Panorama
 
 
 

MEB DIVULGA MANUAL DE GESTÃO DA BIODIVERSIDADE PARA EMPRESAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2011

20/09/2011 - As empresas brasileiras dispõem agora de um guia prático para fazer a gestão da biodiversidade no âmbito dos seus negócios. O Manual de Gestão de Empresas para a Biodiversidade, divulgado na segunda-feira (dia 19) em São Paulo, já está disponível no endereço eletrônico: Movimento Empresarial pela Biodiversidade (MEB), responsável pela difusão de práticas sustentáveis entre empresários brasileiros.

O documento elaborado pelo governo alemão, traduzido com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e difundido a partir de agora pelo MEB, traz casos de empresas que já incorporaram o uso sustentável da biodiversidade ao seu dia-a-dia. Entre elas, encontram-se as brasileiras Centroflora, que usa extratos botânicos provenientes da flora nacional; a Native, que produz açúcar orgânico em São Paulo e Minas Gerais; e a Klabin, produtora de papel e celulose.

Em comum, essas empresas perceberam que o uso adequado da biodiversidade e dos recursos naturais podem gerar lucros e oportunidades em um mercado cada vez mais atento às práticas sustentáveis.

É o caso da Native, que mantém em Sertãozinho (SP) a usina São Francisco, responsável pelo processo de 1,3 milhão de toneladas de cana-de-açúcar por ano. Em geral, uma usina precisaria moer três vezes mais cana para ser viável economicamente. Como a usina produz açúcar orgânico, com alto valor agregado, ela se viabiliza e gera lucro.

De acordo com a gerente de sustentabilidade da Centroflora, Vânia Cunha Rudge, a incorporação dos aspectos ambientais revelou ser possível entrar em segmentos diferenciados que valorizam a biodiversidade e que estão dispostos a ajudar a manter essa cadeia sustentável. "Os investimentos iniciais são compensados pelos ganhos no médio e longo prazos", diz Vânia.

Manual - Para o consultor de empresas em sustentabilidade Marcos Vaz, o mérito do novo manual é divulgar medidas pragmáticas para os empresários começarem incluir a sustentabilidade aos sistemas de gestão. Ele ressalta, no entanto, que antes de consultar o manual, a empresa precisa tomar a decisão estratégica de seguir no caminho das boas práticas.

Representante do Instituto Ethos no MEB, Caio Magri, defende ser necessário "tropicalizar" o manual, uma vez que o documento foi formulado para empresários alemães. Segundo Magri, o Brasil tem dificuldades particulares que precisam ser identificadas e discutidas para que se tenha um manual adaptado ao País.
Fonte: MEB

+ Mais

Serviço Florestal lança cadastro para práticas sustentáveis no Cerrado

19/09/2011 - Divulgar práticas sustentáveis de uso do Cerrado e contribuir para a replicabilidade dessas ações estão entre os objetivos do cadastro de iniciativas e negócios no bioma que o Serviço Florestal Brasileiro lança nesta segunda-feira (19/9).

O cadastramento é voluntário e aberto às instituições interessadas em compartilhar ações bem-sucedidas. Podem participar órgãos governamentais, empresas públicas e privadas, fundações, organizações não governamentais, associações indígenas, comunidades tradicionais ou agroextrativistas e instituições de ensino, pesquisa e tecnologia.

Para fazer parte do cadastro, a iniciativa deve compreender uma das cinco categorias de atividades, que são: (1) produção sustentável, (2) beneficiamento e comercialização eficientes, (3) tecnologias socioambientais, (4) políticas públicas para o Cerrado e (5) turismo sustentável. As iniciativas mais inspiradoras poderão fazer parte de uma publicação e devem ser cadastradas até 13 de novembro.

A diretora de Fomento e Inclusão do Serviço Florestal, Claudia Azevedo Ramos, diz que o registro das ações ajudará a conhecer práticas exitosas de uso e conservação no bioma e a aproximar interessados - produtores e compradores, turistas e empresários, por exemplo. "Uma das formas de estimular essas ações é apresentar aquelas com caráter demonstrativo", afirma.

As informações serão úteis principalmente para aqueles que querem mudar sua forma de trabalhar, mas não sabem como fazer isso. "Muitas vezes, produtores rurais, entre outros profissionais, querem mudar sua forma de produção. Porém, não conhecem iniciativas que gerem renda e conservem o Cerrado", afirma o gerente de Capacitação e Fomento do Serviço Florestal, João Paulo Sotero.

De acordo com Sotero, o desafio é estimular o uso integrado e múltiplo dos recursos florestais - por exemplo, unir produção de mel com extrativismo e ecoturismo - para que o bioma seja conservado acima do que a legislação obriga. A reserva legal no Cerrado é de 20% ou 35% (para a propriedade rural situada em área de Cerrado localizada na Amazônia Legal).

O uso sustentável do bioma contribui para a manutenção de serviços ecossistêmicos como a provisão de alimentos e de água e a regulação climática. Sua conservação é também uma forma de manter sua riqueza biológica. Estima-se que 50% das espécies de abelhas e mais de 40% das plantas lenhosas sejam endêmicas, ou seja, só ocorram nas savanas brasileiras, e também que em torno de 5% da biodiversidade do planeta esteja no Cerrado.


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.