Panorama
 
 
 
 

IBAMA PROMOVE RETIRADA DE ANIMAIS DE
ZOOLÓGICO INTERDITADO EM SANTA CATARINA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2012

Florianópolis (05/04/2012) - Uma grande operação está sendo desenvolvida para a retirada de vários animais do zoológico Cattoni Tur Park, interditado pelo Ibama, em Salete, norte catarinense. Entre os animais que estão sendo removidos estão dois tigres, um leão, três onças pintadas, uma jaguatirica, dois pumas, duas elefantas, 15 araras, seis papagaios, 20 macacos, entre eles três bugios, seis avestruzes e quatro emas. A equipe do Ibama conta com o apoio do criadouro conservacionista Rancho dos Gnomos, mantenedor da vida silvestre, de São Paulo.

Entre as irregularidades constatadas havia maus tratos, recintos inadequados, condições precárias de higiene, fuga de animais, falta de segurança para os visitantes e para os próprios animais e tanques de água vazios, além de alimentação inadequada. "Não havia registros dos animais que fugiram ou morreram, a documentação do plantel apresentava muitas falhas, em alguns casos havia mais animais do que o registrado em outros, menos animais do que o registrado. Sem autorização do órgão ambiental federal, os recintos do hipopótamo e das elefantas foram diminuídos, o que deixava os animais em níveis altos de estresse", disse a coordenadora da equipe do Ibama que está no local, Gabriela Breda.

Em vistoria realizada pelo Ibama, o zoológico foi notificado a se adequar à Instrução Normativa - IN Ibama 169/08, que instrui e normatiza as categorias de uso e manejo da fauna silvestre em território brasileiro. Em vistoria posterior, foi constatado que o estabelecimento nada havia feito em relação às exigências e, com isso, o Ibama autuou o proprietário e interditou o empreendimento, deixando o empreendedor como fiel depositário dos animais.

De acordo com o chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do órgão ambiental em Santa Catarina, Alessandro Queiroz, o Ibama entrou em contato com algumas instituições no intuito de viabilizar a destinação dos animais, sua alimentação e retirada. "Na terça-feira, (03/04) eles chegaram e já estão fazendo todo o levantamento clínico do plantel, alimentando-o e tentando intermediar uma forma de retirá-lo de maneira segura", informa Queiroz.

A operação contou com a imprescindível colaboração das Centrais Elétricas de Santa Catarina - Celesc, sem a qual não haveria condições de trabalho pela falta de energia elétrica no local.
Badaró Ferrari
Ascom - Ibama/SC
Foto: Alessandro Queiroz/Ibama

 


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.