Panorama
 
 
 

PROTOCOLO AGROAMBIENTAL É DESTAQUE NO ETHANOL SUMMIT 2011

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2011

08/06/2011 - O Governo do Estado de São Paulo e a indústria sucroenergética estão buscando o desenvolvimento sustentável para o setor. Durante o evento Ethanol Summit 2011, o secretário Bruno Covas apresentou resultados do Protocolo Agroambiental, um acordo pioneiro entre governo e iniciativa privada para a produção mais sustentável do etanol. A palestra aconteceu na terça-feira, dia 7, na capital paulista.

O secretário apresentou o projeto durante a plenária Pró-atividade no setor sucroenergético brasileiro, ao lado de Eduardo Delgado Assad, secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, José Lopes Feijó, assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República, Jeroen Douglas, diretor América Latina i Solidaridad e Ernest Ligteringen presidente I Global Reporting Initiative.

Entre as novidades anunciadas pelo secretário, está o lançamento da “Operação Corta Fogo – Campo sem fogo, campo com vida”, e a intenção do governo paulista de financiar equipamentos e máquinas para fornecedores de cana-de-açúcar, com a finalidade de avançar a mecanização da colheita de cana crua no Estado. “Estamos trabalhando nessas duas frentes. É preciso incentivar por meio de financiamento público que os pequenos ajudem na mecanização, garantindo o fim da queima até 2014 e 2017, um dos pontos principais do Protocolo”, afirmou.



O Protocolo Agroambiental foi elogiado por Assad, do Ministério do Meio Ambiente. “São Paulo é um exemplo nessa linha de alinhar ações entre governo e iniciativa privada. Agora queremos reforçar políticas públicas, englobando estratégias das três esferas de governo, federal e estadual, com o setor privado, para avançarmos nas estratégias de energias limpas”, explicou.

Marcos Junk, presidente da União da Indústria da Cana-de-açúcar – UNICA, ressaltou a importância do desenvolvimento sustentável para o setor. “Nosso desafio é o crescimento com sustentabilidade e eficiência, o que implica em investimentos para a inovação tecnológica e uma crescente profissionalização do setor,” afirmou.

Avanços

Entre os resultados apresentados pelo secretário estão a proteção e recuperação de mais de 262 mil hectares de mata ciliar e 9.300 nascentes; redução do consumo de água no processo de produção de 5m³/ton de cana para 1,5m³/ton na safra 2010/2011; avanço da mecanização da colheita de 34,2% para 55,6%.



Operação Corta Fogo

O Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, a operação “Corta Fogo – Campo sem fogo, campo com vida”, foi lançado no dia mundial do meio ambiente, 5 de junho, pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário Bruno Covas. O sistema aumenta a proteção às áreas de preservação, já que organiza e integra os órgãos de governo, que estão a partir de agora unidos e melhor preparados para enfrentar o problema. Trata-se de uma ação conjunta da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), Casa Militar e Secretaria de Segurança Pública e seus órgãos interligados, como a Polícia Ambiental, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Cetesb, a Fundação Florestal e o Instituto Florestal.
Texto: Lukas Campagna Fotografia: José Jorge

+ Mais

Parque Villa-lobos ganhará mais 20% de área

08/06/2011 - Governador anuncia nova área para o parque urbano, Operação Corta Fogo, verbas para UCs e estradas parques no dia mundial do meio ambiente

A Semana do Meio Ambiente 2011 foi aberta oficialmente no domingo, 5 de junho, no Parque Villa-Lobos. O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, participaram da solenidade de abertura. No evento foi anunciada a ampliação do Parque Villa Lobos, na zona oeste da capital paulista, e um conjunto de iniciativas voltadas à proteção do meio ambiente.

O lema da Semana de 2011 é “juntos cultivamos o futuro”. Alckmin anunciou a incorporação de uma área, que hoje funciona como canteiro de obras da linha 4-Amarela do Metrô, para o Parque Villa-Lobos. "Nós temos aqui no Parque Villa-Lobos 1000 mil m², são 74 hectares de parque. Essa área tem 123 mil m², o equivalente a 20% da área total, que hoje é o canteiro de obras da linha 4 do Metrô, que já está terminando. Então nós vamos doar esses 123 mil m² para o Parque. Vamos ter 12,3 hectares a mais de área verde, ampliando em 20% o Parque Villa-Lobos", explicou o governador.

