Panorama
 
 
 

CTNBIO APROVA PLANO DE MONITORAMENTO PARA TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2011

10/11/2011 - 17:38 - Após quase um ano de discussão, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou, nesta quinta-feira (10), a resolução de Monitoramento Pós-Liberação Comercial de organismos geneticamente modificados (OGMs), também conhecidos como transgênicos.

O novo sistema (ilustrado no fluxograma anexo) modifica a norma atual e permite a definição de prazos diferenciados para o acompanhamento de produtos liberados comercialmente pela comissão. A resolução de monitoramento recebeu 16 votos a favor, quatro contrários e uma abstenção.

A secretaria executiva da CTNBio informou que a nova legislação, a partir da publicação, permitirá que a comissão possa ser mais eficiente e específica para cada tipo de monitoramento dos organismos liberados. A norma vigente define cinco anos de monitoramento e, com a alteração, a comissão passará a regular o tempo e a decidir sobre a forma de monitorar.

No encontro de hoje, realizado no auditório da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), em Brasília, não houve liberação comercial. Além do plano de monitoramento, o grupo aprovou o calendário de 2012. A comissão tem dez reuniões agendadas para o ano que vem, sendo a primeira marcada para o início de fevereiro.

A última reunião da CTNBio de 2011 acontece nos dia 7 e 8 de dezembro, no auditório do MCTI.

CTNBio

A CTNBio é uma instância colegiada multidisciplinar, criada através da Lei 11.105, de 24 de março de 2005, cuja finalidade é prestar apoio técnico consultivo e assessoramento ao governo federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança, relativa a organismos geneticamente modificados, bem como no estabelecimento de normas técnicas de segurança e pareceres técnicos referentes à proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do meio ambiente, para atividades que envolvam construção, experimentação, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, armazenamento, liberação e descarte de OGMs e derivados.

+ Mais

“Amazônia: Entre o Tradicional e o Moderno”

Seminário acontece no Campus de Pesquisa e busca ver a Amazônia com outra visão

Agência Museu Goeldi – O Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticos - LAMAq/Antropologia/Coordenação de Ciências Humanas/MPEG, realiza no próximo dia 24, o seminário “Amazônia: Entre o Tradicional e o Moderno”, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Quem abre o evento é a Profª. D. Sc. Lourdes Gonçalves Furtado, LAMAq/Coordenação de Ciências Humanas/MPEG e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/UFPA). Entre os palestrantes estarão os professores D. Sc. Wilma Leitão e M. Sc. Romero Ximenes, ambos do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo/Faculdade de Ciências Sociais/UFPA; a Profª. D. Sc. Eneida Corrêa de Assis, da Faculdade de Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Ciências Políticas e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA; e a Profª. Esp. Graça Santana – LAMAq/Coordenação de Ciências Humanas/MPEG.

O seminário tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFPA) e do Programa de Educação Tutorial (PET/UFPA). A organização está sob a responsabilidade de Guilherme Bemerguy, Lorena Alves Mendes e Lourdes Gonçalves Furtado


 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.