Panorama
 
 
 

NOVA ESPÉCIE DE MAMÍFERO É DESCOBERTA NO PARQUE NACIONAL DA RESTINGA DE JURUBATIBA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2011

Brasília (24/06/2011) - Cerradomys goytaca ou ratinho-goytacá. Estes são os nomes científico e popular dados pelos pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a uma nova espécie de mamífero descoberta no Parque Nacional Restinga de Jurubatiba, unidade de conservação fluminense gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O nome se deve ao fato de a espécie estar restrita à região litorânea do norte fluminense, antigamente habitada pelos índios Goytacazes. Estudos morfológicos e genéticos conduzidos pelos pesquisadores William Correa Tavares, Leila Maria Pessôa e Pablo Rodrigues Gonçalves, da UFRJ, logo mostraram que as espécies mais aparentadas ao ratinho-goitacá estão no cerrado (por isso, “Cerradomys” = rato do Cerrado).

Com a descoberta dessa espécie, novos estudos estão sendo desenvolvidos para entender sua origem evolutiva, ecologia, comportamento e como as transformações regionais causadas pelo homem poderão afetar as populações do animal.

A descoberta contrariou as expectativas de que toda a fauna das restingas teria fortes conexões com a fauna da Mata Atlântica. Apesar das distinções de temperatura, salinidade e umidade entre restingas e florestas atlânticas, as pesquisas científicas realizadas até então mostravam que as espécies de mamíferos das restingas eram as mesmas encontradas nas florestas atlânticas adjacentes.

Mas tal hipótese, de que a restinga seria apenas um subconjunto da biota da Mata Atlântica, caiu por terra com a descoberta dessa nova espécie de roedor exclusiva das restingas de Jurubatiba. Os pesquisadores descreveram recentemente a espécie, e derrubaram a tese até então corroborada, em um artigo publicado no fascículo de junho da revista internacional Journal of Mammalogy.

O ratinho-goitacá habita preferencialmente as moitas de Clusia, a árvore mais comum na parte mais aberta da restinga, ao contrário de outros mamíferos de pequeno porte que preferem as matas mais úmidas.

Durante o dia ele permanece em seu ninho em meio às bromélias ou mesmo nos galhos da Clusia. Já à noite ele sai para realizar suas atividades, dentre elas, um delicioso banquete com coquinhos do guriri ou juruba, famosa palmeirinha que deu nome ao Parque. O ratinho-goitacá é um dos principais consumidores e dispersores.

Segundo o chefe do parque, Carlos Alexandre Fortuna, a consolidação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e o progressivo fortalecimento da UFRJ em Macaé têm contribuído para um avanço científico sem precedentes no conhecimento sobre a biodiversidade preservada nas restingas da região. “Alguns avanços são representados pelo crescente reconhecimento das restingas como berçários de novas espécies na Mata Atlântica, especialmente de pequenos mamíferos, reforçando a necessidade de preservá-las”, frisou Fortuna.
Ascom/ICMBio

+ Mais

CENAP lança guia de predadores e animais silvestres

Brasília (29/06/2011) - O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), centro vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de lançar o Guia Prático de Convivência: Predadores Silvestres e Animais Silvestres, baseado no Guia de Convivência: Gente e Onça, que já está na segunda edição. O guia foi elaborado pelos pesquisadores Sílvio Marchini, Sandra Cavalcanti e Rogério de Paula.

O guia reúne, em linguagem acessível à população, questões relacionadas à predação e técnicas preventivas, recomendações para se evitar acidentes com grandes felinos, informações a respeito da ecologia e conservação de carnívoros e dicas sobre o manejo de animais domésticos, sendo uma referência para os interessados no tema.

O guia, que se constituiu numa ampliação do projeto original, contou com a colaboração de diversos pesquisadores. O objetivo foi levantar o tema “conflitos com carnívoros”, apresentar casos de predação envolvendo outras espécies de animais silvestres e, de forma inédita, tratar dos acidentes envolvendo pessoas e esses grandes felinos, com foco na prevenção para que não ocorram.

Além da inclusão de outras espécies de carnívoros, tratadas no guia em capítulos separados por tipo de predação (predadores de peixes, aves domésticas, animais domésticos de maior porte, entre outros), a edição incorporou fotos e diversas ilustrações de folhetos explicativos, que são utilizados pelo Cenap em campanhas educativas.

O guia estará disponível no site do Cenap no endereço: www.icmbio.gov.br/cenap. As Unidades de Conservação que tiverem interesse em adquirir a versão impressa podem entrar em contato com o centro pelo telefone: (11) 4411-6633 ou e-mail: cenap@icmbio.gov.br


 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.