Panorama
 
 
 
 

MAPA APRESENTA LISTA DAS ESPÉCIES AMEAÇADAS
REGISTRADAS DENTRO DE UC

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2012

Brasília (16/01/2012) - Está disponível no site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), um mapa que permite visualizar, via Google Earth, a lista das espécies ameaçadas com registro de ocorrência em unidades de conservação (UC) federais.

Esta ferramenta permitirá que o usuário selecione uma unidade de conservação e conheça todas as espécies da fauna ameaçadas de extinção, além de saber mais informações sobre o animal.

A iniciativa é um passo importante para divulgar a importância das unidades de conservação para a proteção das espécies. E apresenta em um novo formato as informações contidas no Atlas da Fauna Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação federais lançado pelo ICMBio em abril de 2011.

"Esta primeira edição do Atlas identificou que 50% das espécies da fauna ameaçadas de extinção ocorrem em Unidades de Conservação federais", informa o Coordenador-Geral de Manejo para Conservação, do ICMBio, Ugo Vercillo. A segunda edição do Atlas está em elaboração, com lançamento previsto para o aniversário de 5 anos do ICMBio. "Também solicitamos a todos os servidores do Instituto e pesquisadores, que contribuam com informações inéditas", destaca Ugo.

Informações e contribuições podem ser enviadas para o e-mail coapro@icmbio.gov.br, para serem analisadas pela Coordenação de Análise e Prognóstico de Risco à Biodiversidade (COAPRO), da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO), do ICMBio.

+ Mais

Onça-pintada é capturada no entorno do Parque Nacional do Iguaçu

Brasília (31/01/2012) - A equipe do Projeto Carnívoros do Iguaçu capturou uma onça-pintada (Phantera onca) em uma fazenda em Santa Teresa do Oeste, município vizinho do Parque Nacional do Iguaçu. A captura aconteceu no dia 27 de janeiro, depois que técnicos foram acionados pelo proprietário da fazenda, após predação de um bezerro. Os técnicos instalaram duas armadilhas de jaula, duas de laço e três fotográficas.

O resultado da captura veio na armadilha do laço. O animal, um macho jovem, com 60 kg e cerca de quatro anos, já era conhecido dos técnicos e inclusive havia ganhado apelido: Sancho. Há dois anos, ele e seu irmão, o Pança, eram frequentemente avistados na BR-469, via de acesso às Cataratas do Iguaçu. Sancho foi sedado e logo após pesado, medido e examinado, o animal recebeu uma coleira de monitoramento.

Os especialistas do Projeto Carnívoros do Iguaçu, mantido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reforçam a importância de moradores do entorno da unidade de conservação (UC) comunicarem qualquer sinal de ataque de felinos e jamais tentar matá-los. A equipe pode ser acionada diretamente pelo telefone: (45) 3521-8374.

Projeto Carnívoros do Iguaçu

Criado em outubro de 2008 o Projeto Carnívoros do Iguaçu visa o estudo populacional das onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu e seu entorno. Trata-se de um trabalho detalhado do status de conservação in situ da população de onças-pintadas (Panthera onca) na região oeste do Paraná, abordando questões de ecologia, biologia e genética das espécies, a educação ambiental, a conservação da paisagem do entorno do parque e a intermediação de conflitos entre populações residentes no entorno e ataques de onças a rebanhos domésticos. O projeto é executado por quatro funcionários, sendo dois técnicos de nível superior e dois assistentes de campo, além da consultaria e apoio científico de profissionais com experiência na área.

Dados sobre a espécie estão sendo obtidos com o uso de armadilhas fotográficas, monitoramento por rádio-colar de espécimes capturados, acompanhamento dos casos de predação e pela coleta de amostras de fezes para análises de dieta e genética. A primeira estimativa populacional da espécie realizada com 72 armadilhas fotográficas mostrou dados preocupantes, com 0,29 onças por 100 Km² ou 6 a 12 indivíduos para o parque inteiro. Dessa forma, o estudo da população de onça-pintada, tal como previsto, gera informações valiosas para as estratégias de manejo da unidade e também para a proteção da última população viável de onças do sul do país.


 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.