Panorama
 
 
 

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM MONGAGUÁ APROVA MINUTA DO ZEE/BS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2011

08/11/2011 - 18:20
A minuta de decreto que estabelecerá o Zoneamento Ecológico Econômico da Baixada Santista – ZEE-BS passou no seu primeiro teste. Cerca de 150 participantes da audiência pública realizada na segunda-feira, 7, em Mongaguá, aprovaram o documento apresentado pelo coordenador do Gerenciamento Costeiro do Estado, Luiz Roberto Numa de Oliveira. Pequenas sugestões foram apresentadas pelos 25 representantes de ONGs e entidades de classe, que se manifestaram favoravelmente ao documento. A maior alteração foi solicitada pelo representante de Itanhaém que pediu a ampliação da área urbana da cidade.

O próximo encontro será quinta-feira, 10, às 17 horas, no Hotel Delphin, av. Miguel Stéfano, 1.295, praia da Enseada, Guarujá. As sugestões para alteração de algum dos 96 artigos que compõe o documento serão apreciadas pelo Grupo Setorial após a realização da última audiência, marcada para o dia 17, em Cubatão.

Os 96 artigos da minuta estão divididos em quatro capítulos: I-Definições, II- Zoneamento Ecológico-Econômico, III- Licenciamento Ambiental, IV- Disposições Finais. O Zoneamento apresenta cinco tipologias de zonas, cada uma com critérios de enquadramento, usos permitidos, diretrizes e metas de gestão. A zona de maior restrição é a Z1, onde se permite atividades de baixo impacto, enquanto a Z5 é a mais permissiva, contemplando as zonas urbanas. Esta minuta é resultado de 14 reuniões plenárias do GS_BS e encontros com o Gaema, Ministério Público, Condephaat, órgãos do Ministério do Meio Ambiente e outras instituições.

A Baixada Santista será o segundo setor do litoral paulista a contar com este instrumento de planejamento. O primeiro foi o litoral Norte, regulamentado pelo decreto 49.215, assinado pelo governador Geraldo Alckmin em dezembro de 2004. Em 2009, o Grupo Setorial da Baixada apresentou ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) uma minuta de decreto que acabou não sendo aprovado, uma vez que havia discordância sobre o enquadramento de 13 áreas.

Em 2010 foi finalizado o estudo denominado Avaliação Ambiental Estratégica do litoral, na qual se analisou a dimensão portuária, industrial, naval e offshore de toda a costa, em função do início da exploração dos campos petrolíferos do pré-sal, o que implicou em uma mudança nos cenários com quais o Grupo da Baixada estava trabalhando até então. Em função dessa nova realidade o GS-BS trabalhou na revisão e alteração da proposta de 2009, apresentando a que ora é submetida à população.

A lei 10.019/98 que instituiu o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro do Estado de São Paulo está completando 13 anos de sanção, pelo então governador Mario Covas.
Texto: José Alberto PereiraFotografia: José Alberto Pereira

+ Mais

III EPBio acontece em dezembro na SMA

22/11/2011 - 16:37
Promover o debate em torno das questões mais relevantes a respeito da biodiversidade. Este é o intuito do III Encontro Paulista de Biodiversidade (III EPBio), uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, que será realizada nos dias 15 e 16 de dezembro, na Secretaria do Meio Ambiente (SMA), na capital Paulista. Com a proposta de reunir academia, sociedade civil e governo, os Encontros Paulistas de Biodiversidade constituem um fórum importante para a proposição de novas estratégias e políticas para a conservação e recuperação da biodiversidade em São Paulo. Pré inscrições pelo e-mail cbrn@ambiente.sp.gov.br.

Em sua terceira edição o encontro abordará o tema Conservação da Biodiversidade no Continente Americano: Lições e Recomendações para Políticas com o lançamento de publicação editada em cooperação entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo e a Universidade do Chile. O livro, publicado em inglês e em espanhol/português, reúne 18 capítulos elaborados por 56 autores de sete países - Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Estados Unidos e México -, promovendo o diálogo entre universidades e instituições de pesquisa e os gestores públicos.

A publicação e o evento visam promover o intercâmbio de conhecimento, poderosa estratégia para assegurar avanços na gestão ambiental, sobretudo em um mundo globalizado. A difusão das lições aprendidas deverá apoiar a solução de desafios semelhantes em outros locais e, com isto, auxiliar na implementação da Convenção da Diversidade Biológica no continente americano.

Esta edição do EPBIO integra as atividades desenvolvidas pela SMA no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II executado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria da Agricultura e Abastecimento e pela Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente.

+ Mais

CoMGeo-SP aprova monumento geológico da Pedra do Baú

24/11/2011 - 12:20
A 7ª Reunião do Conselho Estadual de Monumentos Geológicos (CoMGeo-SP) foi realizada nesta quarta-feira, 23 de novembro, no auditório do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), na sede da Secretaria do Meio Ambiente (SMA). O secretário estadual da pasta, Bruno Covas, abriu o encontro, acompanhado da deputada estadual Rita Passos, de Ricardo Vedovello, presidente do Instituto Geológico, e do prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba.

“O Conselho é atualmente o único fórum, em nível estadual, a pensar estratégias de conservação para o Patrimônio Natural Geológico. É um instrumento fundamental para a avaliação, planejamento e consolidação de políticas públicas. Eu quero agradecer a todos os conselheiros, reconhecidos pelos seus conhecimentos científicos e convidados pela atuação direta ou indireta na gestão da geodiversidade”, afirmou Bruno Covas.

Durante o encontro, 16 conselheiros tomaram posse e aprovaram o geossítio Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, como monumento geológico.

Cinco monumentos geológicos, além da Pedra do Baú, foram certificados pela CoMGeo-SP. O prefeito de Salto, José Geraldo Garcia, recebeu o documento da Rocha Moutonné. Herculano Passos Júnior, prefeito de Itu, recebeu a certificação do Varvito de Itu. A assessora de gabinete da subprefeitura de Parelheiros, Solange Aparecida Dias, recebeu pelo Parque Natural da Cratera de Colônia. O prefeito Ildefonso Mendes Neto, prefeito de São Bento do Sapucaí, recebeu o certificado da Pedra do Baú. O prefeito de Anhembi, Ruy Ferreira de Santos, recebeu o documento do Geiseritos Gigantes de Anhembi. O vice-prefeito de Apiaí, representando a cidade e o vizinho município de Iporanga, recebeu a certificação dos Carste e Cavernas do Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira - Petar.

Pauta

O CoMGeo definiu, também, as próximas etapas de trabalho, priorizando a criação de instrumentos de gestão e projetos de incentivo para áreas de preservação, implantação de sinalização, placas indicativas e desenvolvimento de educação ambiental nos geossítos, além estabelecer áreas de turismo como geoparques e circuitos geológicos.

 

 


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.