Panorama
 
 
 

PLANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECEBERÁ CONTRIBUIÇÕES DA SOCIEDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2011

01/09/2011
Aída Carla de Araújo
Nesta quinta-feira (1º/9) foi dado mais um passo para cumprir o que prevê o Decreto 7.404, de 2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A consulta pública à primeira versão do Plano Nacional de Resíduos Sólidos foi lançada pela ministra Izabella Teixeira, durante reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente, realizada no auditório do Ibama, em Brasília.

O documento preliminar estará disponível no site do Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br) a partir de segunda-feira (05/09), pelo prazo mínimo de 60 dias, contados da data da sua divulgação. Serão realizadas audiências públicas nas cinco regiões brasileiras e em Brasília para debater as diretrizes e metas do Plano. A primeira será este mês em Mato Grosso do Sul, reunindo a região Centro-Oeste.

O objetivo é ampliar a participação da discussão sobre o Plano, mobilizando a sociedade e envolvendo setores específicos em todo o território nacional. O Plano apresenta conceitos e propostas que refletem a interface entre diversos setores da economia compatibilizando crescimento econômico com desenvolvimento sustentável. O diagnóstico foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e "cumpriu seu papel de oferecer elementos de avaliação, de construção e de monitoramento das políticas públicas brasileiras", enfatizou o presidente da instituição, Márcio Pochmann, que participou do evento no Conama.

Para o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (MMA), Nabil Bonduki, a determinação da lei ambiental de erradicar os lixões em todo o país até 2014 é um desafio. "Mas, olhando o diagnóstico realizado pelo Ipea, podemos ficar mais otimistas", destacou. Segundo ele, entre 2000 e 2008 o Brasil conseguiu melhorar de 38% para 58% o descarte adequado de resíduos sólidos em aterros sanitários. "Isso sem que houvesse uma Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esperamos avançar um pouco mais com a nova lei ambiental", afirmou.

Provocar não só uma mudança nos padrões de consumo, mas na maneira como as pessoas se relacionam com os resíduos sólidos, além de promover a inclusão social foram os pontos destacados pela ministra Izabella Teixeira. "Com esse investimento maciço em reciclagem promovemos ainda a inclusão social dos catadores, com a formação e a construção de cooperativas, qualificando profissionalmente essas pessoas. Eles são os verdadeiros agentes ambientais no dia-a-dia das grandes cidades brasileiras. São eles que recolhem o lixo junto com os serviços de limpeza urbana", destacou.

Izabella Teixeira acredita que "investir em reciclagem é gerar riqueza, economia, negócios verdes, negócios sustentáveis, fazer a inclusão social, dar cidadania para essas pessoas e trabalhar uma visão mais inovadora de coordenação de gestão pública com a União, que é a grande coordenadora desse processo dos resíduos sólidos nos estados e municípios onde as soluções devem ser buscadas, com as suas especificidades regionais, estaduais e locais. É um grande desafio que a sociedade brasileira terá que lidar nos próximos anos", finalizou.

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos terá a vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 anos, com atualização a cada quatro anos.

+ Mais

Parque Nacional das Emas ganha carro-safári e portal com réplicas de animais

12/09/2011
Elmano Augusto/ICMBio
O Parque Nacional das Emas, em Goiás, que no ano passado teve 90% dos seus 131,8 mil hectares queimados por incêndio florestal, segue na sua jornada de recuperação. Neste domingo (11/9), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, inauguraram as duas mais novas atrações da unidade: o novo portal do Jacuba e o carro-safári.

O portal exibe réplicas gigantes de espécies da fauna local - ema, logo-guará, veado-campeiro, anta - produzidas pelo artista plástico Sinval de Carvalho, ambientalista e morador da região. Já o carro-safári é um caminhão adaptado para passeios turísticos no interior da unidade, a exemplo dos veículos utilizados nos parques da África do Sul. Oferece visão panorâmica para 20 pessoas confortavelmente sentadas. O passeio promete virar uma sensação.

Agenda - A inauguração foi apenas um dos compromissos da agenda cumprida neste domingo no estado de Goiás pela ministra e pelo presidente do Instituto Chico Mendes. Antes, na cidade de Luiz Alves, eles participaram da solenidade de lançamento do Projeto Quelônios nas Escolas e da posse de brigadistas recém-contratados pelo ICMBio e Ibama.

Nos eventos, Izabella e Rômulo tiveram a companhia do governador em exercício de Goiás, José Eliton, do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), da deputada federal Marina Sant'Anna (PT-GO), além de outras autoridades locais, como o secretário estadual de Meio Ambiente, Leonardo Vilela, e a prefeita Meiba Maria Moraes Barcelos, da cidade de Mineiros, um dos municípios que abrigam o parque.

Parque - "Este é um dia histórico. Pela primeira vez, um ministro do Meio Ambiente visita o Parque Nacional das Emas", discursou Rômulo, durante evento no parque, ao lembrar que as melhorias vão contribuir para atrair um maior número de visitantes. "Ao estimular o turismo, o parque, além de exercer a sua função ambiental, cumpre também um papel social, gerando renda para a comunidade", disse o presidente.

A ministra, que sobrevoou a região, repleta de belezas naturais cercadas por enormes áreas de cultivo de soja, cana e algodão, disse ter visto, do alto, duas riquezas. De um lado, a produção agrícola; de outro, a natureza do cerrado protegida pelo parque. Segundo ela, a "produção" não pode se contrapor à "proteção" nem vice-versa.

"Uma ajuda a outra. O parque, com os seus serviços ambientais, como a polinização, a manutenção dos recursos hídricos, entre outros, deve contribuir para a produção; e a produção, por sua vez, deve apoiar o parque, através de parcerias que melhorem a estrutura da unidade", disse Izabella.

Parceria - E foi exatamente uma dessas parcerias, negociadas entre o chefe da unidade, Marcos Cunha, e a ETH Bioenergia, empresa instalada na região, que resultou na aquisição pelo parque do carro-safári. O veículo vai transportar os turistas por trilhas no interior da unidade. Durante o tour, as pessoas poderão apreciar a fauna e flora e curtir refrescantes mergulhos nas corredeiras do rio Formoso, onde já se pratica o boia-cross.

No passeio de inauguração do carro-safári, a comitiva teve uma rápida sensação do prazer de observar bem de perto, veados-campeiros, emas, araras, gaviões e outras espécies da vida silvestre do cerrado, correndo ou voando, em bandos, totalmente livres, durante a passagem do veículo.

Empolgada, a ministra Izabella Teixeira disse que o parque tem que virar definitivamente uma referência do cerrado. Ela lembrou que a unidade é palco de outro fenômeno, a bioluminiscência, protagonizada pelas larvas dos cupins, que no escuro da noite emitem sinais luminosos, transformando os cupinzeiros num imenso pisca-pisca. "Isso mostra que não é preciso visitar parque fora do Brasil para desfrutar as belezas da natureza. Já temos tudo aqui."

Copa - O presidente do ICMBio, Rômulo Mello, aproveitou para reafirmar a disposição do Instituto de dotar Emas de toda a infraestrutura necessária para a visitação. Ele lembrou que a unidade integra o projeto Parques da Copa, que prepara uma série de parques nacionais para receber turistas que virão ao Brasil assistir aos jogos do mundial de futebol.


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.