Panorama
 
 
 
 

CPB/ICMBIO COLETA DADOS SOBRE ESPÉCIE AMEAÇADA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2012

Brasília (26/01/2012) – Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB/ICMBio) realizaram expedição em busca de mais informações sobre o caiarara (Cebus kaapori). A iniciativa ocorreu entre os dias 11 e 23 de janeiro e atravessou a porção da Floresta Amazônica ao leste do rio Tocantins que compreende partes dos estados do Pará e do Maranhão.

O objetivo da equipe, formada pelos analistas ambientais Marcos Fialho e Plautino Laroque e o técnico Severino dos Santos, era ampliar o mapeamento e o diagnóstico das populações da espécie, que tem uma distribuição restrita à área conhecida como “Centro de Endemismo de Belém”.

Os dados coletados auxiliarão na criação do Plano de Ação Nacional (PAN) de Primatas da Amazônia Oriental. O Cebus kaapori, que é uma das espécies amazônicas mais ameaçadas, será um dos alvos deste PAN.

As entrevistas com moradores locais foram a base da metodologia utilizada na expedição, o que possibilitou saber mais detalhes sobre a região de ocorrência da espécie, ameaças como a caça, a perda de mata e se ocorreu morte de macacos. “Essas informações poderão subsidiar a elaboração de planos de trabalhos para a conservação deste táxon”, explica o analista Plautino Laroque, médico veterinário.

Segundo o analista Marcos Fialho, as ações de preservação de espécies da região são necessárias pela acelerada antropização a qual a área está submetida. “Poderíamos dizer que é um pedaço da Amazônia com cara de Mata Atlântica, visto que a maior parte da área de ocorrência da espécie já foi convertida em pastos ou cultivos”, afirma.

Como balanço geral da expedição, Fialho destaca a existência de parceiros interessados em promover a preservação da espécie e do meio em que ela vive. “Durante os dias de campo confirmamos que a situação da espécie é realmente crítica. Mas, por outro lado existem diversos parceiros, sejam governamentais ou do setor produtivo interessados em contribuir com as estratégias de conservação, não só desta espécie, mas de toda a comunidade biótica na qual se encontra. Esperamos que o PAN seja a ferramenta que catalise esse processo”, ressalta.
Comunicação ICMBio

+ Mais

Serra da Mocidade realiza pesquisa sobre peixes-elétricos

Brasília (27/12/2011) - No período de 4 a 11 de dezembro foi realizada a expedição de pesquisa “Peixes-Elétricos em Unidades de Conservação”, no Parque Nacional Serra da Mocidade, em Roraima. A empreitada serviu para subsidiar a elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC).

A equipe de pesquisa foi composta por analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), além de colaboradores no município de Caracaraí.

A atividade contou com o apoio da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do ICMBIO e utilizou um barco regional adaptado para o funcionamento de um laboratório flutuante, usado para gravar os impulsos elétricos de 191 peixes (Gymnotiformes).

Com os resultados preliminares, existe a indicação de duas novas espécies e a ampliação da distribuição de algumas espécies do grupo para Roraima. A equipe também realizou um levantamento preliminar de jacarés que vai servir de base para estudos futuros na UC.
Ascom ICMBio


 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.