira com a SMA. Entre os temas sugeridos estão: Energias Renováveis, Construção Sustentável, Transporte Sustentável, Proteção da Biodiversidade e Mudanças Climáticas.

Bruno Covas lembrou que o Estado de São Paulo é pioneiro em leis ambientais “nossa lei de Mudanças Climáticas é uma das mais exigentes”, disse, referindo-se à lei paulista que estabelece a meta de diminuição da emissão de gases do efeito estufa em 20% até 2020. Uma das ferramentas para alcançar o objetivo dessa lei é a maior utilização de etanol como combustível, outro quesito que São Paulo saiu na frente. “Acreditamos que o biocombustível já é uma medida economicamente viável e pode competir com os derivados de petróleo. É um assunto global” explica Clini.

O Ministério do Meio Ambiente da Itália organizará um evento internacional em outubro de 2011 com o Ministério de Relações Exteriores do Brasil, para colocar empresários italianos e brasileiros em contato nos temas de interesse comum.

Complementando a cooperação entre os países, o secretário Bruno Covas sugeriu que a conferência se desse junto com o evento da SMA Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde – BINEV, que terá sua segunda edição no final deste ano. “Vamos analisar o material enviado por Oswaldo Lucon e Ana Paula Fava, além do que foi conversado aqui para começar a trabalhar juntos o mais rápido possível.” Disse Clini.
Texto: Ivi Piotto Fotografia: José Jorge

+ Mais

Fórum apresenta Plano de Manejo da APA Várzea do Tietê

18/05/2011 - A Fundação Florestal, a Escola de Artes, Ciência e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP - e o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental vão apresentar dia 26.05, no 1º Fórum da APA Várzea do Rio Tietê, o Diagnóstico Socioambiental resultado da primeira Etapa do Plano de Manejo da APA.

O evento será realizado às 9h no auditório azul da EACH/USP, situado na Avenida Arlindo Béttio, 1000 - Ermelino Matarazzo - São Paulo/SP - e vai apresentar a todos os atores do poder público e da sociedade civil o diagnóstico socioambiental da APA Várzea do Rio Tietê, a fim de promover reflexões e estimular o debate acerca dos resultados das questões levantadas nas oficinas de diagnóstico. Acompanhe a programação.

A Fundação Florestal - órgão vinculado a Secretaria Estadual do Meio Ambiente que é responsável pela gestão das Unidades de Conservação (UCs) de São Paulo - iniciou a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Várzea do Rio Tietê em dezembro de 2010, por meio de parceria com a USP Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

O Plano de Manejo fará a revisão do zoneamento ambiental da APA Várzea do Rio Tietê, a consolidação, discussão e o georreferenciamento de seus limites, bem como a elaboração dos programas de gestão, de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade socioterritorial e de conservação.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.