Panorama
 
 
 

CONSEMA APROVA MUDANÇA NOS PADRÕES DE
MEDIÇÃO NA QUALIDADE DO AR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2011

25/05/2011 - O Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA aprovou, na reunião de quarta-feira, dia 25/05, o EIA/Rima da duplicação da Rodovia Raposo Tavares - PP 270, trecho entre o Km 115+500 e 158+400 e o relatório de revisão dos padrões de qualidade do ar e aprimoramento da gestão integrada da Qualidade do Ar no Estado de São Paulo, aproximando os novos níveis de medição aos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Além da pauta do dia, foi ainda deliberada, em caráter de urgência, a solicitação da prefeitura do município de Mogi das Cruzes para a prorrogação da Audiência Pública da instalação do aterro da Queiroz Galvão no município. A prorrogação para mais 90 dias foi aprovada por 15 votos favoráveis, 8 contrários e 7 abstenções.
Texto: Ivi Piotto Fotografia: Pedro Calado

+ Mais

Usinas recebem vistoria do Protocolo Agroambiental

12/05/2011 - O Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético mudou as práticas na lavoura paulista da cultura da cana-de-açúcar. Uma vistoria realizada pela equipe técnica, responsável pela avaliação e monitoramento do cumprimento das ações propostas, verificou avanços no Estado de São Paulo. As usinas São José da Estiva e Santa Isabel I, em Novo Horizonte, foram vistoriadas nesta semana, nos dias 9 e 10.

A equipe técnica é formada por Ricardo Viegas, gerente do projeto Etanol Verde da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, Daniel Lobo, da União das Indústrias de Cana-de-açúcar do Estado de São Paulo – UNICA, e Sergio Torquato, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A técnica da SMA, Andrea Sendoda também acompanhou a vistoria.

O relatório aponta que a Usina São José da Estiva espera colher 90% dos 2,5 milhões de toneladas de cana de forma mecanizada. “A estimativa é que eles cheguem em 100% antes mesmo do prazo de 2014. A usina também vai fazer o corte e o transporte de lavouras de seus fornecedores”, informou Ricardo Viegas.

Para este ano haverá ampliação de mais de 60% da capacidade de exportação para a rede de distribuição de energia elétrica.

Antes disso, porém, em 2009 a usina havia adotado a limpeza seca da cana ao invés da lavagem com água. A cana chega da colheita com impurezas como terra, areia e palha, que geralmente são retirados com água. O novo processo faz esta limpeza com jatos de ar e economiza até 50% do volume de água consumido. Outra inovação é a adubação, que é quase toda orgânica. “É feita com compostagem dos resíduos da usina e esterco de pastos da região”, afirmou a técnica Andréa.

Já a Usina Santa Isabel I prevê adquirir duas máquinas novas para a colheita mecânica. A unidade industrial possui mais de 5 mil funcionários nas duas usinas (indústria e agrícola). A rotação de cultura é feita com o amendoim em 60% das áreas de reformas. A empresa prepara a terra e fazem uma parceria com os produtores locais para ajudá-los. De acordo com o relatório, a alta produtividade de cana se deve aos cuidados e conservação de solo.

Mais de 85% da área de cana plantada tem fertirrigação. Possui baixo consumo de água na indústria (0,3 m3 por tonelada de cana). A Usina Santa Isabel também exporta energia para a rede de distribuição de eletricidade.

Mata ciliar
Atualmente o setor sucroenergético é o mais avançado na preservação e recuperação de mata ciliar. A Usina Santa Isabel I possui como meta plantar 1,5 milhão de mudas para recuperar as Áreas de Preservação Permanentes (APP). Hoje, a média de recuperação é de 80 mil mudas por ano nas duas unidades da empresa.

Já a Usina São José da Estiva tem o compromisso de preservar e recuperar cerca de quatro mil hectares de mata ciliar. A empresa tem viveiro próprio e, entre 1997 e 2010, plantou mais de 90 mil mudas.
Texto: Lukas Campagna


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.