Panorama
 
 
 
 

GOVERNO DE SP VAI ADOTAR NOVAS REGRAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL SUSTENTÁVEL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2012

09/03/2012 - Os conceitos de construção civil no estado de São Paulo vão mudar. O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, anunciou nesta quarta-feira, 07/03, que o Governo vai publicar um decreto para estipular regras e diretrizes para que as obras sigam critérios sustentáveis. O anúncio aconteceu durante o lançamento da pedra fundamental da CasaE, da BASF.

Entre as principais questões abrangidas pelo documento está o uso da água, utilização de energia e gestão de resíduos. A minuta do decreto foi elaborada por um grupo de trabalho, formado pelo Governo e o setor. O documento é resultado do Programa Estadual de Construção Civil Sustentável, previsto na Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC).

O anúncio aconteceu durante o lançamento da CasaE. Casa Ecoeficiente, que será lançada pela BASF. Trata-se de um projeto residencial construído a partir de produtos e técnicas inovadoras e sustentáveis. Com 400 metros quadrados de área construída, estará localizada na avenida Vicente Rao, na zona Sul de São Paulo. A previsão é de que esteja pronta em 6 meses.

“A missão da Secretaria não é impedir o crescimento do nosso Estado. Estamos aqui para orientar, para buscarmos soluções. Com o decreto vamos estabelecer regras e diretrizes e garantir que as construções sigam padrões ecoeficientes”, afirmou o secretário Bruno Covas.

De acordo com a BASF, o setor da construção civil é responsável por 30% das emissões de gases de efeito estufa no mundo e consome 40% da energia gerada globalmente.
Texto: Lukas Campagna Fotografia: José Jorge

+ Mais

CEA debate política estadual de educação ambiental

07/03/2012 - A Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), se reuniu na sexta-feira, 24 de fevereiro, com membros do Grupo Facilitador, composto por representantes do governo estadual, entidades da sociedade civil, municípios e governo federal, ligados a temática educação ambiental, para iniciar a sistematização, discussão e decisão sobre a redação final do texto de regulamentação da Política Estadual de Educação Ambiental. O encontro foi realizado no auditório do CONSEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente), na SMA.

Entre os meses de janeiro e fevereiro, a CEA promoveu, em parceria com diversas instituições, 14 encontros em todo o estado de São Paulo. O objetivo foi debater e aprimorar o texto para minuta de um Decreto Estadual. Os encontros geraram inúmeras contribuições que foram incorporadas ao documento proposto.

As considerações feitas pelo site da CEA também foram agregadas. Na terça-feira, 6, o Grupo Facilitador, bem como, os representantes dos encontros regionais, se reuniram na CEA para dar continuidade aos trabalhos da sistematização da Política Estadual de Educação Ambiental. Em debate, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) e sua possível composição no Estado de São Paulo.

Na próxima reunião, agendada para a terça-feira, 13, os membros do Grupo Facilitador e representantes dos encontros regionais finalizarão as contribuições. De acordo com a coordenadora Silvana Augusto, é fundamental a participação de todos. “Temos muito a ganhar com a rediscussão e a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental no Estado de São Paulo”, reforçou.
Texto: Luciana Reis/CEA


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.