Panorama
 
 
 
 

SMA PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DA RMSP

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2012

14/02/2012 - O Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, participou de reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. O evento ocorreu na Sala São Paulo, no dia 14 de fevereiro de 2012, com participação de diversos secretários de Estado e prefeitos.

O Conselho é um instrumento de planejamento criado no dia 20 de setembro de 2011, cujo objetivo é articular deliberativamente sobre planos, projetos, programas e obras estratégicas a serem executadas pelo Estado de São Paulo e pelos 39 municípios que compõem a Região Metropolitana. Confira a lista de todos os membros do Conselho clicando aqui.

O foco do Conselho é abordar problemas que afetam a Região Metropolitana e não apenas cada município separadamente. Dessa forma, assuntos como mobilidade urbana, saneamento básico, resíduos sólidos e poluição ambiental, combate às drogas e a criação de novo aeroporto na região, por serem de interesse comum, estão previstos para serem debatidos. A pauta de hoje, no entanto, focou a organização interna do Conselho, como estabelecer a presidência e a relatoria das Câmaras Temáticas.

Ficou estabelecido ainda que três temas de interesse da região serão abordados já na próxima reunião: combate às enchentes, combate às drogas e a proposta de construção de novo aeroporto. “A Secretaria do Meio Ambiente pode ajudar muito no combate às enchentes. Proponho que antes do nosso próximo encontro as câmaras temáticas se reúnam para já apresentar propostas concretas”, afirmou o secretário Bruno Covas.
Texto: Júlio Vieira

+ Mais

Municípios que se destacaram no Pacto das Águas são reconhecidos

07/02/2012 - A recuperação e a conservação da qualidade das águas nos municípios do Estado de São Paulo avançaram. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA certificou nessa terça-feira, dia 7, os municípios e Comitês das Bacias Hidrográficas com melhor desempenho no Programa Pacto das Águas São Paulo.

O evento teve a participação do secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, do Governador do Brasil junto ao Conselho Mundial da Água e diretor da Agência nacional de Águas - ANA, Paulo Varella, da assessora técnica das Águas da SMA, Rosa Mancini, além de prefeitos e técnicos dos municípios premiados.

O programa implantado em 2009 envolve governos municipais, comitês de bacia e sociedade civil para apoiar o documento mundial Consenso da Água de Istambul – CAI, um conjunto de estratégias para gestão da água. O programa propõe 21 ações dentro de três eixos.

Por meio do Pacto das Águas São Paulo, dos cerca de 800 signatários do Consenso da Água de Istambul, representando 49 países, 598 são do Estado de São Paulo. Desses, 229 municípios definiram metas e completaram os procedimentos para apontar as 21 ações realizadas. “É a gestão local por uma causa global. Todo esse trabalho e os resultados obtidos aqui, não só pelos municípios hoje certificados, mas por todos os participantes serão apresentados no Fórum de Marselha, em março. São Paulo, mais uma vez dá exemplo de gestão ambiental graças a gestão ambiental compartilhada entre governo estadual e municipal atuando”, afirmou o secretário Bruno Covas.

A avaliação

As ações e metas foram avaliadas seguindo critérios estabelecidos na Resolução SMA 53/2010 e para fins de avaliação de desempenho no Pacto foram estabelecidas três categorias: municípios com até 20 mil habitantes, municípios com mais de 20 mil habitantes e Comitê de Bacia que se destaque pela mobilização de seus municípios. O primeiro teve 135 concorrentes, o segundo, 94, e o último conta com os 21 Comitês de Bacias Hidrográficos do estado paulista.

Os cinco melhores colocados nas duas primeiras categorias e os três primeiros da última foram homenageados pela SMA (veja lista abaixo). Dos 229 municípios que entregaram o plano de ação 135 são pequenas cidades, com menos de 20 mil habitantes e 94 acima de 20 mil.

Varella destacou que as atividades desenvolvidas no município é a materialização das políticas públicas pensadas em prol da gestão das águas. “É um orgulho sabermos o que está acontecendo aqui. São Paulo está dando exemplo para o Brasil e o mundo. Os resultados que serão apresentados no Fórum são animadores”, afirmou.

Os vencedores

Os primeiros colocados em cada categoria falaram em nome dos prefeitos participantes. Vitor Lippi, de Sorocaba, ressaltou que o Programa é o tipo de política pública que melhora a qualidade de vida da atual geração e garante às futuras o acesso à agua. “Isso graças ao trabalho coletivo dos técnicos municipais e do Estado, da população que participa efetivamente e do envolvimento regional do tema. São ações de cada cidade no Comitê de Bacia que formam o resultado”, afirmou.

Para Arlindo Fantini, de Regente Feijó, “Quando a gente da uma mãoinha a natureza faz o resto. Os nossos interlocutores, os técnicos municipais, desempenham uma papel importantíssimo e o resultado a população vê”.

O prefeito de Narandiba e presidente do Comitê de bacias do Paranapanema, Ênio Magro, , destacou que “São Paulo está unido trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população, cuidando das águas paulistas“.

Rosa Mancini, coordenadora do Programa, elogiou o trabalho dos municípios. “A agenda das águas está avançando em todo o Estado. A mobilização regional também foi muito grande. Por isso, entregamos prêmios aos três comitês de bacias com maior adesão e melhores resultados, que aqui estão representados pelos prefeitos com melhor classificação. Fotos e filmes representando as ações e iniciativas dos vencedores serão divulgados no site da Secretaria do Meio Ambiente, e ainda serão apresentados nas convenções internacionais VI Fórum Mundial das Águas, em Marselha, França, e Rio+20, na capital fluminense”, disse.

Categoria Municípios com até 20 mil habitantes

1º lugar
Regente Feijó – prefeito Arlindo Eduardo Fantini

2º lugar
Bilac – José Roberto Rebelato

3º lugar
Bocaina – João Francisco Bertoncello Danieletto

4º lugar
Lindóia – José Justino Lopes

5º lugar
Santo Antonio do Jardim – Luiz Cláudio Trincha

Categoria Municípios acima de 20 mil habitantes

1º lugar
Sorocaba – Vitor Lippi

2º lugar
Tupã – Waldemir Gonçalves Lopes

3º lugar
Paulínia – José Pavan Júnior

4º lugar
Itapira – Antonio Hélio Nicolai

5º lugar
Batatais – José Luis Romagnoli

Categoria Melhor desempenho Regional por Bacia

1º lugar
CBH do Paranapanema - Narandiba – Enio Magro

2º lugar
CBH Sorocaba Médio Tietê – Sorocaba – Vitor Lippi

3º lugar
CBH São José dos Dourados – Pontalinda – Guedes Marques Cardoso
Texto: Ivi Piotto e Lucas Campagna


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensaa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.