Panorama
 
 
 

O VALOR DA BIODIVERSIDADE DENTRO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2011

30/05/2011 - Em junho de 2012, durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável ( Rio + 20), na cidade do Rio de Janeiro, será apresentado o relatório preliminar do The Economics of Ecosystems & Biodiversity (TEEB- sigla em inglês). Também está previsto o lançamento destes resultados na 11a Sessão da Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica a ser realizada em outubro de 2012, em Nova Déli, na Índia.

A Economia dos Ecossistemas e Biodiversidade (TEBB) é um estudo global, iniciado em 2007 pelo G8 (Grupo constituído pelos oito países mais ricos do mundo) e pelas cinco maiores economias em desenvolvimento. A proposta é promover uma melhor compreensão do real valor econômico fornecido pelos serviços ecossistêmicos e disponibilizar ferramentas econômicas que levem tais valores em consideração.

O TEEB Brasil é uma iniciativa conjunta do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da Conservação Internacional do Brasil. De acordo com o secretário de Biodiversidade e Floresta do MMA, Bráulio Dias, o projeto TEEB Brasil tem como objetivo conduzir estudos-piloto no âmbito nacional e estadual, avaliando impactos sociais e econômicos da perda da biodiversidade e degradação dos ecossistemas, bem como as respostas da sociedade (setor público, empresarial e sociedade civil).

"O que se espera do estudo e uma maior eficiência e coerência na gestão dos recursos naturais do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento local e regional", explicou o secretário. Os estudos no Brasil terão a participação do Ministério da Fazenda, para que seus resultados possam mudar a elaboração das políticas públicas e as práticas com relação à biodiversidade.

O grupo responsável pela elaboração dos estudo no Brasil se reuniu nesta segunda-feira (30/05) para discutir a metodologia a ser aplicada na elaboração do trabalho. Durante a reunião, ouviram um relatório do assessor especial do Pnuma em Economia Verde, Pavan Sukhdev, sobre as atividades do TEEB em todo o mundo.

+ Mais

Plano de Outorga Florestal 2012 está aberto a consulta pública

31/05/2011
O Serviço Florestal Brasileiro abriu para consulta pública o Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF) 2012, documento elaborado anualmente com o objetivo de planejar a produção florestal sustentável por intermédio da concessão de florestas públicas.

O Plano descreve as áreas que poderão ser submetidas à concessão, meio pelo qual empreendedores podem ter acesso a florestas públicas para praticar manejo florestal sustentável e explorar produtos e serviços. O prazo para envio de sugestões vai até 29 de junho.

"A consulta pública do PAOF permite que a sociedade conheça com antecedência as florestas públicas passíveis de concessão florestal no período de sua vigência, os mecanismos utilizados para essa escolha e, consequentemente, possa contribuir para o processo", afirma o gerente de Planejamento do Serviço Florestal, José Humberto Chaves.

As sugestões podem ser encaminhadas por órgãos federais, estaduais e municipais, ou qualquer pessoa da sociedade civil, e serão avaliadas para a elaboração do documento final, que será publicado até 31 de julho.

O PAOF é um documento instituído pela Lei de Gestão de Florestas Públicas, Lei no 11.284/2006 e sua elaboração envolve consulta ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade para a definição das Florestas Nacionais, ao Conselho de Defesa Nacional, uma vez que envolve áreas em região de fronteira, à Secretaria do Patrimônio da União e à Comissão de Gestão de Florestas Públicas.


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.