Panorama
 
 
 

SMA E POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL LANÇAM OPERAÇÃO CAÇA BALÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Julho de 2011

25/07/2011 - A Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Polícia Militar, lançou no sábado, 23.07, no Horto Florestal, a operação Caça Balão que será realizada durante os meses de julho e agosto. O evento contou com a presença de autoridades e sociedade civil, além da apresentação da Orquestra Sinfônica da PM.

“A união entre as secretarias do Meio Ambiente, de Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Governo de São Paulo é de fundamental importância no combate aos incêndios florestais”, comemorou o Tenente Coronel Antônio Ferraz dos Santos, comandante do 2º Grupamento de Bombeiros do Estado.

Soltar balões que possam causar incêndios é crime com detenção de 1 a 3 anos mais multa. O objetivo da operação é prevenir e reprimir os atos de fabricação, transporte, comercialização e soltura de balões.

“Soltar balão é, antes de mais, crime ambiental. Imaginem se um balão cai numa refinaria de petróleo ou se chocar contra uma aeronave! Eles são bonitos na hora, mas as conseqüências são terríveis”, lembrou o Tenente Coronel Gilmar Ogawa, Sub-comandante da Polícia Ambiental do Estado.

Durante a operação, que abrangerá toda a Região Metropolitana de São Paulo, o policiamento ambiental será reforçado com policiais militares ambientais que normalmente são responsáveis pelos serviços administrativos. Eles passarão a cumprir escala extraordinária nos fins de semana, permanecendo em regime de prontidão junto às suas sedes, para viabilizar um serviço de pronto atendimento às ocorrências envolvendo os balões.

“Sabemos que esta prática é feita durante um momento festivo e alegre, mas as conseqüências são muito graves. A população precisa aderir à campanha”, destacou Rodrigo Victor, diretor geral do Instituto Florestal.

O representante da Secretaria do Meio Ambiente na campanha, Ricardo Viegas, lembrou ainda dos efeitos que as queimadas geram para as mudanças climáticas: “Um hectare de mata queimada emite 9,5 toneladas de CO2. As queimadas são extremamente prejudiciais também para a questão das emissões”.

Outra ação importante é a integração das operações Caça Balão e Corta Fogo. A soltura de balões e os riscos de incêndios estão intimamente relacionados. Cartazes e folders estão sendo distribuídos pela Polícia Militar Ambiental.

Denuncie

Quem presenciar ou tiver informações sobre essa prática ilegal pode e deve denunciar. Os telefones de contato são: 190 da Polícia Militar, 181 e 0800-113560 do Disque Ambiente.
Texto: Aline Cavalcante Fotografia: Aline Cavalcante

+ Mais

SMA publica resolução 2011 do Município Verde Azul

21/07/2011 - O Município Verde Azul ganha força na gestão ambiental estratégica do Estado de São Paulo. O secretário Bruno Covas assinou essa semana a resolução 2011, indicando os critérios de avaliação, a convergência do projeto em programa, com o objetivo de dar maior transparência e valorização das iniciativas locais.

O início das atividades do Programa Município Verde Azul em 2011 começou com o processo participativo dos interlocutores em 22 reuniões consultivas realizadas em cada uma das 22 Bacias Hidrográficas do Estado. “Esse é um dos programas mais importantes de gestão ambiental. Os municípios seguem uma bula, uma receita de casa, que indicamos. A partir daí, estimulamos que eles busquem inovações e idéias locais. Essa somatória de esforços, em parceria com o Estado, vem garantindo excelentes resultados. O trabalho dos interlocutores em cada município é fundamental. São eles quem, junto com os prefeitos, são os responsáveis pela revolução ambiental”, afirmou o secretário Bruno Covas.

Em cada reunião houve a identificação dos problemas e virtudes dos critérios e metas que vigeram nos últimos três anos. “A partir dessa identificação, houve reuniões com técnicos do Sistema Estadual do Meio Ambiente, de forma que resultou na Resolução que foi publicada no dia 19 de julho 2011, com as propostas de ações que valerão para esse ano no Programa”, explicou o gerente do programa, Mauro Haddad.

As mudanças foram em quatro focos especiais. A primeira enfatizou os instrumentos de articulação com os gestores ambientais locais. A segunda busca dar mais transparência ao processo, com uma exposição clara das regras que serão aplicadas para a avaliação e certificação dos municípios.

Outro ponto é a maior valorização das iniciativas locais. Entre os critérios que compõem as 10 diretivas do Programa, há ênfase na valorização das iniciativas locais para a gestão ambiental ampliada, isto é, ações de controle preventivo e programas locais de conscientização da população sobre as variáveis ambientais.

Por último, a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição –FECOP, que antes levava em conta o Município Verde Azul, agora está condicionada ao cumprimento de ações ambientais. “Levaremos em conta o cadastramento e, em especial, as ações realizadas e o cumprimento das diretivas”, concluiu Haddad.

Próxima fase

Agora, a próxima fase do programa será a realização de reuniões em várias regiões do Estado com o objetivo de apresentar esses critérios e capacitar os interlocutores para o alcance das metas propostas.
Texto: Lukas Campagna


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.