Panorama
 
 
 

REGIÃO DE ARAÇATUBA GANHA HOSPITAL PARA ANIMAIS SILVESTRES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2011

13/06/2011 - Na semana do meio ambiente a região de Araçatuba ganhou o Centro de Recuperação e Triagem de Animais Silvestres (Ceretas). O hospital foi inaugurado na sexta-feira, 10 de junho. A unidade irá receber, triar, tratar e identificar todas as espécies de animais silvestres resgatadas ou apreendidas pelos órgãos fiscalizadores, assim como animais que tenham sido mantidos irregularmente em cativeiros.

Patrocinado por um grupo de 19 usinas de cana-de-açúcar, denominado “Usinas Amigas da Fauna”, o local é uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA, União dos Produtores de Bioenergia (Udop), Polícia Ambiental, Unesp Araçatuba e o escritório regional do Ibama. As empresas instaladas na região noroeste paulista, que doou R$ 800 mil para custear a obra.

De acordo com o comandante da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo – PAMb, Milton Sossumo Nomura, 26 mil animais são apreendidos por ano. “Eles precisam de cuidados especiais e um processo adequado de reintrodução à natureza”, afirmou.



Helena Carrascosa, coordenadora de Biodiversidade e Recursos Naturais – CBRN, da SMA, destacou a importância da iniciativa. “Nós precisamos replicar esse projeto de sucesso em vários outros lugares do Estado. Esse hospital possibilita receber, tratar e reintroduzir adequadamente esses animais na natureza”, disse.

O projeto de criação do centro foi idealizado pelo professor Sérgio Garcia Diniz, do departamento de Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal da Faculdade de Veterinária de Araçatuba. “Nos últimos anos, o número de atendimentos a animais silvestres que sofreram maus tratos ou foram atropelados nas estradas da região de Araçatuba aumentou significativamente. Estes animais ficam expostos aos perigos quando migram entre as áreas verdes de reserva legal e as áreas de preservação permanente (APP) existentes na região. Desde então, eles eram atendidos e tratados em uma unidade auxiliar do hospital Luiz Quintiliano de Oliveira (Unesp)”, explicou.



O presidente da UDOP, Celso Torquato Junqueira Franco, ressaltou a importância da parceria. "A responsabilidade de preservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, para esta e as futuras gerações, depende da ação organizada por entidades públicas e privadas e pelo próprio cidadão", lembrou.

De acordo com o diretor da Unesp, Pedro Felício Estrada Bernabé, o Ceretas será uma referência para o tratamento de Animais Silvestres acidentados ou capturados. “Todos os animais serão registrados e a partir daí será feito um trabalho de investigação para detectar seu habitat natural para futuramente realojar as espécies. Um banco genético destes animais, inédito no país, também será elaborado no Centro”, concluiu.
Texto: Lukas Campagna Fotografia: Pedro Calado

+ Mais

SMA lança Operação Corta Fogo - campo sem fogo, campo com vida

13/06/2011 - Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE registraram aumento dos focos de incêndios em 2010, queimando 189.125 hectares de matas no Estado de São Paulo. Para resolver o problema, o Governo do Estado de São Paulo lançou a Operação Corta Fogo – campo sem fogo, campo com vida. Na região de Araçatuba a solenidade foi realizada na sexta-feira, dia 10, às 12 horas, na Unidade do Corpo de Bombeiros.

No Estado, foram 1.390 focos de incêndios em 2009, contra 2.837 em 2010. Para ajudar no combate aos incêndios, o Corpo de Bombeiros de Araçatuba recebeu da iniciativa privada um caminhão-pipa e vários equipamentos para o efetivo. A operação integra o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Uma ação conjunta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA, Casa Militar, Secretaria de Segurança Pública, Prefeituras e seus órgãos interligados, como a Polícia Ambiental, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, a Fundação Florestal e o Instituto Florestal.

Ricardo Viegas, diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável – DDS da SMA, destacou que o projeto é de grande importância para prevenção de incêndios. "Esse esforço é, com certeza, um passo inicial para fazer uma grande movimentação em relação aos incêndios florestais que, nesse período de seca em São Paulo, são bastante significativos e têm causado muito prejuízo. Então precisamos nos empenhar e mobilizar a sociedade. Atualmente, o Corpo de Bombeiros é o responsável pela operação, pelo combate em si. E nós temos outras ações, que é prevenção e a questão do monitoramento. Hoje, a SMA coordenará essa ação nas outras secretarias", explica o diretor.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros tem 240 postos em todo o Estado participando da operação Corta Fogo. “A operação vai fazer frente para combater esse problema e o Estado vai investir em equipamentos para os Bombeiros. Nossa participação é importante na coordenação dos trabalhos em campo, em combate”, explicou o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Reginaldo Campos Repulho.

Ações

A operação vai priorizar áreas e situações de riscos para o meio ambiente, a saúde humana e a segurança pública. Entre as ações previstas estão a capacitação de recursos humanos para difusão das respectivas técnicas e para a conscientização da população sobre os riscos do emprego inadequado do fogo; o planejamento das áreas prioritárias para fiscalização; a formação de brigadas regionais e municipais, institucionais ou voluntárias para combater incêndios em área vegetal; e o estímulo de parcerias entre os setores público e privado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento das ações de sua competência, com ênfase à formação de brigadas.
Texto: Lukas Campagna


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.