Panorama
 
 
 

CETESB DISPONIBILIZA CARTILHA SOBRE
LICENCIAMENTO DE INDÚSTRIAS NA RMSP

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2011

Publicação é produto da parceria entre CETESB, FIESP e CIESP Acaba de ser disponibilizada no site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, a cartilha Licenciamento Ambiental da Atividade Industrial na Região Metropolitana de São Paulo.

Trata-se do último produto da parceria entre a CETESB e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, agora também contando com a participação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP, que teve início em 2006, com a assinatura do Protocolo de Intenções para Orientação e Conscientização do Micro e Pequeno Empresário em relação ao Licenciamento Ambiental.

Sob coordenação da CETESB, através dos trabalhos desenvolvidos pela engenheira Célia Regina Buono Palis Poeta, gerente do Departamento de Apoio Técnico de Gestão Ambiental, por Eliana de Melo Braga, da Agência Ambiental do ABC II, e por Silvia Regina Burzaca, da Agência Ambiental do Tatuapé, a presente publicação visa apresentar todos os passos necessários para o licenciamento ambiental de empreendimentos na Região Metropolitana de São Paulo.

Conforme explicam as responsáveis pela publicação, as especificidades desta região do Estado, onde a preocupação com o controle da poluição se manifesta desde a década de 70, por meio da instituição de diferentes marcos regulatórios de caráter normativo, como a Lei de Controle de Poluição, o Zoneamento Industrial da RMSP e a Lei de Proteção aos Mananciais, conciliada ao Código Florestal, “levou à formulação deste guia, na intenção de orientar sobre os aspectos legais e institucionais que condicionam a implantação, operação, ampliação ou regularização das atividades industriais na RMSP, após a unificação do licenciamento no Estado”.

As autoras do trabalho salientam que no mesmo “link” onde está disponibilizado esse mais recente material produzido pela parceria entre as instituições envolvidas, estão também disponibilizadas as cartilhas da série Licenciamento Ambiental e as Micro e Pequenas Empresas Vol I - Dúvidas Frequentes e Vol II - Sistema de Licenciamento Simplificado.
Texto: Mário Senaga

+ Mais

CETESB multa Petrobras, em Paulínia, por emissão de fumaça preta

Acidente ocorreu no dia 21 de abril gerando reclamações da comunidade. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB multou a Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, em R$ 130.875,00, valor correspondente a 7.500 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo – UFESP, por causa das emissões de fumaça preta e incômodos à população, ocorridos no último dia 21 de abril, na Refinaria do Planalto – REPLAN, localizada no Município de Paulínia.

O acidente, segundo a empresa, foi decorrência de variações na tensão de energia elétrica, ocasionando falha no sistema termoelétrico da unidade. Técnico da Agência Ambiental de Paulínia, da CETESB, atendendo a reclamações da população, realizou uma inspeção na refinaria constatando a paralisação das operações por volta das 17h00.

Por esse motivo, os gases inflamáveis da refinaria estavam sendo encaminhados para queima nos “flares” da unidade, para aliviar o sistema. A grande quantidade de hidrocarbonetos, cuja combustão ocorreu de forma incompleta, ocasionou a emissão de grande volume de fumaça preta para a atmosfera.

A CETESB, considerando a grande intensidade e a duração do episódio de emissão de fumaça preta na atmosfera e os inconvenientes causados ao bem estar público, autuou a Petrobras impondo a multa e exigindo a apresentação de um relatório com as causas detalhadas da paralisação das operações industriais, as ações de controle desenvolvidas para solucionar o problema e as medidas adotadas na retomada das atividades.

Solicitou, ainda, informações sobre eventuais ações externas para o esclarecimento da população do entorno, bem como sobre medidas a serem implementadas para evitar novos episódios dessa natureza.
Texto – Newton Miura


 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.