Panorama
 
 
 

GOVERNO INVESTE EM TRANSPORTE SUSTENTÁVEL
COM NOVAS ESTAÇÕES DO METRÔ

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2011

15/09/2011 - Bruno Covas marca presença na inauguração das estações Luz e República da Linha-4
O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quinta-feira, 15, as estações Luz e República da Linha 4-Amarela do Metrô. “Com as novas estações o paulistano ganha mais mobilidade urbana. É mais uma alternativa de transporte na capital. Bom para a população, melhor ainda para o meio ambiente. O metrô é um meio de transporte sustentável e reforça as políticas públicas de redução da emissão dos Gases de Efeito Estufa – GEE”, afirmou o secretário do meio ambiente Bruno Covas durante a solenidade. Participaram do evento o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da Companhia do Metrô, Sérgio Avelleda.

Os investimentos do Estado em transportes mais sustentáveis visam a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. “Um dos grandes desafios no nosso estado para cumprir a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) é o setor dos transportes, hoje responsável por 60% das emissões de GEE. Com o metrô, a tendência é que mais pessoas deixem de usar veículos próprios e passem a utilizar o transporte coletivo. A expectativa é que tenhamos uma expressiva redução de dióxido de carbono”, explicou Bruno Covas.

O novo trecho tem 3,7 quilômetros de extensão, entre as estações Paulista e Luz, atendendo à concentração de usuários da região central da cidade. Com a inauguração das duas novas a Linha 4-Amarela passa a ter nove quilômetros de extensão em sua operação comercial. Somados aos 65,3 quilômetros da Companhia do Metrô, totalizam 74,3 quilômetros de rede metroviária na capital paulista. Agora, são 64 estações no total: 58 operadas pela Companhia do Metrô e seis pela concessionária ViaQuatro.

"A estação República integra com a linha Leste/Oeste, a linha 3 do Metrô. A estação Luz integra com a linha 1, que é a linha Norte/Sul do Metrô e integra com três linhas da CPTM: a linha 7, que vai para Jundiaí, a linha 10, que vem do ABC, e a linha 11, que é o Expresso Leste", concluiu Alckmin.

+ Mais

Palestra sobre meio ambiente atrai mais de 300 alunos da FMU

15/09/2011 - Bruno Covas explanou sobre sustentabilidade, desafios para as futuras gerações e as ações da SMA
Ao invés de números, meio ambiente. Mais de 300 alunos dos cursos de contabilidade e tecnologia financeira, imobiliária e comercial assistiram a palestra “Meio Ambiente e o Estado de São Paulo”, do secretário estadual do meio ambiente, Bruno Covas, na quarta-feira, 15.09, na Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU.

O secretário participou da mesa com os professores André Ruiz e Alfredo Meletti. Bruno Covas iniciou a palestra ressaltando a importância do tema ambiental. “Numa pesquisa recente no estado de São Paulo, 80% responderam que se preocupam com o meio ambiente, no entanto apenas 20% indicaram alguma atitude que tenham tomado para preservá-lo. As pessoas sabem da importância, mas não sabem o que fazer”, afirmou.

Bruno Covas disse que o antigo modelo econômico, as ocupações desordenadas e os padrões insustentáveis de consumo geraram o aquecimento global, uma profunda desigualdade social e escassez dos recursos naturais. “Estamos adotando no nosso Estado um novo modelo econômico, a Economia Verde, para alcançar o desenvolvimento sustentável. As ações da Secretaria visam além de preservação ambiental, a geração de emprego e renda com crescimento econômico. Vamos continuar gerando emprego e crescendo economicamente, mas tomando medidas para garantir as futuras gerações o acesso aos recursos naturais”, explicou.

Na palestra, Bruno Covas apresentou os 10 eixos temáticos com os quais a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA atua. “São mais de 60 projetos em prática visando a melhoria da qualidade de vida da população do estado”, concluiu.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.