Panorama
 
 
 
 

158 MUNICÍPIOS RECEBEM PRÊMIO MUNICÍPIO VERDE AZUL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2012

02/04/2012 - O Município Verde Azul chegou a sua quarta edição fortalecendo o planejamento ambiental e incentivando a participação da sociedade civil na agenda ambiental. Em 2011, 158 municípios receberam o certificado Município Verde Azul. O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, com o governador Geraldo Alckmin, divulgaram nesta segunda-feira, 2 de abril, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o ranking ambiental dos municípios paulistas de 2011.

Os avanços na gestão ambiental foram comemorados pelo secretário Bruno Covas. “Em quatro anos de Programa observamos uma organização estrutural no Estado, com a criação de secretarias, diretorias e implantação de conselhos municipais. A partir de 2011, passamos para uma próxima fase com o fortalecimento do planejamento ambiental e do incentivo a participação da sociedade civil na agenda ambiental”, afirmou.


Ao todo, 410 projetos de coleta seletiva foram implantados, 109 planos de gestão de resíduos sólidos, 257 programas de educação ambiental e 280 fundos de meio ambiente foram criados. E os avanços não pararam por aí. São 335 municípios com centros de educação ambiental, 261 com ciclovias, 276 com planos de arborização urbana e 361 com viveiros de mudas, e 205 com parcerias ambientais com pessoas físicas e jurídicas. A parceria entre estado e municípios por meio da Operação Corta Fogo resultou, ainda, no treinamento de brigadas anti-fogo em 373 municípios.



Dos 645 municípios do estado que participam do Programa, delas 485 enviaram informações e foram avaliadas pela equipe do Município Verde Azul. Ao todo 158 foram certificados. Significa que mais de 20% das cidades do estado alcançaram médias acima de 80 – em uma avaliação que varia de zero a 100 – e serão reconhecidas pelo exemplo ambiental.

O município de Santa Fé do Sul, no extremo noroeste paulista, foi a campeã paulista entre as cidades. Este é o tricampeonato do município, que também liderou em 2008 e 2009. Em 2010, a cidade de Santa Rosa do Viterbo ficou com a taça.

"Temos grandes avanços e inúmeros desafios. O melhor trabalho é a ação local com visão global", destacou o governador.

O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.


A SMA entregou o Prêmio Franco Montoro, para os 19 municípios melhores colocados em suas bacias hidrográficas.



Veja aqui os premiados

Avaliação

Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Município Verde Azul

Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação.
Texto: Lukas Campagna Fotografia: José Jorge/Pedro Calado

+ Mais

SMA promove oficina sobre mudanças climáticas

02/04/2012 - A parceria entre a Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria de Meio Ambiente (CBRN/SMA) e a The Nature Conservancy (TNC) resultou na oficina “Adaptação às mudanças climáticas: como incorporar ações baseadas em ecossistemas em projetos de proteção de recursos hídricos”, realizada em 28 de março, na sede da Secretaria do Meio Ambiente (SMA).

A oficina teve o objetivo de estimular as discussões para incorporar o componente de adaptação às mudanças climáticas em estratégias e ações de manutenção de serviços ambientais (água, ar puro, recursos pesqueiros, regulação climática, biodiversidade, entre outros) e de restauração ecológica.

De acordo com o IPCC, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, a adaptação às mudanças climáticas representa o conjunto de ações que buscam minimizar os danos aos sistemas naturais e humanos e aproveitar as oportunidades úteis que decorrem dos efeitos dessas mudanças.

João Guimarães, especialista em Sensoriamento Remoto da TNC, apresentou o Programa Produtor de Água, desenvolvido em diferentes municípios brasileiros, que tem como foco a estratégia de manutenção de recursos hídricos, através de pagamento por serviços ambientais.

Rosa Mancini, da Assessoria de Águas da SMA, atualizou os cenários de mudanças climáticas possíveis em todas as regiões do Brasil e apresentou o inventário realizado pela SMA, que compila as 116 ações adaptativas em curso no país.

Já Anne Wallach Thomas, do Programa Global de Adaptação da TNC, compartilhou as experiências de adaptação às mudanças climáticas desenvolvidas em diferentes partes do mundo. E Jim Rieger, diretor do Programa de Adaptação às Mudanças Climáticas para América Latina da TNC, apresentou o Climate Wizard, um programa que faz previsão de cenários de mudanças climáticas desenvolvido pela equipe da instituição.

As discussões ao longo do evento buscaram identificar qual a capacidade técnica já instalada e necessária para a incorporação de ações de adaptação em projetos que visem proteção de recursos hídricos, tendo como estudos de caso as áreas da bacia do PCJ e do Paraíba do Sul.

Além da SMA (CBRN, CPTM, Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB)) e da TNC (Adaptação às Mudanças Climáticas para América Latina, Programa Global de Adaptação, Relações Governamentais, Filantropia, Restauração, Projetos Florestais de Carbono e Programa Produtor de Água), também estiveram presentes representantes da Fundação Agência PCJ, da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA-RJ), e do Earthwatch Institute.
Texto: CBRN


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.