Panorama
 
 
 

CONSEMA APROVA RELATÓRIO DE QUALIDADE AMBIENTAL DE 2011

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2011

16/08/2011 - O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou, em sua 286ª Reunião Ordinária, por unanimidade, o Relatório de Qualidade Ambiental 2011. O documento avalia a evolução da situação dos recursos hídricos, do solo, do uso do solo, do ar, dos recursos pesqueiros, da biodiversidade, de saneamento ambiental e da saúde ambiental.

A apreciação do Relatório é uma exigência da Lei 9.509 de 1997. Além do diagnóstico ambiental, o documento traz textos analíticos escritos por especialistas a fim de orientar as políticas públicas.

Constava também na ordem do dia apreciação de proposta de criação, no âmbito do Consema, de comissão para acompanhar projetos de grande porte no Estado, como o Rodoanel. A proposta, no entanto, foi recusada por unanimidade, pois os conselheiros consideraram mais produtivo otimizar a já existente Comissão de Infraestrutura através de criação de grupos de trabalhos.

As duas outras matérias abordadas pelo plenário não eram deliberativas, mas apresentativas. Uma delas mostrou o Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica, iniciativa de caráter coletivo, envolvendo diversos segmentos, com a finalidade de recuperar o bioma. No total, há 196 membros signatários, entre empresas, produtores rurais, ONGs, governos e universidades.

Já a outra matéria abordou os critérios que serão utilizados para certificação do Programa Município Verde-Azul. Foram definidas dez diretrizes para determinar a pontuação, são elas: esgoto tratado, resíduos sólidos, educação ambiental, mata ciliar, arborização urbana, cidade sustentável, uso da água, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Pelo critério estabelecido, os três primeiros itens listados têm maior pesagem na pontuação.

Segundo o gestor do programa, Mauro Haddad, objetivo do Município Verde-Azul é “estimular os municípios a incorporar o planejamento ambiental em seu cotidiano, bem como incentivar o ambientalismo na agenda político-administrativa das prefeituras”. Atualmente, todos os 645 municípios paulistas aderiram ao Programa.
Texto: Júlio Vieira

+ Mais

SMA participa da Agenda Metropolitana na Baixada Santista

12/08/2011 - O secretário Bruno Covase os técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA participarão na quinta-feira, 11, do encontro da Agenda Metropolitana do Governo Estadual e do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista, realizada em Santos. A iniciativa de diversos órgãos do Governo do Estado de São Paulo tem o objetivo de levar ações e benefícios a municípios paulistas. O governador Geraldo Alckmin esteve presente com todos os seus secretários para receberem as demandas da Baixada Santista.

O evento contou com a participação dos prefeitos, vereadores e deputados representando as nove cidades da região: Santos, Cubatão, São Vicente, Bertioga, Itanhaém, Peruíbe, Mongaguá, Guarujá e Praia Grande.

Bruno Covas coordenou o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Urbano e Gestão Ambiental: meio ambiente, habitação e saneamento, em parceria com Edson Giriboni, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, e Sílvio Torres, secretário da Habitação. A atividade foi acompanhada pelos secretários Edson Aparecido, de Desenvolvimento Metropolitano, e Paulo Alexandre Barbosa, de Desenvolvimento Social.

Os temas abordados foram: gestão de resíduos, fortalecimento técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) para dar mais agilidade ao licenciamento, programa metropolitano de arborização urbana, programa de monitoramento marinho costeiro, zoneamento ecológico-ecônomico, tratamento de esgoto, programa de monitoramento da qualidade do ar, reforço no combate a invasões, habitação e programa de casas populares. Participaram desse GT cerca de 200 pessoas, entre prefeitos, população e tecnicos dos órgaos do governo do estado e das prefeituras.

“Uma ação conjunta dos municípios como essa é importante para o bom andamento das atividades. A pasta do meio ambiente foi uma das mais demandadas por causa das características da nossa região, que possui grandes áreas de preservação ambiental. É notório o grande potencial de desenvolvimento da Baixada Santista. No entanto, precisamos de um planejamento regional visando o crescimento, mas sem causar impactos ambientais”, destacou Bruno Covas.

O governador Geraldo Alckmin também marcou presença em uma Plenária, onde deliberou sobre os assuntos de interesse público da Baixada Santista. População e voluntários acompanharam e participaram da assembleia com sugestões para as necessidades locais. No evento, anunciou R$ 5,3 bilhões em investimentos na Baixada Santista. Verba será destinada a ações na saúde, transportes, turismo e outras áreas do governo.

"O desenvolvimento da Baixada Santista é um sonho realizado, sonhado por Mário Covas. Graças a ele foi construída a segunda pista da rodovia dos Imigrantes e criadas a Agência Metropolitana e a Região Metropolitana da Baixada Santista. Mário Covas estaria muito orgulhoso da Baixada Santista se estivesse aqui", enfatizou Geraldo Alckmin.
Texto: Lukas Campagna

 


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.