Panorama
 
 
 
 

APROVADA PESQUISA EM CAVERNAS ARENÍTICAS NO PARANÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2012

Thaís Alves - Brasília (29/02/2012) – O Projeto “Estudo Espeleológico das cavidades subterrâneas areníticas do município de Ponta Grossa, Campos Gerais do Paraná” foi aprovado em edital da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas Espeleológicas (Gupe) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a pesquisa será na área do Parque Nacional dos Campos Gerais, unidade de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Proposto em agosto de 2011, o projeto vai viabilizar um estudo detalhado das cavidades subterrâneas em rochas areníticas no município de Ponta Grossa.

Segundo Marcio Ricardo Ferla, chefe do Parque Nacional dos Campos Gerais, a pesquisa foi autorizada pelo Sisbio (Sistema de Informação da Biodiversidade), do Instituto Chico Mendes, e terá todo o apoio logístico da unidade.

A pesquisa visa a ressaltar as características físicas, elementos bióticos (animais, plantas, microoorganismos) e abióticos (rocha, espeleotemas, solo) e o potencial geoturístico desses ambientes.

Com a aprovação do projeto pela Fundação Grupo Boticário, o Gupe terá recursos para trabalhos de campo e exploração e levantamentos espeleológicos gerais, bem como para compra de equipamentos específicos, usados nos estudos em cavernas.

+ Mais

Instituto aprova 11 novos planos de ação nacional

Brasília (24/02/2012) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou na quarta-feira (22), 11 portarias que voltadas para os Planos de Ação Nacional (PAN), sendo 10 para a fauna ameaçada e um para a flora ameaçada.

O exemplo a ser seguido, fruto destes 11 planos de ação, é que há diferentes formas de se fazer o efetivo planejamento estratégico para a conservação – os planos de ação - agregando diferentes abordagens, tomando como referência desde bacias hidrográficas (PAN Mogi-Pardo-Grande e PAN Xingu), biomas ameaçados como a Caatinga (PAN Aves da Caatinga e PAN Arara Azul de lear), ambientes especiais e ameaçados como o Patrimônio Espeleológico (PAN Cavernas do São Francisco), a Mata Atlântica, os Pampas e ecossistemas peculiares (PAN Herpetofauna do Sul do Brasil, PAN Passeriformes dos Campos Sulinos e Espinilho), mosaico de paisagens, como a Cordilheira do Espinhaço (Herpetofauna da Serra do Espinhaço) até espécies emblemáticas que só habitam o cativeiro e necessitam de diretrizes e ações buscando a conservação in situ (PAN Ararinha azul, PAN Mutum-do-Alagoas).

Outra lição apreendida em todos estes 11 planos foi a possibilidade de se conjugar esforços e potencializar ações já desenvolvidas por parceiros externos internacionais e nacionais como, por exemplo, no PAN Albatrozes e Petréis (PLANACAP).

Para a coordenadora substituta de Manejo para a Conservação, Fátima Pires de Almeida Oliveira, estes 11 planos e todos aprovados, desde 2010, representam, de fato, uma experiência de sucesso, graças à liderança dos centros de pesquisa do ICMBIO (CECAT, CECAV, CEMAVE, CMA, CENAP, CEPAM CEPTA,CPB, RAN e TAMAR) que alavancaram uma sólida parceria com a sociedade civil e órgãos do Governo nas esferas federais, estaduais e municipais, envolvendo, para os 10 planos da fauna, mais de 200 parceiros externos, focados no alcance dos 96 objetivos específicos e 688 ações programados nos PAN visando a recuperação e conservação das populações de espécies ameaçadas nas áreas estratégicas indicadas pelos quase 400.


 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.