Panorama
 
 
 

POMAR URBANO RECEBE ALCOA PARA PLANTIO DE MUDAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2011

20/06/2011 - Sob o sol de inverno de São Paulo, cercado pelo trânsito da Marginal Pinheiros, o projeto Pomar Urbano, da Secretaria do Meio Ambiente, se destaca, verde, às margens do rio. Foi nele que, nesta segunda-feira, 20, três mudas de árvores ganharam seu lugar ao sol. O presidente da Alcoa America Latina e Caribe, Franklin L. Feder realizou seu sonho de plantar uma árvore na cidade de São Paulo.

“Há mais ou menos 50 anos eu passo pelas marginais de São Paulo e penso que deve haver alguma coisa que pode ser feita para melhorá-las. Hoje é a realização de um antigo sonho. Fiquei emocionado ao ouvir como o projeto começou, com seu aspecto ambiental e social de integrar setores da sociedade e com a inspiração do Sr. Mario Covas.”, confessa o presidente da Alcoa, ainda com as mãos sujas de terra após plantar seu Ipê. “A Alcoa tem o projeto e plantar 10 milhões de árvores, então eu já tenho alguma experiência nisso, mas plantar uma muda no meio da cidade de São Paulo é uma emoção que nunca senti”, completa.

O presidente, Franklin Feder, o Diretor de Assuntos Institucionais, Marcelo Lomelino, e o Diretor de Energia, Ricardo Sayão, da Alcoa, plantaram cada um a sua muda. Os representantes da SMA e do Projeto Pomar Urbano, Zuleica Maria, Dagoberto Meneghini e Alex Maia, acompanharam o plantio enquanto explicavam aos empresários sobre o Projeto.

“A SMA se debruçou nesse projeto com tudo o que tínhamos de melhor tecnicamente. Fizemos um solo novo para instituir o Pomar, resgatamos a área. Antigamente isso era um bota fora, as pessoas nem olhavam pra cá, e hoje é um orgulho pra gente. E estamos sempre ouvindo isso”, explica Dagoberto, um dos técnicos realizadores do projeto, ao Presidente da Alcoa.

A empresa, uma provável parceira, não poupou elogios ao Pomar. “O Projeto é super legal. E a paixão dos técnicos por tudo isso é a alma dele.”, ressaltou Lomelino. A comitiva seguiu até a sede do Projeto Pomar, onde eles viram fotos desde o início do projeto e o viveiro de mudas.



A missão do projeto é recuperar as áreas de cobertura vegetal das margens do Rio Pinheiros e reintegrá-lo à paisagem e à vida paulistana. Para isso, conta com parceiros que “adotam” e cuidam de trechos das margens do rio. O projeto também incorpora aspecto social as suas atribuições, e já capacitou diversos profissionais de jardinagem.
Texto: Ivi Piotto Fotografia: Pedro Calado

+ Mais

Parque Estadual da Serra do Mar recebe reforço policial

17/06/2011 - A partir da próxima segunda-feira, dia 20, a Polícia Militar Ambiental colocará 14 novas viaturas em operação para a proteção do Parque Estadual da Serra do Mar. Esse primeiro lote de viaturas reforçará a atuação dos policiais militares ambientais na operacionalização do Plano de Policiamento e Fiscalização das Unidades de Conservação, o PRO-PARQUE, e do Plano de Policiamento Ambiental Marítimo, o PRO-MAR.

A Polícia Militar Ambiental, vinculada a Secretaria do Meio Ambiente - SMA, é a instituição direcionada à fiscalização e proteção do meio ambiente. Seu trabalho é uma importante engrenagem no mecanismo de conservação da nossa biodiversidade, e seu empenho garante constantemente a preservação das áreas protegidas do estado de São Paulo para o benefício da população.

Os novíssimos veículos, do tipo caminhoneta cabine dupla, modelo Mitsubishi Triton, são fruto do maior programa de proteção socioambiental do mundo, o Programa de Recuperação Sócio-ambiental da Serra do Mar, feito pela parceria entre órgãos da SMA, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano - CDHU, pesquisadores e participação e apoio financeiro do Banco Interamericano do Desenvolvimento – BID.

Empregadas para proteger e atuar nos municípios que contemplam o Parque Estadual da Serra do Mar, as viaturas concentrarão ação nos municípios da Baixada Santista (Guarujá, Bertioga, Santos, Santos, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruibe, Itariri e Pedro de Toledo), Litoral Sul (Miracatu, Iguape, Cananéia e Ilha Comprida), Litoral Norte (Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Ilha Bela) e Vale do Paraíba (São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra, Cunha, Paraibuna).
Texto: Ivi Piotto Fotografia: José Jorge/Pedro Calado

+ Mais

SMA realiza 3º Reunião Geral das Comissões de Julgamento de Autos de Infração Ambiental

16/06/2011 - Nos dias 14 e 15 de junho, oficiais da Polícia Militar Ambiental, técnicos e diretores da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), que compõem as Comissões de Julgamento de Autos de Infração Ambiental estiveram reunidos na cidade de Campos do Jordão.

A Reunião Geral das Comissões de Julgamento de Autos de Infração Ambiental já conta com sua terceira edição, oportunidade em que são avaliados os resultados, estudados os casos regionais, traçadas as linhas de ação e padronizados os procedimentos para todo o Estado.

A abertura do evento contou com a presença do Subcomandante da Polícia Militar Ambiental, Tenente Coronel PM Cláudio Miguel Marques Longo e da Diretora do Departamento de Fiscalização e Monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente, Isabel Fonseca Barcellos.

Atualmente existem dez Comissões de 1ª Instância, distribuídas por todo o Estado de São Paulo e uma Comissão de Segunda Instância, sediada na SMA, em São Paulo.

Iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, essas reuniões têm tido caráter excepcional para a uniformidade das ações, propiciando maior lisura e legalidade nos atos administrativos praticados.
Texto: Comunicação Social da Polícia Militar Ambiental


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.