Panorama
 
 
 
 

CONSEMA APROVA GASODUTO DA COMGÁS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2012

24/01/2012 - Obra deverá suprir a demanda da Região Metropolitana de São Paulo - O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou, por 23 votos favoráveis, nenhum contrário e duas abstenções, projeto de reforço da Rede Tubular de Alta Pressão (RETAP) em São Paulo e São Bernardo do Campo, de responsabilidade da Companhia de Gás de São Paulo - Comgás. O ato ocorreu no dia 24 de janeiro, durante a primeira reunião do plenário de 2012. Também prevista na ordem do dia, a análise do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Jataí foi retirada da pauta.

O projeto da Comgás se faz necessário, pois, segundo o empreendedor, a atual rede tubular não será suficiente para abastecer a necessidade de gás natural na Região Metropolitana de São Paulo a partir de 2014, mantidas as projeções de crescimento da demanda. Com a obra, a capacidade de fornecimento do recurso será ampliada em aproximadamente 40%.

A tubulação tem vida útil estimada em 40 anos e o gasoduto terá 26 quilômetros - 24 dentro da represa Billings e dois em trecho terrestre -, incluindo um pequeno trecho dentro do Parque Estadual da Serra do Mar. A previsão é que haja supressão de vegetação de 1,2 hectare e, para realizar a contrapartida, o parecer da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) prevê que 0,408% do valor do empreendimento seja destinado para compensação ambiental.



O conselheiro Carlos Sanseverino, que representa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mostrou-se preocupado com possíveis acidentes com gás natural. “Qual é a estrutura para casos de emergência ambiental e humana?”, questiona ele. Segundo técnicos da Cetesb, o detalhamento desse tipo de ação deve ser apresentado posteriormente, na fase de obtenção da licença de operação. O empreendedor também afirmou ter um seguro que cobre prejuízos próprios e de terceiros em caso de acidentes.

Dessa forma, o parecer da Cetesb aprovado conclui que “Considerando o caráter de interesse público da obra e que os impactos ambientais poderão ser mitigados com a devida implementação dos programas ambientais propostos pelo empreendedor, entende-se que o empreendimento é ambientalmente viável”.

Loteamentos

Foram aprovados também pelo Consema dois loteamentos, um deles denominado Misto Aquarius, de responsabilidade da Serveng – Civilsan S/A, em São José dos Campos e outro em Itupeva, chamado Residencial Sant´Anna da Grama, de responsabilidade da Jaguari Comercial e Agrícola Ltda.

Com área de 362,8 hectares, o empreendimento em São José dos Campos foi considerado de baixo impacto ambiental, não afetando significativamente a fauna e a flora e nem cortando Área de Preservação Permanente. Apesar disso, a proposta prevê como medida de mitigação a destinação de recursos para o Refúgio de Vida Silvestre da Mata da Represa, em Caçapava, proposta que ainda será avaliada pela Câmara de Compensação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SMA).

Já o empreendimento em Itupeva refere-se a um condomínio de veraneio de alto padrão, de baixa densidade e em local sem processo erosivo importante ou problema de permeabilidade do solo. Em alguns pontos há necessidade de intervenção em Área de Preservação Permanente e, como medida compensatória, o parecer técnico prevê o plantio de 18.389 mudas de espécies nativas.
Texto: Júlio Vieira Fotografia: José Jorge Neto

+ Mais

Prefeituras têm até dia 23 para entregar planos de ação do Município VerdeAzul

20/01/2012 - Os municípios paulistas tem até segunda-feira, dia 23, para preencher os planos de ação do Programa Município VerdeAzul, referente as atividades e políticas públicas, realizadas em 2011.

A partir daí, no dia 24, a equipe do projeto entra na fase de avaliação dos Planos de Ação, da quarta edição do Programa.

Em 2011, a equipe do Programa realizou diversas atividades em parceria com os municípios, trocando experiências e levando informações técnicas aos diversos interlocutores e agentes técnicos municipais.

Uma das novidades foi a parceria com a Rede do Saber, da Secretaria de Educação, para a 1° Videoconferência Município VerdeAzul. Junto com a Coordenaria de Educação Ambiental – CEA, contou com a participação de mais de cerca de 100 municípios conectados em tempo real, nos 91 pontos da Rede do Saber no Estado, que puderam esclarecer suas dúvidas nesta primeira ocasião sobre o tema educação ambiental.

A iniciativa de incorporar a videoconferência como meio de interação entre técnicos municipais e os da SMA vem para complementar e otimizar o fluxo de informações referentes à gestão ambiental propostas pelo Programa, utilizando de um instrumento que demanda baixo custo e baixa emissão de carbono.

Próximos passos
Após a análise das ações realizadas, será o lançamento do Ranking Município VerdeAzul 2011, que em breve demonstrará o desempenho dos 645 municípios do Estado de São Paulo, nas 10 Diretivas ambientais propostas pela Resolução SMA 36/2011.

O Coordenador do Programa Mauro Haddad acredita na importância da adoção de mecanismos para a difusão de conhecimentos entre os municípios e a constituição de corpos técnicos municipais, aptos para a gestão ambiental.
Texto: Lukas Campagna

+ Mais

Programa de Recuperação da Serra do Mar: mais 784 moradias entregues

06/01/2012 - Residenciais Rubens Lara, Vila Harmonia e Parque dos Sonhos, em Cubatão, receberão famílias originárias de áreas de risco e proteção ambiental

O governador Geraldo Alckmin entregou, na sexta-feira, 6, mais 784 novas moradias em Cubatão, dando prosseguimento ao Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. Do total, 365 unidades são do Residencial Rubens Lara, conjunto habitacional referência em sustentabilidade; 186 do Residencial Vila Harmonia (Bolsão 7); e 233 moradias do Residencial Parque dos Sonhos (Bolsão 9). Essas 784 novas moradias serão somadas às 1.541 já entregues, totalizando o atendimento a 2.325 famílias da Serra do Mar que já receberam imóveis da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) em Cubatão.

"São apartamentos, casas ou sobrados. Dois dormitórios, três dormitórios, todas com aquecedor solar, algumas também têm área de comércio e estão dentro de um dos maiores programas do País, que é o programa da Serra do Mar. Nós já entregamos 1.541 unidades, estamos em obras com outras 1.733 e vamos fazer ainda mais 1.300", lembrou o governador.

O secretário do Meio Ambiente Bruno Covas acompanhou a entrega das moradias. “Este programa é um exemplo de desenvolvimento sustentável e de qualidade de vida das pessoas”, reforçou.

Ainda na cidade, Bruno Covas e Geraldo Alckmin visitaram o Grotão, área de risco que vem sendo desocupada por estar em território de preservação ambiental nas encostas da Serra do Mar.

Programa Serra do Mar

Lançado no início de 2007, o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar é um dos principais projetos do Governo de São Paulo para promover a conservação, o uso sustentável e a recuperação socioambiental do Parque Estadual da Serra do Mar. A ação prevê o atendimento de 7.1000 famílias moradoras de áreas irregulares do parque.
Texto: Com informações da Secretaria da Habitação e da CDHU


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.