Panorama
 
 
 

CETESB E PETROBRAS RENOVAM CONVÊNIO PARA ELABORAÇÃO DE INVENTÁRIO DE GEE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2011

A CETESB e a Petrobras assinaram, no dia 9 de dezembro passado, a renovação de convênio de intercâmbio técnico e científico, para a atualização do 2º Relatório de Referência do Setor de Energia, compreendendo o período de 2009 a 2012, englobando dados de emissões de gases de efeito estufa (GEE) de todas as instalações da empresa petrolífera, localizadas no Estado de São Paulo.

O documento foi assinado pelo presidente da CETESB, Otávio Okano, e pela diretora de Avaliação de Impacto Ambiental, Ana Pasini. A Petrobras foi representada por Jayme de Seta Filho, gerente da Unidade de Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde.

Com o acordo, as ações de cooperação técnica se estenderão até 26 de março de 2013, possibilitando a consolidação do Inventário Paulista de Gases de Efeito Estufa (GEE), sob a coordenação do Programa de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo, desenvolvido pela CETESB. O documento contará também com dados de outras empresas e setores. As emissões consideradas no estudo serão o dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, que contribuem para a elevação da temperatura global.

A metodologia a ser adotada foi definida pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), agregando informações por matriz energética, tipo de combustível, fontes, atividades e categorias, que serão formatadas para compor o Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

A expectativa é de aumento das emissões no período de 2009 a 2012, em relação ao levantamento anterior que englobou os anos de 11000 a 2008, em que o lançamento de dióxido de carbono para a atmosfera passaram de, respectivamente, 5,1 para 8,7 milhões de toneladas de CO2 equivalente.

Segundo o estudo, as emissões de dióxido de carbono representam 99,26% do total, restando 0,36% para o metano e 0,37% para os óxidos nitrosos. Essas emissões são relativas às atividades das refinarias Presidente Bernardes, em Cubatão, Capuava, em Santo André, Henrique Lage, em São José dos Campos, e Paulínia, em Paulínia, além da Usina Termelétrica Fernando Gasparian. Outras fontes consideradas foram as atividades de transporte e distribuição de petróleo e derivados.

+ Mais

Começa a vigorar em 2012 o novo Manual de Orientação para Aprovação de Projetos Habitacionais.

Criado no ano de 1991, o Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo – GRAPROHAB tem como meta centralizar, e, acima de tudo, organizar os procedimentos administrativos de licenciamento do Estado para implantação de empreendimentos de parcelamento do solo para fins residenciais, conjuntos e condomínios habitacionais, públicos ou privados.

Em Janeiro de 2012, com a contribuição dos técnicos da CETESB, entra em vigor o novo Manual de Orientação para Aprovação de Projetos Habitacionais, produzido pelo Grupo, com o objetivo de agilizar os processos de licenciamento. A publicação foi elaborada segundo as normas e legislação vigente de cada instituição envolvida e proporcionará ao usuário as orientações necessárias para elaboração e encaminhamento correto de seu projeto.

O Manual é uma ferramenta importante de orientação e planejamento de projeto urbanístico que venha a ser objeto de análise pelos órgãos e empresas públicas. Através dele o usuário é informado, por exemplo, da listagem de documentos e plantas a serem encaminhadas para análise dos órgãos colegiados.

O Colegiado do GRAPROHAB é constituído pela Secretaria de Estado da Habitação, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A – EMPLASA e pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE.

A sigla GRAPROHAB é de difícil assimilação, assim como a responsabilidade do órgão, frente ao licenciamento de projetos habitacionais, é de extrema importância para preservar a qualidade de vida do Estado. São vinte anos, desde sua criação, onde a união de especialistas de diversas áreas, que integram o seu colegiado, garante a excelência do trabalho desenvolvido.

Para Margarita Shatkovsky, Gerente do Setor de Apoio ao Parcelamento do Solo e representante da Companhia no GRAPROHAB, “sem o trabalho e a dedicação de todos os envolvidos no processo, como, por exemplo, os funcionários das Agências Ambientais da CETESB, seria impossível o cumprimento de todas as demandas, com prazos e análises técnicas.”

Como lembra a técnica da CETESB o andamento de um processo de licenciamento inclui diversas etapas como a solicitação do parecer técnico, as vistorias, a emissão dos pareceres, finalizando com a decisão pela aprovação, ou não, do empreendimento.

“Todas as fases desenvolvidas no processo ilustram o importante trabalho realizado pelo corpo técnico da CETESB.” destaca Célia Poeta, Gerente do Departamento de Apoio Técnico e também representante no Grupo.

Em vinte anos de existência do GRAPROHAB foram construídos mais de 1,4 milhão de lotes urbanizados e foram preservados e recuperados mais de 180 mil Km2 de áreas verdes, o que representa aproximadamente 12 parques do Ibirapuera por ano.

“Gostaria de prestar uma homenagem a todos que colaboraram com a criação e a evolução do GRAPROHAB, ao longo destes vinte anos.” – finaliza Célia Poeta.
Texto – Cristina Couto
Fotografia – José Jorge

+ Mais

Polícia Ambiental comemora 62 anos de atividade

O Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo comemorou no dia 14/12, seus 62 anos de implantação. Na ocasião, foi entregue a Medalha Cinqüentenário do Policiamento Ambiental às autoridades e parceiros, entre eles o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, o secretário adjunto da pasta, Rubens Rizek, e o presidente da CETESB, Otavio Okano.

O evento aconteceu na Associação dos Oficiais da Polícia Militar e contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Alvaro Batista Camilo e do comandante da Polícia Ambiental, Milton Nomura, que apresentou um balanço do trabalho da Polícia Ambiental e o resultado de 89% de conformidade ambiental no Estado.

O objetivo da honraria é galardoar personalidades civis, militares, instituições públicas e privadas, por seus méritos pessoais, e que tenham contribuído para o maior brilho do Policiamento Florestal e de Mananciais ou, de algum modo, prestado relevantes serviços ao Estado de São Paulo. É a mais alta honraria concedida pelo Policiamento Ambiental da Polícia Militar.

“Agradeço ao Bruno Covas pela parceria e apoio da Secretaria ao nosso Policiamento. Juntos não medimos esforços para proteger os recursos naturais do nosso Estado”, afirmou Nomura.

Bruno Covas ressaltou a importância do trabalho realizado pela Polícia Ambiental. “Eu fico muito agradecido pela homenagem, mas vim aqui para agradecer à vocês pelo apoio, pela dedicação e o trabalho, que tanto colabora com o Sistema Ambiental Paulista”, disse o secretário.

Balanço

O Policiamento Ambiental comemora os resultados conquistados em 2011. Foram 550 animais e 15.014 aves silvestres apreendidos, 12.275 autuações lavradas, 101.585 ocorrências atendidas e 827 armas de fogo apreendidas. O Policiamento Ambiental, que também responde pela Patrulha Rural, para garantir segurança ao homem do campo percorreu 7.538.813 quilômetros. “Só temos motivos para comemorar e agradecer aos nossos policiais. São Paulo apresenta uma forte tendência de conformidade ambiental. Hoje esse índice é de 89%, ou seja, a cada 100 vistorias realizadas, 89 estão dentro da regularidade”, comemorou o secretário Bruno Covas.


 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.