Panorama
 
 
 

CONSEMA APROVA ENVIAR AO GOVERNADOR PROJETO DE LEI DO MOSAICO DA JURÉIA-ITATINS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2011

O objetivo é conciliar conservação e desenvolvimento sustentável para as populações tradicionais
O Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (Consema) aprovou - por 20 votos favoráveis, um contrário e seis abstenções - encaminhar ao Governador Geraldo Alckmin projeto de lei que altera os limites da Estação Ecológica da Juréia-Itatins e institui Mosaico de Unidades de Conservação local. As sugestões apresentadas pelos conselheiros também serão anexadas ao documento. O evento ocorreu dia 09/11/2011, durante a 289ª Reunião Ordinária do Plenário.

“Por respeito ao Consema decidimos apresentar ao plenário este projeto”, afirma o Secretário Adjunto do Meio Ambiente Rubens Rizek, que presidiu a reunião.

A Estação Ecológica da Juréia-Itatins foi criada em 1986 e, em razão do alto nível de preservação adotado, não é permitida ocupação e exploração econômica do local, o que aumentou a proteção ambiental, mas que afetou a vida das comunidades tradicionais. Para resolver o impasse, em 2006 foi apresentado projeto de lei criando Mosaico da Juréia-Itatins, que, em 2009, foi julgado inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por considerar que os estudos que fundamentaram as alterações previstas eram insuficientes.



Agora, para solucionar a questão, foi elaborado esse novo projeto de lei discutido no Consema. O Diretor Executivo da Fundação Florestal, João Gabriel Bruno, defendeu a proposta argumentando que “a criação do mosaico aumenta a área de proteção integral”. Já o Conselheiro Daniel Smolentzov, da Procuradoria Geral do Estado, considerou importante aprovar plano de manejo local para evitar que, em caso de judicialização, novamente os estudos para fundamentar as alterações sejam considerados insuficientes. Representantes da União dos Moradores da Juréia apresentaram contraproposta protocolada pelo Consema.

Também constante na ordem do dia, o plenário aprovou relatório final da Câmara Técnica de Biodiversidade, Florestas, Parques e Áreas Protegidas sobre espécies exóticas com potencial de invasão. Tais espécies constituem-se na segunda maior causa de perda de biodiversidade do mundo.

Foram duas as deliberações do Consema a respeito, uma estabelecendo diretrizes e critérios para os órgãos estaduais competentes tratarem do tema e a outra é uma primeira lista de espécies exóticas com potencial de invasão e registro de ocorrência em ambientes naturais no estado de São Paulo. As espécies dessa lista deverão ser priorizadas com relação a ações de controle.

O terceiro item da pauta foi adiado. O plenário decidiu, por unanimidade, que seria oportuno que a apreciação de eventuais contribuições para complementar o Plano de Controle de Poluição Veicular, elaborado pela Companhia Ambiental Paulista (CETESB), fosse adiado para a próxima reunião. O objetivo foi dar mais tempo para os conselheiros apresentares sugestões.

Foi aprovada ainda a Minuta de Deliberação sobre Criação - com participação da sociedade civil - das Câmaras Regionais do Alto Tietê e do Ribeira de Iguape/Litoral Sul e Alto Paranapanema. Por fim, o plenário aprovou a adesão do Consema ao Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, ficando definido como interlocutoras as conselheiras Helena Carrascosa e Nerea Massini.
Texto: Júlio Vieira Fotografia: José Jorge Neto

+ Mais

Zoológico e Institutos Geológico, de Botânica e Florestal expõem em feira empresarial

08/11/2011 - 17:12
Órgãos ligados à SMA apresentam seus trabalhos e buscam parcerias para inovação em pesquisa, ciência e tecnologia
Os Institutos Geológico, de Botânica e Florestal e o Zoológico de São Paulo - todos vinculados à Secretaria Estadual do Meio Ambiente - de forma inédita, pela ação conjunta - participam da terceira edição da Feira de Negócios em Inovação Tecnológica entre Empresas, Centros de Pesquisas e Universidades, INOVATEC. O evento ocorre de 07 a 09 de Novembro de 2011, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, na capital paulista.

Organizada pela Federação das Industrias de São Paulo (Fiesp) e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, a Feira é voltada à realização de contatos e negócios entre empresas que desejam inovar e por instituições de pesquisa e prestadores de serviços tecnológicos. São esperados 2.500 empresários no evento.

Os quatro órgãos da SMA participam juntos como expositores e visam o aprofundamento das parcerias com a sociedade em busca de constante inovação tecnológica como um dos instrumentos centrais de conservação da natureza e do desenvolvimento sustentável.

Entre outras questões, o Instituto Geológico apresenta oferta de serviços e trabalhos geotécnicos para caracterização de solo e análises de minerais e mapeamentos de risco a desastres, enquanto o Instituto de Botânica apresenta estudos em bioprospecção vegetal, identificação de plantas, fungos e madeiras, diagnóstico e recuperação de áreas degradadas e biorremediação.

Abrangendo 12 áreas de competências em pesquisas sobre florestas e biodiversidade, o Instituto Florestal oferece, para parcerias tecnológicas, 25.000 hectares de áreas experimentais no Cerrado e na Mata Atlântica, além de oito laboratórios (na capital e no interior) em temáticas diversas, como sementes florestais e hidrologia florestal.

Enquanto isso, o Zoo apresenta estudos em Biotecnologia ligados à compostagem orgânica (feitos em parceria com a UNIFESP, USP, UNESP e UFSCar) que revelam grande diversidade de bactérias, fungos e outros microrganismos de interesse científico e potencial aplicação industrial.
Texto: Júlio Vieira

 


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.