Panorama
 
 
 

PRESIDENTA DILMA CRIA GRUPOS DE TRABALHO PARA A RIO+20

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2011

07/06/2011
Maiesse Gramacho
O Brasil iniciou oficialmente hoje (7/6) os preparativos para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. Nesta manhã, a presidenta Dilma Rousseff assinou decreto criando órgãos considerados fundamentais para a realização do evento, em junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro: a Comissão e o Comitê Nacional de Organização da conferência e uma Assessoria Extraordinária, no âmbito do MMA, dedicada ao tema.

A assinatura do decreto ocorreu em solenidade concorrida no Palácio do Planalto, com a presença de ministros - entre eles a do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o da Casa Civil, Antonio Palocci, e o das Relações Exteriores, Antonio Patriota -, do subsecretário-geral do Departamento Econômico e Social da ONU e coordenador da Rio+20, Sha Zukang, de governadores, senadores, deputados, embaixadores, secretários de Estado e representantes da academia, de movimentos sociais e do setor produtivo.

"Estou empenhada em garantir a maior representatividade para essa reunião. Meu Governo fará todo empenho para que a Rio+20 não seja só uma autoconsciência brasileira a respeito de uma trajetória, de um compromisso, mas, também, que seja um 'diálogo' com o futuro, no sentido de que o mundo possa traçar um 'caminho' para os sete bilhões de humanos que vivem no planeta; que eles tenham um compromisso não só com a geração que compartilhamos, mas com o futuro da humanidade", declarou a presidenta.

Convidado especial, Sha Zukang se disse "honrado em participar deste evento nacional, mas de significado internacional". O representante da ONU agradeceu o País por sediar a conferência e destacou que o Brasil já é considerado exemplo mundial em questões ambientais. "A Rio+20 vai renovar os compromissos feitos em 1992 [quando o tema 'desenvolvimento sustentável' foi tratado pela primeira vez, durante a ECO-92]", acrescentou.

A ministra Izabella Teixeira lembrou que a assinatura do decreto dando o pontapé oficial da preparação para a conferência da ONU acontece no momento em que o Brasil celebra a Semana do Meio Ambiente - iniciada no último dia 2 e com término nesta sexta-feira, 10. "Daqui um ano, estaremos todos no Rio de Janeiro concluindo a Rio+20. Estaremos consolidando uma discussão global sobre uma visão de futuro fundamentada no paradigma do desenvolvimento sustentável, tendo como referência os trilhos da economia verde e da erradicação da pobreza", frisou.

De acordo com a ministra, "o desafio está em olhar para o futuro, com firme liderança, objetivos bem definidos e estratégias pactuadas". Na opinião de Izabella, o Brasil tem capacidade de liderar mundialmente o debate ambiental, e a Rio+20 é uma oportunidade que o País tem de demonstrar isso.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, também participou da cerimônia e, ao discursar, falou de sua satisfação em receber "um evento de impacto planetário".

Atribuições - A Comissão Nacional será co-presidida pelos ministros do Meio Ambiente e das Relações Exteriores e deverá promover a interlocução entre os órgãos e entidades federais, estaduais, municipais e da sociedade civil para articular a participação do Brasil na conferência da ONU. Segundo o ministro Antonio Patriota, a primeira reunião acontecerá ainda neste mês.

O Comitê, por sua vez, ficará responsável pelo planejamento, organização e execução das medidas logísticas necessárias à realização da Rio+20 - inclusive a gestão de recursos e contratos.

Já a Assessoria Extraordinária será o órgão de assistência direta e imediata à ministra do Meio Ambiente, com atribuição, entre outras, de coordenar a elaboração de estudos que subsidiem a formação das posições brasileiras nos principais temas da conferência, especialmente 'economia verde' e 'governança internacional para o desenvolvimento sustentável'.

+ Mais

MMA assina termo de cooperação A3P com a Caixa

09/06/2011
A campanha da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) se espalha pelas instituições do Governo Federal. Desta vez, o termo de cooperação com o MMA, que representa o compromisso de cumprir metas ecologicamente corretas no dia-a-dia de trabalho, foi assinado pela Caixa Econômica Federal (CEF).

"A questão ambiental é basicamente mudança de comportamento", afirmou a ministra Izabella Teixeira durante a cerimônia de assinatura, realizada nesta quinta-feira (09/6), no Teatro da Caixa Cultural, em Brasília, como parte da Semana do Meio Ambiente. A adesão da CEF à A3P vai vigorar entre 2011 e 2016.

Essa é uma decisão voluntária que inclui tarefas que vão desde educação ambiental dos servidores, redução de gases de efeito estufa, mudanças em investimentos, gestão adequada de resíduos e de recursos naturais até a promoção de licitações que tenham preocupações com o meio ambiente.


Izabella Teixeira comentou a importância do programa e do papel da Caixa Econômica Federal na vida dos cidadãos brasileiros, enfatizando as ações da instituição para a proteção aos biomas brasileiros e à qualidade de vida nas áreas urbanas.

"O Brasil será a quinta economia do mundo, e além de ter um povo simpático e charmoso ainda será modelo de País de desenvolvimento sustentável", brincou a ministra.

O presidente da CEF, Jorge Hereda, citou o Fundo Socioambiental, lançado em novembro do ano passado, com o compromisso de aplicar até 2% do lucro em projetos de caráter social e ambiental.

"Nesta semana vamos lançar duas chamadas públicas, com R$ 4 milhões para investimentos em projetos de reflorestamento e recuperação de nascentes, e no dia 17, Dia Nacional de Combate à Desertificação, teremos R$ 6 milhões para o uso sustentável da Caatinga", anunciou Hereda.


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.