Panorama
 
 
 

GOVERNO ARTICULA FINANCIAMENTO PARA O SERRA DO MAR II

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Julho de 2011

13/07/2011 - Técnicos da FF, CDHU, Itesp e BID apresentaram propostas para a fase 2 do projeto e iniciativas de sustentabilidade financeira para as UCs
“O Programa Serra do Mar é o maior projeto de reassentamento habitacional por questões ambientais do mundo, de acordo com o BID”. Com essa frase, o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, deu início à reunião técnica entre órgãos do Governo do Estado de São Paulo e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta quarta-feira, 13 de julho, no Palácio dos Bandeirantes, para viabilizar a segunda etapa do Programa Socioambiental da Serra do Mar e implantar programas de sustentabilidade financeira para as Unidades de Conservação (UCs).

Técnicos da Fundação Florestal – FF, da Fundação Instituto de Terras do estado de São Paulo – Itesp e Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo – CDHU participaram do encontro. O diretor executivo da FF, João Gabriel Bruno apresentou ao vice-presidente do BID, Roberto Vellutini propostas de três projetos, a Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, Mosaicos e Corredores da Mata Atlântica (Fase II), Estratégias e Iniciativas para Sustentabilidade de Áreas Naturais Protegias, e Instrumentos Inovadores de Mercado para a Sustentabilidade da Mata Atlântica.

O primeiro projeto faz parte do programa do Governo do Estado que está removendo famílias das áreas de riscos do Parque Estadual da Serra do Mar. Em sua segunda fase, o projeto socioambiental tem como objetivo promover a conservação, o uso sustentável e a recuperação socioambiental em área de domínio da Mata Atlântica no Estado de São Paulo. O programa envolve o Parque Estadual da Serra do Mar, o território Juréia-Itatins, Mosaico de Ilhas e Áreas Marinhas Protegidas, e cinco Unidades de Conservação adjacentes, Mosaico de Jacupiranga, a região de Paranapiacaba, Mantiqueira e Metropolitana, os mais importantes e expressivos remanescentes do Bioma, gerando benefícios sociais e ecológicos e promovendo a efetiva proteção da biodiversidade e dos mananciais.

“É um projeto onde todos ganham. Quem sai das áreas de risco, recebe uma casa nova com qualidade, quem fica vai ter um novo bairro, com infraestrutura e serviços públicos, e o meio ambiente ganha com a Mata Atlântica de São Paulo protegida e recuperada”, afirmou Bruno Covas.

O segundo visa contribuir para a sustentabilidade financeira das UCs e melhorar a promoção do desenvolvimento sustentável do Estado. Um dos objetivos é implementar estratégias de desenvolvimento de oportunidades de negócios e concessões nas UC.

Por fim, a finalidade do terceiro é estabelecer um modelo integrado de manejo da paisagem. A ideia e viabilizar, em longo prazo, a conservação e o uso sustentável da biodiversidade de importância global no corredor de Mata Atlântica, reforçando sua conectividade. Um dos objetivos é integrar à conservação, terras privadas e áreas municipais.

“Estamos buscando o desenvolvimento de oportunidades de negócios e concessões nas UCs, em um plano de curto, médio e longo prazo, para garantir a viabilidade das nossas unidades existentes, incluindo planos de negócios, estudos de mercado, com foco em parcerias com o setor privado, municípios e comunidades locais”, ressaltou o diretor executivo da FF, João Gabriel Bruno.
Texto: Lukas Campagna

+ Mais

SMA e CETESB com avaliação positiva na mídia

07/07/2011 - Monitoramento feito pela BoxNet no mês de junho mostrou que 90% das notícias veiculadas pela mídia foram positivas


O relatório de monitoramento periódico de análise feito pela BoxNet, empresa especializada em clipping eletrônico de notícias, apontou no mês de junho um excelente aproveitamento de informações geradas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e seus diferentes órgãos que trabalham de forma integrada. Das 1.488 matérias veiculadas pela mídia no período, 90% (1.320) receberam avaliação positiva e somente 2% (49) negativas e 8% (119) neutras, segundo a análise comparativa de comportamento.

Foram 267 notícias de rádio, 216 de TV, 973 impressos (jornais e revistas) e 32 de web, registrando uma média de 49 matérias por dia. A CETESB foi o órgão do sistema que ocupou o maior espaço na mídia: foram 527 matérias no período de 30 dias. Grande parte das notícias referem-se às ações da agência sobre o Aterro Pajoan, em Itaquaquecetuba e sobre a qualidade do ar. A SMA registrou 209 notícias veiculadas, seguida da Policia Militar Ambiental, com 158. O CONSEMA também teve um bom número de matérias, exatamente 101, a maior parte sobre o processo de licenciamento do trecho norte do Rodoanel Mário Covas.
Texto: Assessoria de Comunicação


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.