Panorama
 
 
 

GOVERNADOR ASSINA DECRETO QUE CRIA COMISSÃO EXECUTIVA DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS

Panorama Ambiental
Rio Grande do Sul (RS) – Brasil
Novembro de 2011

Publicação: 25/11/2011 - O governador do Estado, Tarso Genro, assina nesta segunda-feira, 28, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, às 12h, o decreto estadual que cria Cria Comissão com a finalidade de implementar a Política Intersetorial de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares e de Medicamentos Fitoterápicos no Estado do Rio Grande do Sul.

Em junho deste ano, foi lançada, na Assembleia Legislativa, pela secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, autora da lei estadual n 12.560 de 2006, a Política Estadual de Plantas Medicinais, aromáticas e condimentares e de fitoterápicos, que institui a Política de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Estado.

Segundo a secretária, as Políticas Públicas de Plantas Medicinais e Fitoterápicas visam estimular o planejamento da produção agroecológica, ampliar e qualificar a utilização das plantas medicinais e dos medicamentos fitoterápicos como elementos estratégicos de saúde, preservação e conservação do ambiente, de qualidade de vida e de desenvolvimento sustentável no Rio Grande do Sul.



Acordo de Cooperação Técnica

No mesmo evento será assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Estado e a União, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

O documento prevê o compartilhamento das capacidades técnica, científica, financeira e política entre as partes, objetivando o desenvolvimento de ações relacionadas à elaboração e publicação da Farmacopéia Popular do Pampa.

+ Mais

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente participa da 5º Conferência Internacional do Bioma Pampa

Publicação: 04/11/2011 - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), representada pelo Diretor do Programa RS Biodiversidade, Denis Patrocínio, participa nesta segunda-feira, 07, na Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, da 5º Conferência Internacional do Bioma Pampa.

Integrada à 5º Conferência, entra em pauta a Audiência Pública conjunta com as Comissões do Mercosul e Assuntos Internacionais. Além da Sema estarão presentes em Santana do Livramento a Fiergs, a Farsul, universidades (Unipampa e IF-Sul), órgão políticos, sociais e de trabalhadores da Fronteira.

+ Mais

Sema e Famurs tratam de projetos estratégicos ambientais

Publicação: 16/11/2011 - A secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, recebeu na tarde desta quarta-feira, 16, em seu gabinete, o presidente da Famurs, Mariovane Weis, para tratar de projetos ambientais estratégicos ao Estado e aos municípios gaúchos.

De acordo com Jussara Cony, a tripartite Estado, União e municípios, articulada pela Sema, aprovou na Assembleia Legislativa este ano o Cadastro Técnico Estadual de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), e a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA-RS), a qual deverá arrecadar ao RS e aos municípios cerca de R$ 40 milhões a partir de 2012. "Atualmente, o tributo estava sendo cobrado dos empreendedores pela União, sem passar pelos cofres gaúchos. A lei garante que o percentual dessa taxa (60%) seja direcionado ao Estado e aos municípios, como prevê a Lei federal nº 6.938/1981. Com isso, ampliaremos a arrecadação do Rio Grande do Sul, aumentando a fiscalização e coibindo empreendimentos irregulares", destacou Jussara.
A secretaria explicou ao presidente da Famurs que os municípios devem se preparar para receber esse recurso. "Precisamos que as prefeituras criem suas leis para que possamos repassar o que é de direito a cada um deles". A comissão tripartite, presidida pela secretária Jussara Cony já trabalha dessa pauta e deve orientar aos municípios como proceder nessa situação.
Outro ponto debatido foi a reformulação do programa SIGA, que vai ampliar a capacitação dos municípios e avançar as competências das prefeituras dando celeridade e transparência.
Mariovane Weis, por sua vez, parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pela secretária e colocou-se à disposição para agilizar e organizar os pleitos ambientais que possam auxiliar Estado e município na gestão ambiental.

+ Mais

Sema e Batalhão da Polícia Ambiental apreendem dez mil metros de rede predatória no Parque Itapuã

Publicação: 18/11/2011 - No final da tarde dessa quinta-feira, 17, a equipe do Batalhão da Polícia Ambiental (BPM), comandada pelo Tenente Barcelos, e funcionários do Parque Estadual de Itapuã apreenderam mais de dez mil metros de rede e cerca de 250 quilos de peixe. O parque, por meio do Centro de Proteção Ambiental, realiza sistematicamente, operações em parceria com o BPM com objetivo de evitar a pesca predatória na área de domínio do parque.

A operação envolveu dois barcos e a parceria de moradores locais. A pesca no período de piracema é proibida até o final do mês de janeiro e a pesca predatória não é permitida em qualquer época.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.