Panorama
 
 
 

TIGRESA VÍTIMA DE MAUS-TRATOS SEGUE DO PARÁ PARA SÃO PAULO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2011

Belém (10/05/2011) – O Ibama enviou nesta terça-feira (10/05) uma solitária tigresa de bengala para se reunir a outros da sua espécie no ZooPark, um zoológico onde os animais vivem em semi-liberdade e em ambientes semelhantes aos da natureza em Itatiba, na região metropolitana de Campinas, em São Paulo. Fazia 42 dias que a felina, apreendida sob condições de maus-tratos em Paragominas, no sudeste do Pará, se recuperava dos anos de fome e descaso que enfrentou como uma das atrações de um pequeno circo intinerante do interior do Brasil.

“Quando a retiramos de lá, ela mal conseguia se erguer, de fraqueza”, lembra o veterinário Christian Legatzky, da Divisão de Fauna do Ibama no Pará. Além da tigresa, cuja espécie está ameaçada de extinção, um babuíno e um avestruz foram apreendidos no mesmo circo. O proprietário do negócio acabou multado em R$ 11,4 mil pelos maus-tratos e por introduzir animais exóticos no país sem autorização (o tigre é originário da Ásia e os outros da África). Magra e fraca, a tigresa foi trazida para Belém onde ficou desde a apreensão se recuperando no Museu Emílio Goeldi. Nas primeiras semanas no novo endereço, chegou a comer 10 kg de carne num único dia. Acabou ganhando força, engordando aproximadamente 25 kg, e, hoje, bem melhor de saúde, já pesa cerca de 150 kg.

Trailer no meio da praça
Além de recinto e alimentação adequada, um grande felino também exige cuidados de segurança. No caso do circo, a tigresa vivia num trailer sem qualquer segurança que ficava estacionado até nas praças das cidades onde o espetáculo era apresentado. “Para se ter um tigre em cativeiro, é necessário ter um plano de contenção. Ele é imprescindível, pois, em caso de fuga, assegura-se a proteção do animal e da população”, explica o veterinário Mauro Jackson, da Divisão de Fauna do Ibama no Pará.

O babuíno e o avestruz também apreendidos no circo já foram destinados, respectivamente, ao Zoológico de Teresina, no Piauí, e a um mantenedor de fauna de Belém.
Nelson Feitosa
Ascom/Ibama/PA


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.