Panorama
 
 
 

POLÍTICAS PÚBLICAS DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS BUSCA INTEGRAR GOVERNO E SOCIEDADE

Panorama Ambiental
Rio Grande do Sul (RS) – Brasil
Junho de 2011

Publicação: 03/06/2011 - Na manhã desta sexta-feira (03) a secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, mediou o "Seminário Intersecretarial sobre a implementação das Políticas Públicas de Plantas Medicinais e Fitoterápicos", que aconteceu na Sala Verde da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Em seu pronunciamento, Jussara Cony explicou que esta política visa integrar os órgãos governamentais e a sociedade na realização de iniciativas relativas a plantas medicinais, aromáticas, condimentares e aos medicamentos fitoterápicos. Segundo ela, o projeto da implantação da política no Rio Grande do Sul está em sintonia com o projeto nacional. "A Sema é estratégica para o processo de desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade do RS e a Política de Plantas Medicinais está trabalhando na concepção de política de Estado, com forte participação da sociedade".

A reunião contou com a participação de representantes de diversas secretarias de Estado, que prestaram apoio ao projeto. A secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, enfatizou a importância da implantação da Política, ressaltando que é uma das estratégias para enfrentar a pobreza. As representantes da Secretaria da Saúde abordaram a Contextualização da Implantação da Fitoterapia como opção Terapêutica no SUS. "A Política das Plantas Medicinais é parte integrante na área da saúde e se torna muito importante na questão do uso correto dos medicamentos, pois atualmente percebemos certo uso irracional e desnecessário", informou Irene Prazeres. "Com a fitoterapia temos uma tratamento com qualidade", completou Silvia Czermainski, também da Secretaria da Saúde".

Na ocasião, os integrantes debateram demais questões relacionadas à Política, que será lançada no próximo dia 8, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Por fim, Jussara Cony ressaltou que o projeto contará com o apoio de todas as secretarias e suas vinculadas. Na reunião estavam presentes também a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Emater, Fepam e FZB, entre outros.

+ Mais

Estudo aponta soluções para melhorar ar, clima e energia no RS

Publicação: 24/06/2011 - Na próxima terça-feira (28) acontece o Seminário de Apresentação dos Resultados do Plano Ar, Clima e Energia (PACE), projeto de cooperação entre o Governo Francês e o Governo do Rio Grande do Sul. Na ocasião serão apresentados os resultados do estudo, por meio de documento de planejamento estratégico para uma política integrada de Ar, Clima e Energia, a ser entregue para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Este documento, desenvolvido durante um ano e meio, com trabalho técnico e discussões com os parceiros, visa apoiar a tomada de decisão do Governo do Estado para melhorar a qualidade do ar no RS, reduzir as emissões de gases de efeito estufa (mudanças climáticas), diminuir as vulnerabilidades do território às alterações do clima e melhorar a gestão da energia (energias renováveis, eficiência energética).

De acordo com a Secretária Estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, "o material é uma ferramenta de desenvolvimento sustentável para o RS, como solicitado na Política Nacional das Mudanças Climáticas (PNMC) e na Política Gaúcha das Mudanças climáticas (PGMC)".
Além disso, durante o evento serão apresentadas recomendações focadas nas atividades realizadas pela Fepam, conforme a coordenadora do projeto, Charlotte Raymond. Ela explicou também que o PACE deverá ser usado como apoio para debate de maior amplitude sobre as mudanças climáticas no sul do País. "Queremos que com o projeto essa região do Brasil esteja preparada para enfrentar essas questões", disse ela.

O evento contará com palestra do - Codesul para fomentar uma estratégia de debate sobre a qualidade do ar. Também estarão presentes representantes da FINEP, BNDES, Instituições Ambientais do Paraná e Mato Grosso do Sul, BRDE, Itaipu Binacional, Agência Francesa do Meio Ambiente e da Gestão de Energia, entre outros.

O seminário acontece na próxima terça-feira, 28, das 8h30 às 18h, no Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1085 - Centro- Porto Alegre/RS). O programa do evento está disponível no site www.sema.rs.gov.br.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.