Ações

Dentre as medidas anunciadas, Alckmin e Bruno Covas assinaram a resolução para criação do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, lançando a operação Corta Fogo – Campo sem fogo, campo com vida. O sistema aumenta a proteção às áreas de preservação, já que organiza e integra os órgãos de governo, que estão a partir de agora unidos e melhor preparados para enfrentar o problema. Trata-se de uma ação conjunta da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), Casa Militar e Secretaria de Segurança Pública e seus órgãos interligados, como a Polícia Ambiental, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Cetesb, a Fundação Florestal e o Instituto Florestal.

O governador também liberou R$ 1,3 milhão para a criação e a implantação de unidades de conservação. O montante será aplicado no Plano de Manejo da APA Campos de Jordão, na implantação do Monumento Natural da Pedra Grande e na criação do Mosaico de Unidades Protegidas e Ampliação de Áreas. Também foi assinada a ordem de serviço para a obra da estrada do Parque Estadual Carlos Botelho (Estrada da Macaca, no Vale do Ribeira), no valor de R$ 876 mil.

O secretário Bruno Covas ressaltou o pacote de ações estratégicas lançadas durante o evento. “São medidas em diversas áreas importantes. Como o combate aos incêndios florestais, a implantação de novas unidades de conversação, obras em estradas parques e o plano para preservação para o Parque estadual do Morro do Diabo”, afirmou.

Relatório de Qualidade Ambiental

O Governo do Estado também lançou o Relatório de Qualidade Ambiental, com um panorama do meio ambiente do Estado de São Paulo em dados, índices e indicadores. Os números estão concentrados nos principais temas em que o ambiente paulista pode ser decomposto, como recursos hídricos, recursos pesqueiros, saneamento ambiental, solo, biodiversidade, ar, mudanças climáticas e saúde ambiental. O documento tem o objetivo de possibilitar a inserção da sustentabilidade ambiental como primordial nas discussões sobre o desenvolvimento do Estado. O relatório completo pode ser acessado aqui.

Ainda no evento, o secretário de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, e o secretário do Meio Ambiente assinaram uma resolução voltada à preservação do Parque Estadual do Morro do Diabo. O documento define os parâmetros para a execução do Plano de Implantação e do Plano de Operação da Rodovia Arlindo Béttio (SP-613).
Texto: Lukas Campagna Fotografia: Pedro Calado

+ Mais

CPLA lança consulta pública sobre estudo do Vale do Paraíba

01/06/2011 - A cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, receberá na sexta-feira, 03, o movimento “Governo Presente”, no qual o Governador Geraldo Alckmin, acompanhado de secretários do Estado, despacha na cidade. A ideia do evento, que já aconteceu no Vale do Ribeira no começo deste ano, é aproximar as relações do poder público com a sociedade.

Ainda visando a participação pública em medidas governamentais, a Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), órgão da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), convida a comunidade a contribuir para o diagnóstico ambiental realizado sobre o Vale do Paraíba Paulista, intitulada “Subsídios ao Planejamento Ambiental da Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos Paraíba do Sul – UGRHI 02”. Essa consulta pública servirá para colher pareceres e opiniões sobre as informações coletadas e análises feitas pela equipe entre 2009 e 2010 sobre os recursos naturais, socioeconomia e marco jurídicoinstitucional da região do Vale.

O estudo, que abrange os capítulos Diagnóstico Ambiental, Dinâmicas Territoriais e Políticas Públicas, constitui a primeira parte de um documento maior denominado “Caderno de Planejamento Ambiental da UGRHI 02”, que pretende abranger os estudos Elaboração de Cenários, Proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico e Diretrizes de Planos de Ação e Gestão. Objetiva-se que este documento constitua um instrumento de planejamento ambiental de apoio à tomada de decisão da SMA, assim como dos demais órgãos públicos, da iniciativa privada e da sociedade civil, visando ao desenvolvimento sustentável por Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI).

A contribuição da sociedade é importante para a finalização do documento pois, além de complementar dados e oferecer subsídios para a continuidade do trabalho, aprimora a metodologia de elaboração do Caderno de Planejamento Ambiental.

O estudo Subsídios ao Planejamento Ambiental da UGRHI 02 encontra-se na versão digital para download no site da SMA (http://www.ambiente.sp.gov.br/wp/cpla/biblioteca/). Envie suas contribuições entre os dias 3 de junho e 8 de julho de 2011 para o endereço eletrônico da CPLA (planejamentoambiental@sp.gov.br) ou endereço postal da CPLA: Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345, Prédio 6, 2º andar, Alto de Pinheiros, São Paulo, SP. CEP: 05459-900.
Participe !!!
Texto: Coordenadoria de Planejamento Ambiental

 


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.