Panorama
 
 
 
 

GOVERNO DE SP VAI ADOTAR NOVAS REGRAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL SUSTENTÁVEL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2012

21/03/2012 - O geógrafo Aziz Ab´Saber, falecido no último dia 16, aos 87 anos, em São Paulo, considerado referência em temas como, impactos ambientais e biodiversidade, foi homenageado pela plenária do Consema - Conselho Estadual do Meio Ambiente - na reunião Ordinária na terça-feira, 20.

O secretário do Meio Ambiente e presidente do Conselho Bruno Covas deu início às atividades da plenária. Entre os assuntos gerais tratados na Ordem do Dia, os moradores da Zona Oeste de São Paulo agradeceram ao governado do estado e à SMA pela criação do Parque Tizo. Também na ordem do dia, uma saudação dos conselheiros à Associação dos Especialistas Ambientais – AEAESP, criada em janeiro passado para representar os especialistas da carreira no Sistema Ambiental.


Seguindo a pauta, o conselho aprovou, com 29 votos favoráveis e uma abstenção, o parecer técnico - com ratificações feitas pelo Consema - relativos ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do Loteamento Residencial Figueira Garden, analisado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). O Loteamento, localizado nos municípios de Bragança Paulista e Atibaia, possui 16% de áreas verdes entre Área de Proteção Permanente (APP´s) e Reserva Legal que serão recuperadas e preservadas.

Também foi aprovada, por unanimidade, a resolução que exclui a atividade pesqueira no Setor Itaguaçu da APA Marinha Litoral Centro. A área com restrição à pesca passa a ser zona de amortecimento do Parque Estadual da Laje de Santos. Com mais de 55 mil hectares, esta APA é a maior área de conservação marinha do Brasil. Atualmente existem mais de 1 milhão de hectares de Áreas de Proteção Marinhas no Litoral de São Paulo instituídas para, entre outras coisas, ordenar as atividades de pesca e turismo nas regiões.
Texto: Aline Cavalcante Fotografia: José Jorge

+ Mais

Parques estaduais ganham melhorias

26/03/2012 - As ações do Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região da Mata Atlântica estão proporcionando melhorias para os freqüentadores e ecoturistas dos parques estaduais de Ilhabela, Carlos Botelho, Intervales, Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Caverna do Diabo e Ilha do Cardoso. Exposição permanente e uma nova classificação de trilhas, seguindo normas da ABNT, são alguns dos benefícios.

Parque Estadual de Ilhabela

A partir do próximo mês de junho, o Centro de Visitantes do Parque Estadual de Ilhabela terá a inauguração da exposição permanente sobre os principais atrativos do parque – trilhas, cachoeiras e pontos de mergulho – e seu entorno.

A exposição permanente conta com recursos multimídias, além de fotos, que mostram as seis trilhas oficiais do Parque, sendo que três delas fazem parte do Programa Trilhas de São Paulo. A Estrada-Parque é outro destaque para os aventureiros, que podem fazer o passeio de jipe, atravessando a ilha até a Praia de Castelhanos. Há ainda, painéis informativos sobre o Patrimônio Arqueológico Histórico e Cultural, a Biodiversidade e Biodiversidade Marinha, as Comunidades Caiçaras e as Unidades de Conservação. O contrato para implantação das exposições do Centro de Visitantes do PEIb foi assinado em fevereiro deste ano.

O Centro de Visitantes, reformado em 2006 pelo Projeto de Ecoturismo, está localizado bem próximo ao parque e tem a função de interação com o público, educação ambiental e comércio de produtos associados ao parque. O local tem espaço para exposições temporárias de instituições parceiras, ONGs, comunidades e artistas locais.

Outro destaque é o prédio onde está o Centro de Visitantes. A história e o estilo arquitetônico do imóvel complementam a beleza das praias e o visual que Ilhabela oferece. Quanto ao estímulo ao comércio será estruturada uma loja destinada a vendas de produtos associados às Unidades de Conservação, souvenires com o novo logo do Parque e artesanato das comunidades locais.

Trilhas: agora com classificação ABNT

Até o fim deste ano, os parques estaduais Carlos Botelho, Intervales, Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Caverna do Diabo e Ilha do Cardoso terão suas trilhas classificadas de acordo com a norma da ABNT NBR 15505-2:2008. O objetivo é implantar um sistema unificado de classificação de trilhas, levando em consideração os aspectos de severidade do meio, orientação no percurso, condições do terreno e intensidade do esforço físico.

Com esta classificação fica mais fácil o visitante saber se possui condições físicas para percorrer cada trilha, já ciente das condições que encontrará na pelo caminho.

A iniciativa, pioneira no Estado, teve início em fevereiro, quando voluntários do Programa Amigos do Verde - orientados pelos Gestores e acompanhados diariamente por monitores ambientais - percorreram cinco Parques Estaduais de São Paulo com o objetivo de classificar suas trilhas de acordo com a Norma da ABNT NBR 15505-2:2008.

Os voluntários passaram por uma capacitação promovida pela equipe da UCP, do Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região da Mata Atlântica, realizada no Parque Estadual da Cantareira com a participação de monitores do parque.

A ação foi possível devido ao Programa de Voluntariado Amigos do Verde. Se você também tem interesse de ser voluntário em um dos Parques Estaduais de São Paulo, entre em contato com a Fundação Florestal: (11) 2997 5061.
Texto: Assessoria de Imprensa


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.