Panorama
 
 
 
 

ESTADO ENTREGA MAIS 4,8KM DA CICLOVIA RIO PINHEIROS DA CPTM

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2012

10/02/2012 - "A extensão da ciclovia da Marginal Pinheiros é de extrema importância para aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte. Mais importante ainda é o novo acesso na Ponte Cidade Universitária, que vai trazer novos ciclistas para a ciclovia, principalmente estudantes da USP e moradores da região do Butantã e Alto de Pinheiros”, disse Felipe Aragonez, diretor geral do Instituto CicloBR. Às vésperas de completar dois anos, a ciclovia Rio Pinheiros ganhou mais 4,8 quilômetros de extensão. Nesta sexta-feira, 10, o governador Geraldo Alckmin entregou para operação o novo trecho entre as estações Vila Olímpia e Cidade Universitária. O secretário Bruno Covas participou da solenidade.

Com a inauguração, a ciclovia totaliza 18,8 quilômetros de via paralela à Linha 9-Esmeralda (Osasco - Grajaú), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que também é responsável pela obra.

“É importante incentivar o uso de bicicletas e destacar o papel que os ciclistas têm hoje na mobilidade urbana. Do ponto de vista ambiental, a redução na frota de carros ajuda a diminuir as emissões de gases de efeito estufa. Os ciclistas são fundamentais para que isso aconteça”, afirmou o secretário Bruno Covas, durante a participação do evento.

De acordo com o governador, o Estado vai começar mais dois quilômetros para chegar até o Parque Vila Lobos. “Então serão 21 quilômetros de ciclovia na marginal do Rio Pinheiros, integrada às estações de trem, toda estação com bicicletário, integrando os nossos parques", afirmou Alckmin.

A ciclovia que já era considerada a maior pista urbana fora de parques, torna-se também o principal eixo cicloviário da cidade ao facilitar o acesso à região da Cidade Universitária, entre outros pontos. A Ciclovia funciona diariamente das 6h às 18h15. Durante o horário de verão, das 5h30 às 19h15.

Para Aragonez a ciclovia precisa melhorar muito na questão de acessos. “Ela ainda tem um caráter de lazer, e por isso deve ser investido de maneira rápida e efetiva nos acessos, se tivermos acessos em todas as pontes, ela vai ter um caráter de transporte e muitas pessoas podem usar”, disse, acrescentando que “no novo trecho a tinta da ciclovia é melhor, com antiderrapante, o único ponto negativo é que o ciclista não pode pedalar na rampa de acesso para a Ponte Cidade Universitária".

Os ciclistas também terão à disposição mais três pontos de apoio com banheiro, bebedouro e atendimento em Santo Amaro, Cidade Jardim e Cidade Universitária. Somando-os aos dois existentes (da Av. Miguel Yunes e da Vila Olímpia), serão cinco pontos de apoio ao longo do percurso.
Texto: Lukas Campagna, com informações da CPTM Fotografia: Pedro Calado

+ Mais

Comissão Paulista da Biodiversidade discute as metas de Aichi/Nagóia e a Rio+20

01/02/2012 - A sala onde normalmente são realizadas as reuniões do Consema - Conselho Estadual do Meio Ambiente - recebeu na manhã desta terça-feira, 31, o primeiro encontro da Comissão Paulista da Biodiversidade (CPB), criada a partir do decreto 57.402/11 assinado pelo Governador do Estado Geraldo Alckmin, em outubro de 2011.

A Comissão é formada por seis membros do Sistema Estadual de Meio Ambiente e onze de outros órgãos dos governos estadual e federal, da sociedade civil, universidades e empresas. "Biodiversidade é um dos temas principais dessa gestão", afirmou o secretário do Meio Ambiente Bruno Covas, anunciando a criação oficial da CPB.

Em outubro de 2010, durante a Conferência das Partes realizada em Aichi/Nagóia, foi estabelecido o plano de 20 metas para proteger a biodiversidade do planeta. Na ocasião, os representantes do Estado de São Paulo declararam a criação da Comissão Paulista da Biodiversidade, a fim de integrar esforços para cumprir as metas estabelecidas.

Durante a primeira reunião, realizada nessa terça-feira, foi apresentada aos membros da Comissão uma proposta de Plano de Ação da SMA 2011-2020, para analisar os esforços que já estão sendo feitos nesta secretaria e cruzá-los com as metas do protocolo do Aichi/Nagóia. As 20 metas foram separadas em grupos de sete ações/projetos. "Este levantamento das ações internas da SMA foi um trabalho realizado pelos nossos técnicos durante todo o ano de 2011. A ideia é tornar o protocolo mais acessível aos membros da Comissão. Queríamos traduzir o que seriam as centenas de ações da SMA para as metas de Nagóia", explicou Rubens Rizek, secretário adjunto da SMA e coordenador da CPB.

O assessor de gabinete da SMA José Pedro de Oliveira Costa, eleito vice-coordenador da Comissão, lembrou da importância de trabalhar em conjunto com outros setores: "Tudo isso é uma construção que deve ser feita de forma integrada e harmoniosa com outras secretarias e o governo federal, representado aqui pelo Ministério do Meio Ambiente".

Outra pauta discutida foi a possibilidade de levar alguns dos projetos destaque à Rio+20, principalmente aqueles ligados à Economia Verde.

Para a próxima reunião, ainda sem data definida, ficou estabelecido, entre outros temas, o aprofundamento do projeto Biota/Fapesp para os membros da Comissão, e o seu regimento interno, a ser elaborado por José Pedro, vice-coordenador, e por Cláudio José Silveira, secretário-executivo.

Também neste encontro, a Comissão Paulista da Biodiversidade escolheu o seu patrono, o ambientalista, ex-secretário de Meio Ambiente e pessoa com notória importância para a preservação ambiental do Estado de SP, Paulo Nogueira-Neto.
Texto: Aline Cavalcante Fotografia: José Jorge


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensaa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.