Panorama
 
 
 

INSA APOIARÁ REDE DE MANEJO FLORESTAL DA CAATINGA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2011

01/08/2011 - Com o objetivo de buscar apoio do Instituto Nacional do Semiárido Insa (Insa/MCT) para manutenção da Rede de Manejo Florestal da Caatinga (RMFC), representantes do Serviço Florestal Brasileiro (SFB/MMA) se reuniram com representantes do instituto na última quinta-feira (28). Na reunião, o Insa assumiu o compromisso de sensibilizar os seus parceiros institucionais sobre a importância da RMFC para o desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro e articular os que dispuserem de condições para apoiar a manutenção da rede.

O encontro foi na sede do instituto, em Campina Grande (PB). Além do diretor, Ignacio Hernán Salcedo, participaram pelo Insa os pesquisadores Arnóbio Cavalcanti, Salomão Medeiros e Leonardo Tinoco. Pelo SFB, participaram Newton Barcellos e Maria Auxiliadora Gariglio, além de Frans Pareyn, da Associação Plantas do Nordeste (Apne).

Criada em 2003, no âmbito do Programa Nacional de Florestas (PNF) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio de um convênio assinado com a Associação Plantas do Nordeste (Apne), a RMFC é composta por diversas instituições de ensino e pesquisa e tem como objetivo consolidar e ampliar a base técnico-científica de experimentação de manejo florestal da Caatinga, por meio da geração de informações consistentes, sistematizadas e disponibilizadas a diferentes públicos alvo.

+ Mais

Com apoio brasileiro, Congo avança no monitoramento de florestas para Redd

02/08/2011 - A República Democrática do Congo adotou a tecnologia brasileira de monitoramento desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), que oferece seu sistema baseado em satélites a países interessados em cuidar de suas florestas. O objetivo é utilizar os resultados do monitoramento na implantação de políticas nacionais para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (Redd) em países em desenvolvimento.

O país africano é o segundo no mundo com maior cobertura de florestas tropicais. Em primeiro está o Brasil, que possui em seu território grande parte da Amazônia, a maior floresta tropical do planeta.

O sistema operacional para monitoramento de florestas do Congo deve ser lançado durante a COP 17, na África do Sul. O sucesso de políticas relacionadas a Redd depende da capacidade dos países em medir e comprovar a veracidade de suas informações sobre florestas, algo que o Brasil, através do Inpe, realiza há vários anos.

O Inpe oferece a capacitação técnica necessária ao monitoramento para Redd por meio de parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Os cursos são realizados em Belém, onde o Inpe instalou um verdadeiro centro internacional de difusão de tecnologia de monitoramento por satélite de florestas tropicais. Lá, técnicos estrangeiros aprendem a utilizar o TerraAmazon, o sistema desenvolvido pelo instituto para seus programas de monitoramento, como Prodes e Deter.

“A República Democrática do Congo é o primeiro a adotar nosso sistema operacional, entre os países que foram capacitados a utilizar esta tecnologia. Estamos capacitando técnicos de várias partes do mundo e estão previstos mais cursos para a Bacia do Congo, além da América Latina e da Ásia, de maneira que todos os principais países com florestas tropicais possam ser capacitados”, conta o chefe do Centro Regional da Amazônia (CRA) do Instituto, o Inpe Amazônia, Cláudio Almeida.

Em setembro, uma nova equipe da República Democrática do Congo virá para mais um treinamento em Belém, do qual também devem participar técnicos de Papua Nova Guiné e Vietnã.


 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.