Panorama
 
 
 

 

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE RETOMA
PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS

Panorama Ambiental
Rio Grande do sul (RS) – Brasil
Maio de 2011

Publicação: 27/05/2011 - Cinco encontros regionais retomam o 1º Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), após quase três anos de paralisação. A iniciativa do Governo do Estado do RS, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), ocorreu oficialmente no último dia 17 de maio, no Plenarinho da Assembléia Legislativa.

De acordo com a diretora do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Nanci Giugno, "o primeiro passo é estabelecer o processo de informação, discussão e construção coletiva de cenários estratégicos futuros relativos aos usos das águas do Estado".

Para isso, a diretora informou que, conforme decisão do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) serão realizados cinco encontros regionais. "Nesta ocasião, os representantes dos usuários da água, os representantes da população e o poder público estadual construirão, em conjunto, os cenários para a utilização futura das águas, de maneira a garantir o desenvolvimento social e econômico sustentado do Rio Grande do Sul", explicou.

Os cinco encontros regionais já estão agendados e acontecem em Porto Alegre (08/06); Camaquã (09/06); Santana do Livramento (10/06); Osório (16/06) e Passo Fundo (17/06). Os locais e horários devem ser consultados junto ao CERH pelo email crh@sema.rs.gov.br ou telefone (51) 3288-8142.

+ Mais

Fepam apresenta o Programa Estadual de Sustentabilidade dos Recursos Atmosféricos

Publicação: 30/05/2011 - Foi apresentado nesta segunda (30), no Auditório da Sema, o Programa Estadual de Sustentabilidade dos Recursos Atmosféricos. O trabalho faz parte de uma nova perspectiva do aprimoramento da gestão ambiental no Estado, através de um novo desenho para a Rede Estadual de Monitoramento Automático da Qualidade do Ar. "É um dia histórico para a Fepam e para o Rio Grande do Sul. Hoje estamos dando um passo largo para resolver uma dívida com o Estado, de termos uma rede real de monitoramento do ar", salientou o diretor-presidente da fundação, Carlos Fernando Niedersberg.

Segundo o presidente, esta nova configuração da rede busca otimizar os recursos humanos e materiais disponibilizados pela esfera pública e privada comprometidos com a qualidade dos recursos atmosféricos. Niedersberg destacou a importância do assunto para a saúde pública. "Trata-se de um marco das parcerias público-privadas. Teremos um instrumento importante de gestão ambiental, pois nos dá maior segurança para a concessão de licenças ambientais". Niedersberg ainda fez questão de destacar que os dados serão gerados e gestionados pelo ente público, no caso a Fepam, que manterá os dados sempre disponíveis para a população.

Após a explanação inicial do presidente, a coordenadora da pesquisa Vera Vargas falou sobre a Qualidade do Ar e a Saúde Humana, seguida da coordenadora do Pró-Ar, Iara Brito Martins, que detalhou aspectos do Programa, em especial do Projeto 1, denominado Sustentabilidade da Rede Estadual de Monitoramento Automático da Qualidade do Ar.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.