Panorama
 
 
 
 

DEFENSORES DAS FLORESTAS FAZEM PASSEATA PELO VETO AO NOVO TEXTO DO CÓDIGO FLORESTAL E LOTAM CÂMARA DOS DEPUTADOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2012

08 Março 2012 - Por Solange Pereira Pinto, especial para WWF-Brasil - Ontem (7), Brasília amanheceu ensolarada. Sem as chuvas de março, o gramado verde da Esplanada dos Ministérios ganhou o calor e o colorido de aproximadamente dois mil manifestantes na marcha #vetadilma que saiu da Catedral rumo ao Congresso Nacional.

Estudantes vindos de todos os estados brasileiros formaram um grande "mar de gente" fazendo ondas sob um tecido azul turquesa ao som dos bordões "novo código florestal é vergonha nacional", "o poder do povo é fazer um mundo novo", "oh, Dilma vê se me erra e desliga a motosserra", "oh, Dilma pode vetar, o Brasil vai lhe apoiar" entre outras palavras de ordem.

A manifestação, que durou quase seis horas, foi pacífica apesar incisiva e firme. Trabalhadores vestindo camisetas azuis com a inscrição #manguefazadiferenca se juntavam aos capoeiristas de branco e pescadores que entoavam cantigas para proteger rios e manguezais. Por perto, crianças, jovens, idosos, homens e mulheres usavam a camiseta verde da campanha #florestafazadiferenca e outras vestes multicoloridas. Já na frente ao Congresso Nacional, em direção ao Palácio do Planalto, nos tons vermelho e verde se construiu um grande banner humano com pessoas deitadas no chão formando a frase "veta Dilma".

O movimento contou com a participação de vários e diferentes segmentos sociais unidos por uma única causa: a defesa das florestas e do desenvolvimento sustentável, que lotou o auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados para demonstrar os verdadeiros anseios da população.

Nesta semana, mais uma vez, o meio ambiente foi defendido com garra e orgulho por milhares de brasileiros que mandaram seu recado à presidenta: "promessa é promessa", #vetadilma esse crime contra a natureza e o interesse popular.

+ Mais

Duas mil pessoas pedem veto às mudanças do Código Florestal

07 Março 2012 - Cerca de duas mil lideranças de movimentos sociais de todo o país pediram na manhã desta quarta-feira (7), em Brasília, o veto da Presidente Dilma às alterações no Código Florestal, em discussão no Congresso Nacional. Elas participaram de uma caminhada na Esplanada dos Ministérios e se concentraram em frente ao Congresso Nacional, onde um grupo formou a frase “Veta Dilma”. A manifestação foi organizada pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, que reúne 180 entidades, entre elas, o WWF-Brasil.

Os organizadores também divulgaram manifesto pedindo o veto global da reforma do Código Florestal. “Entendemos que o veto global é a única atitude política que a presidente da República poderá sustentar como chefe de Estado. A única condizente com sua palavra e com suas promessas de campanha, quando assumiu publicamente o compromisso de vetar qualquer projeto que promova anistias ou incentive mais desmatamento”, diz um trecho do documento, que relaciona razões científicas, econômicas e políticas para o veto.

“Esta manifestação é mais um alerta da sociedade, que está insatisfeita com o descaso com que o Congresso vem tratando questões importantes do Código Florestal. O parlamento não ouviu a ciência, não ouviu os juristas e voltou as costas para a sociedade. A presidente Dilma Rousseff precisa ouvir esse clamor. A condução de todo esse processo não foi correta. Estão tentando tirar o caráter estabelecido na Constituição de que toda a propriedade rural tem o dever de contribuir para a preservação ambiental. Isso não pode acontecer”, afirma a secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito.

A campanha Veta Dilma pelas redes sociais tem repercutido em vários países, sob o slogan #SOSBrazil. Países como Alemanha, Colômbia, Canadá, Espanha, México, Portugal, Suíça, Estados Unidos e Inglaterra, têm apoiado a campanha com grande repercussão nas redes sociais.

No Brasil, as entidades mantém a mobilização em Brasília e nos Estados e chamam a todos a usarem suas redes sociais e outros canais de comunicação para pedir o veto integral da reforma do Código Florestal.


 

Fonte: WWF-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.